domingo, 14 de novembro de 2010

Entrevista: Heleno Vale, O Líder do Soulspell Metal Opera

Ao longo dos mais de dois anos desde a criação do Road to Metal pude ter contato com vários nomes da cena Metal nacional, mas uma das figuras mais interessantes, ousadas e importantes na atualidade é Heleno Vale.



O baterista, a mente criadora do projeto mais ambicioso e bem sucedido do Metal brasileiro chamado Soulspell Metal Opera (que dispensa maiores apresentações, afinal, temos acompanhado a banda nas últimas semanas), está realizando o sonho de tocar em vários pontos do Brasil ao lado de muitos dos melhores vocalistas nacionais.

Recentemente a banda se apresentou em Ijuí/RS, segunda data da “Labyrinth Tour”, e primeira vez no Rio Grande do Sul. Na ocasião, se apresentaram na quinta edição do Nightfall in South Festival, evento que você confere resenha aqui no blog.

Antes dessa apresentação (a banda havia tocado apenas no show inicial em Lançóis Paulistas, Heleno Vale respondeu à algumas perguntas, sendo esta entrevista uma mostra da humildade e seriedade do cara, que tem sido um dos centros das atenções mundo a fora, concedendo entrevistas a vários sites e revistas do Brasil e exterior, fruto do trabalho árduo que chega a novo nível e patamar com o lançamento de “Labyrinth of Truths” (2010) (resenha em breve), álbum que ganhou nota 10 na edição de novembro da Roadie Crew Magazine.



Abaixo você confere a entrevista, na qual Heleno fala do Soulspell (seu projeto de vida), sua origem, como conseguiu reunir os melhores vocalistas nacionais e internacionais, como está sendo a recém iniciada turnê e o futuro.

Com vocês, o mais novo ídolo do Metal nacional, Heleno Vale, exclusivo para o Road!

Road to Metal: Primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade que nos concedeu em conhecer mais sobre o Soulspell, pois sabemos que está bastante ocupado no momento com o inicio da turnê.

Sabemos como o projeto iniciou, mas você pode dar um pequeno resumo de como você pensou em idealizar o Soulspell? Porque esse nome para o mesmo?



Heleno Vale: Olá, Road, tudo bem? Sim, estamos todos bastante empenhados e ocupados com a primeira turnê da banda e eu sou quem agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre o nosso projeto. Na verdade, eu comecei a escrever a história do Soulspell depois de ouvir uma história verídica de um amigo meu. Assim que terminei de escrever a história, acrescida de fatos verídicos, tive a idéia de fazer uma Metal Ópera brasileira, contando com todo o talento escondido nesse país. Queria que o mundo conhecesse os nossos talentosíssimos músicos. O nome foi uma idéia minha, já que queria fazer algo que tocasse a alma das pessoas, por isso o nome.

RtM: De onde você tirou a inspiração para construir a estória por trás dos discos?

Heleno: Como eu disse anteriormente, um amigo meu me contou que, certa vez, ele teve algumas visões estranhas quando estava viajando com sua namorada. Ele desmaiou nessa ocasião e me jurou que a história era verdadeira. Achei tudo isso muito interessante e, a partir daí, comecei a criar a história do Soulspell.

RtM: Conte um pouco da sua trajetória dentro da música.



Heleno: Eu comecei a tocar piano aos 12 anos, depois fiz aula de violão e um pouco de flauta. Aos 17 anos comecei a tocar bateria e, desde então, não parei mais de tocar com diversas bandas que já tive.

RtM: Você conseguiu realmente convocar um grande time de respeito da cena nacional. Músicas como “Age Of Silence”, que propriamente dita é a primeira música do debut, são simplesmente perfeitas, com os inúmeros vocalistas dando um show de interpretação, num conjunto de nuances e quebras de ritmos excepcionais. Como isso soará ao vivo? Será possível incluir todos os elementos do disco num show ou vocês terão que alterar as estruturas das músicas?



Heleno: Na verdade, domingo passado (o baterista se refere ao show inicial da turnê no dia 24/10) estreamos a nossa turnê com o primeiro show na cidade de Lençóis Paulista, cidade natal do projeto. Tocamos essa música ao vivo e, ao meu ver, fomos bem fiel à versão de estúdio. Temos 5 vocalistas na nossa “banda fixa” e sempre contamos com algum convidado especial. Todos os elementos estão na versão ao vivo. Aliás, eu prefiro as músicas como estão soando atualmente AO VIVO!

RtM: Para o segundo ato, além de manter a maioria dos nomes do primeiro ato, conseguistes incluir outros nomes importantes como Edu Falaschi (Angra, ex-Symbols) e Mário Pastore (Pastore). Mas o grande lance que fará com que o projeto tome proporções mundiais é a participação de lendas do Metal como Jon Oliva e Zak Stevens (ambos ex-Savatage), além do grande vocalista do Narnia, Germán Pascual e do guitarrista ex-Helloween Roland Grapow. Conte como conseguiu tal proeza?

Heleno: O primeiro disco teve uma ótima repercussão e me rendeu muitos contatos com músicos de diversos lugares do país. Através dos músicos participantes, conheci outros e mais outros. Com as portas semi-abertas, entrei em contato com os músicos internacionais e fomos muito bem recebidos. Todos eles gostaram muito das músicas e cada um contribuiu com o seu toque pessoal. Foi muito bom trabalhar com eles, todos super simpáticos e dispostos a ajudar.



