sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tarja Um Pouco Mais Próxima do Nightwish


Não, não há confirmações muito menos boatos de que a vocalista Tarja Turunen estaria de volta à banda finlandesa Nightwish.

Sua saída do grupo, que foi uma notícia impactante para os fãs e a cena Metal mundial, afinal, Nightwish se tornara a maior referência em se tratando de Metal Sinfônico e Gothic Metal, deixou cicatrizes na relação dela com a banda, após declarações ásperas de ambos os lados.

O título desta postagem de propósito faz alusão a antiga banda da vocalista (e que começam a gravação de novo disco ainda com a baixinha Annete) pois, finalmente, depois de 5 anos fora do Metal Sinfônico propriamente dito, “What Lies Beneath” (2010), seu novo trabalho, a coloca mais próxima do som que executava no Nightwish.



A gravadora Universal soube tirar o máximo desse retorno. Lançando os singles “I Feel Immortal” e “Falling Awake” antes do álbum, já mostraram que Turunen estava apostando num som mais pesado, sinfônico, e com um pé e meio na sonoridade anterior. Aliás, essas são duas músicas que parecem tiradas de discos da banda, a primeira poderia estar no disco “Bless the Child” (????), a segunda em “Once” (2003).

O disco conta com algumas interessantes paticipações especiaias, como Joe Satriani que toca guitarra na mfaixa citada “Falling Awake”, Van Canto na ótima faixa que abre o álbum “Anteroom of Death”, Phil Labonte (All That Remains) em “Dark Star”, uma das dioferenets do álbum, com direito a bateria elétrica e efeitos orientais, Will Calhoun (Living Colour) em “Crimson Deep”, fechando o disco muito bem.

A versão que temos aqui ainda conta com um disco bônus, de três canções, que seguem a linha do álbum, com destaque para “We Are” com uma bela melodia e bem simples, com belos violoncelos, e “Still of the Night” que até parece mais um cover e conta com o vocal de fundo de alguém que não sei dizer quem (rs).

Numa das melhores faixas da carreira da vocalista “In For a Kill”, há a participação de Orquestra Sinfônica da Eslováquia. É impressão minha, ou a cada lançamento as bandas de Metal se aproximam cada vez mais de trabalhos com orquestras “reais” (gravado direto de uma e não produzida em estúdio)? Ponto para a vocalista.



Turunen selecionou um belo grupo para o processo de gravação de “What Lies Beneath” e para acompanha-la em turnê. Ela contará com nada menos que Mike Terrana na bateria, mestre que possui experiência em muitas bandas de renome como Rage, Yngwie Malmsteen, Savage Circus e atualmente no Masterplan, Christian Kretschmar (Tony Macalpine, Tiles) nos teclados, Alex Scholpp (Farmer Boys) na guitarra e Max Lilja no violoncelo, músico que fazia parte do Apocalyptica e hoje se dedica ao Hevein.

Mesmo o novo disco não sendo uma revolução, já que há pouca inovação, pelo menos os fãs “órfãos” do Nightwish que não conseguem gostar da nova fase da banda, e que acompanhavam Tarja mas sentiam saudade de músicas mais Metal e sinfônicas, chegou a hora de relembrar os velhos tempos, mesmo que ainda faça falta os grandes músicos e criatividade do Nightwish.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Tarja
Álbum: What Lies Beneath
Ano: 2010
País: Finlândia
Tipo: Metal Sinfônico/Gothic Metal

Formação

Tarja Turunen (Vocal)
Alex Scholpp (Guitarra)
Marzi Nyman (Guitarra)
Doug Wimbish (Baixo)
Mike Terrana (Bateria)
Christian Kretschmar (Teclados)
Max Lilja (Violoncelo)



Tracklist

01. Anteroom Of Death (participação de Van Canto)
02. Until My Last Breath
03. I Feel Immortal
04. In For A Kill
05. Underneath
06. Little Lies
07. Rivers Of Lust
08. Dark Star (participação de Phil Labonte)
09. Falling Awake (participação de Joe Satriani)
10. The Archive Of Lost Dreams
11. Crimson Deep (participação de Will Calhoun)

CD Bônus

01. We Are
02. Naiad
03. Still Of The Night

Um comentário:

layla disse...

Gostei do nvo da Tarja.Não achei que ficou mais próximo do Nightwish, achei uma evolução do "my winterstorm".XD