domingo, 19 de setembro de 2010

Lendas do Metal: Martin Birch O Produtor das Maiores Bandas

Esta é a segunda postagem da seção “Lendas do Metal”. Em cada postagem, será referido algum nome de músico ou pessoas envolvidas (produtores, repórteres, etc) do Metal mundial e que merecem um espaço dedicado à homenagens aqui no Road to Metal.

A sessão Lendas do Metal deste mês traz algo um pouco diferente do que estamos acostumados a esperar. Pensamos que seria interessante apontarmos alguém que seja uma importante figura do Metal mundial mas que não necessariamente seja um músico.



O primeiro nome que veio á cabeça fora do produtor e engenheiro de som Martin Birch, pelo simples fato de ter sido o produtor dos maiores nomes do Rock e Heavy Metal, citando os principais Deep Purple, Rainbow, Whitesnake, Iron Maiden e Black Sabbath.

O inglês, que já não atua mais como produtor há quase 20 anos, tendo sido seu derradeiro final a produção do mega clássico “Fear of the Dark” dos ingleses do Iron Maiden (que deram os apelidos de “Farmer' e “Live animal'), tem no seu currículo alguns dos maiores discos do Heavy Metal da história, como “Heaven and Hell” (1980) e “Mob Rules” (1981) do Black Sabbath.

No Iron Maiden, foi o produtor de todos os álbuns, desde “Killers” (1981) até 1992, quando se aposentou alegando estar cansado de trabalhar com isso.



A lista de álbuns em que meteu as mãos e ouvidos é imensa. Além dos já citados clássicos, com Deep Purple esteve presente em nada menos que 11 álbuns, entre estúdio e ao vivo, seja como produtor, engenheiro ou mixando. Entre os clássicos, “Deep Purple in Rock” (1970), “Machine Head” (1972) e “Burn” (1974).

Já com o Rainbow, assinou a produção/engenharia/mixagem do debut da banda em 1975, assim como “Rising” (1976) e “Long Live Rock’n Roll” (1976), entre outros.

Outra lendária banda em que esteve muito presente fora com Whitesnake. Nada menos que 9 discos em que trabalhou, num período seis anos. Teve uma passagem rápida (como ocorrera no Sabbath) pelo Blue Öyster Cult nos anos de 1981 e 1982, produzindo dois discos.

Curioso que embora não seja um músico da cena, tocou violão no álbum “Mystery of Me” (1973) do grupo On Fleetwood Mac's.

Abaixo você pode conferir o link para a página do Wikipédia versão inglês em que consta todas as produções e participação dessa lenda que hoje aposentada, mas que é um dos maiores nomes do Rock e Metal quando o assunto é produzir álbuns, além de ter sido um cara de muita competência e “sorte’ de poder assinar os maiores clássicos do Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Confira toda as produções de Martin Birch: Martin Birch

Um comentário:

Cris_uptheirons333 disse...

Martin Rules!!!!matéria bem sacada!!!façam mais do estilo