RtM: Para o terceiro ato, com previsão para ano que vem, contará com dois dos maiores vocalistas do Metal internacional: Tim Owens (ex-Judas Priest, Iced Earth) e Blaze Bayley (ex-Iron Maiden). Como chegaste até eles e como soarão no Soulspell?

Heleno: Na verdade, há ainda um terceiro que já gravou suas partes: Michael Vescera (ex-Malmsteen). Cheguei até eles da mesma maneira que cheguei até as outras participações internacionais. Cada um tem a sua característica individual bem marcada na sua participação no Soulspell. Cada um interpretou seu personagem muito bem e deu vida a eles. Fiquei muito contente com o resultado final, pois foi exatamente o que eu imaginei quando os convidei para participar do projeto. Não vejo a hora de lançar isso tudo.

RtM: O projeto esta na “boca do povo” da cena metálica, especialmente com o lançamento de “The Labirynth of Truths” e da “Labirynth Tour” que iniciou neste mês de outubro e terá, por ora, nove datas, incluindo apresentação no 5º Nightfall in South Festival na cidade de Ijuí/RS. Conte como esta sendo reunir um time desses para apresentações ao vivo.

Heleno: Bom, como vocês podem imaginar, é bem trabalhoso. São várias personalidades, vontades e gostos diferentes. Tente colocar todos eles juntos em um estúdio de ensaio e verá o resultado...rs A característica marcante do Soulspell é a grande quantidade de vocalistas e buscamos trazer cada um com uma especialidade diferente. Estamos trabalhando arduamente, ensaiando há um ano, para que o show do Soulspell seja algo diferente do que estamos acostumados a ver. Montamos um time de gigantes, onde cada um dá o seu melhor e faz com que, no conjunto, sejamos uma ótima banda ao vivo. Apesar da seriedade com que cada um de nós encara o projeto, é também muito divertido e descontraído.



RtM: O terceiro ato está programado para ser lançado ano que vem. Os processos de gravação se deram realmente em paralelo com o disco “Labyrinth os Truths” ou a idéia é começar as gravações após a turnê?

Heleno: O terceiro disco está praticamente todo gravado, faltando somente algumas participações e teclados. Ele foi gravado em paralelo com o segundo disco e resolvemos dividir para não ser um disco muito longo e não perder nenhuma participação internacional, que estava em negociação durante as gravações. Tudo correu muito bem e acho que tomamos a melhor decisão, pois são 2 discos na medida!


RtM: Agora uma pergunta chata: mais uma vez a Hellion Records atrasa o lançamento aqui no Brasil de um disco do Soulspell. O que houve que até agora não pudemos ter o álbum na versão nacional em mãos? Há possibilidade de ainda durante a turnê termos acesso ao material do álbum?

Heleno: Não culpo somente a gravadora pelo atraso. Eu acho que também sou um pouco culpado por isso tudo e acho que existem vários fatores que contribuíram para essa coisa chata. Mas, posso te dizer que tudo foi feito com a melhor das intenções.



Atrasamos o lançamento nacional para que fosse feito juntamente com o lançamento na Europa e nos EUA, devido a um pedido das gravadoras internacionais, que tem muito medo da pirataria vinda do Brasil (ou seja, o público também tem sua parcela de culpa...rs). Porém, fora esse atraso, que seria o normal e aceitável, houve o atraso da empresa de prensagem, atraso da Hellion no pedido da prensagem, atrasos da minha parte etc. Ou seja, uma série de fatores que contribuíram para que o disco atrasasse mais uma vez aqui no Brasil. Infelizmente ainda não tenho o disco na mão para vender nos shows de Ijuí e Porto Alegre, mas acredito que teremos os discos disponíveis para os próximos shows. (Nota: Até o dia da entrevista o álbum "Labyrinth of Truths" ainda não chegara ao Brasil, mas sexta-feira dia 12 de novembro os discos chegaram à São Paulo ee stão disponíveis a venda no site da banda Soulspell)

RtM: Agradecemos mais uma vez, e para finalizar, queremos que deixe uma mensagem para a galera que espera ver Soulspell (ao lado de Save Our Souls e Tierramystica) na cidade de Ijuí (única cidade do interior além de Lençóis Paulistas a ter show de vocês) no 5º Nightfall in South Festival (festival já realizado dia 30/10/10). Valeu!

Heleno: Oi, pessoal, gostaria de agradecer o apoio e por nos dar a oportunidade de mostrar o nosso trabalho ao vivo. Tenho certeza que vocês desfrutarão de um ótimo show e que não vão se arrepender. Abraços, muito obrigado e rumo ao act3!



E não nos arrependemos. Quem acompanhou qualquer dos shows até o momento, tem saído mais que satisfeito e com a sensação de ter visto o melhor show nacional de todos os tempos! Sucesso ao Soulspell e seus talentosos músicos é o que a equipe Road to Metal deseja!

Entrevista: EddieHead

Fotos: Divulgação. Fotos de show em Lençóis Paulistas (1° Daísa Munhoz, Edu Falaschi e Mário Pastore, 2° Daísa Munhoz e Mário Pastor, 3° Edu Falaschi e Manu Saggioro).

2 comentários:

Raphael Ricci disse...

Otima entrevista.

Parabéns Edu.

CRIS disse...

Soulspell é realmente um feitiço da alma! mal posso esperar o ato 3