segunda-feira, 10 de março de 2014

Apoteom: Técnica e Raiva Direcionadas Para Boa Música

Debut album dos gaúchos agradará em cheio fãs de Metal Moderno

Apoteom é um grupo de Santa Maria/RS que chama atenção já pela capa, dando a letra da proposta lírica da banda, que é questionar o sistema vigente social com letras inteligentes e com uma raiva direcionada e fundamentada.

E é com o título de “Alienation” (2013) que a banda estreia com seu álbum completo, que saiu via Ms Metal Records e com distribuição da Voice Music. São apenas 8 faixas, mas com quase uma hora de duração, trazendo um trabalho bastante técnico, pesado, variado e em várias passagens de forma ousada.

Os méritos vão todos para Pedro Ferreira (vocal e guitarra), Maurício Tôrres (baixo), André Licht (guitarra e vocais de apoio) e Pablo Castro (bateria), que compuseram faixas como “Dead Alive” (trazendo elementos que remetem inclusive ao Metallica), “Social Contract”, com uma pegada mais moderna, “Rise”, uma das mais pesadas, com grandes variações e raiva canalizada, assim como “Fake Preacher”, um arrasa-quarteirão de encher os ouvidos, com solos de muito bom gosto.

Há passagens intricadas, com momentos perfeitos ao headbanging e que devem ficar sensacionais ao vivo, como em "Extinction", com vocais guturais, solos rápidos, riffs carregados e a cozinha baixo e bateria fazendo tremer as estruturas (ouça num Home Theater e caia para trás). Quem gosta de Machine Head vai curtir.

Grupo tem tudo para se destacar como uma das revelações de 2014, basta maior divulgação

A capa, feita por Sandro Chaves, já cativa quem espera uma sonoridade mais atual, do chamado Metal Moderno, mas o que mais se exalta é a proposta de um Prog/Thrash Metal. O único ponto negativo de “Alienation” é a produção, a cargo da própria banda e de Ricardo Gehlinh e Maykel Rodrigues, que deixou o som um pouco amarrado, soando abafado, com os vocais de Pedro saindo baixos, parecendo que não foram trabalhados devidamente. As guitarras sofreram uma baixa, soando presas. Nada que, no produto final, comprometa seriamente o álbum, mas fica o alerta para futuras gravações, a não ser que esta seja a proposta que a banda quer passar.

Individualmente, cada integrante mostra que é bom no que faz, e como grupo, o Apoteom tem tudo para se destacar nessa sua proposta, precisando apenas de maior divulgação do seu nome (quem sabe um clipe oficial?), pois até há poucas semanas, nunca ouvira falar da banda, apesar de morar apenas alguns KMs de Santa Maria/RS. Bem trabalhados, com futuro trabalho melhor produzido, Apoteom vai dar o que falar. 

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Ms Metal Press

Ficha Técnica
Banda: Apoteom
Álbum: Alienation
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Prog/Thrash Metal
Selo: Ms Metal Records


Formação
Pedro Ferreira (Vocal e Guitarra)
Maurício Tôrres (Baixo)
André Licht (Guitarra e Backing Vocals)
Pablo Castro (Bateria)



Tracklist
01 – Dead Alive
02 – Social contract
03 – Alienation
04 – Welcome to Insanity
05 – Rise
06 – Fake Preacher
07 – Extinction
08 – Old School

Ouça a faixa "Rise"

Confira o Liryc Video de "Alienation"


Acesse e conheça mais sobre a banda
Site Oficial

Nenhum comentário: