sábado, 22 de março de 2014

Asia: Novo Álbum, Novas Candidatas a Clássico e Estreia do Novo Guitarrista



Como a chamada desta matéria entregam, há muita coisa que podemos chamar de "nova" no 14º álbum do Asia, pois além de "Gravitas" ser o novo trabalho, contando com 9 faixas inéditas, também marca a estreia de Sam Coulson, guitarrista que assumiu o posto do grande Steve Howe, que aposentou-se dos trabalhos com a banda, junta-se às lendas John Wetton, Carl Palmer e Geoff Downes para dar continuidade a carreira da lendária banda britânica de Progressive/Classic Rock.

Falando um pouco sobre o jovem guitarrista Sam Coulson, ele é nascido em 87, em Bromsgrove, e chamou atenção por seus vídeos no Youtube, em 2007, sendo chamado pelo guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big), que o chamou para ser instrutor convidado em vídeo do guitarrista. John Wetton conta que, após o anúncio da saída de Howe, fizeram uma lista de seus favoritos para o posto, e um desses, que acabou não podendo aceitar o convite, indicou Sam Coulson, e este foi aprovado pela banda.


Falando sobre o álbum, que foi produzido por Wetton e Downes, nas primeiras audições ele já me prendeu, coisa que nos mais recente trabalhos demorou um pouco mais. Resumindo, é um álbum carregado de classe e competência instrumental, belas e bem construídas canções, que fazem o ouvinte viajar em melodias clássicas e sinfônicas, passeando pelo Progressivo, Classic Rock e AOR, além de vários refrãos e melodias marcantes (aliás, fatores que acredito ter contribuído na assimilação mais rápida do álbum), como o par de abertura, "Valkyrie" e "Gravitas". 

Nem precisa falar mais da sempre marcante voz de Wetton e toda a capacidade de Downes e Palmer, mas do novato Coulson, vale dizer que foi uma boa escolha, encaixou-se bem Asia, possui um estilo mais direto, mostra sua personalidade, com uma pegada mais "heavy" e mais contemporânea.


 "Valkyrie", a faixa de abertura e primeiro single (e que inicialmente seria o título do álbum), é cheia de classe e melodia, sinfônica, destacando os belos arranjos de teclado e também de cello, que dão um ar ainda mais clássico. Bom, o refrão e a melodia não saíram da cabeça desde que ouvi.

Coulson mostra seu cartão de visita com um solo simples e bonito; a seguinte, a faixa título, e também mais longa, "Gravitas" (onde a letra fala sobre o resultado de um relacionamento que se desgasta), também vem carregada de classe, começa suave e vai crescendo, bem sinfônica com belíssimo trabalho de Geoff, refrão marcante, praticamente você não percebe que ela tem quase 8 minutos; "The Closer I Get to You" tem cara de balada, com bastante emoção nos vocais de Wetton. Mais um belo e marcante refrão.



Muita classe e qualidade, então, para não ficar falando de faixa por faixa, vou só citar mais duas que escolhi entre as favoritas,  começando com "Heaven Help Me Now", que me lembrou aqueles clássicos AORs da banda dos primeiros álbuns, o refrão, o teclado bem em evidência, bem grudento, me deu até uma sensação de nostalgia (falando em nostalgia, como curiosidade, a faixa "I Would Die For You" foi escrita nas sessões do álbum "Circa", de 87). Nota-se também a pegada mais pesada de Sam Coulson nos riffs e bases. "Joe Dimaggio's Glove" (Joe Dimaggio foi um famoso jogador Norte Americano de baseball, que também foi marido de Marylin Monroe), uma canção carregada de emoção e belas melodias.


Como citei antes, dos recentes lançamentos do Asia, é o que me capturou mais rápido, e, acredito ser o melhor trabalho deles neste milênio, unindo uma sonoridade atual com aquela do início, nos anos 80, e com certeza o sangue novo adicionado contribuiu para uma revigorada nas ideias, com o Asia pronto para seguir evoluindo e escrever ainda mais capítulos de sua história.
Nas versões de luxo, ainda você encontra faixas bônus com versões acústicas muito boas. Um tiro certeiro! Pode conferir sem medo, um belo álbum.

Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica:
Banda: Asia
Álbum: Gravitas 
Lançamento: Março 2014
Selo: Frontiers (www.frontiers.it)
Produção: John Wetton e Geoff Downes
Estilo: Classic Rock, Progressive, AOR



Track list:
Valkyrie
Gravitas
The Closer I Get To You
Nyctophobia
Russian Dolls
Heaven Help me Now
I Would Die For You
Joe Dimmaggio's Glove
Till We Meet Again






Nenhum comentário: