quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O RS Tem Metal Extremo de Qualidade: Conheça as Bandas Que Tocarão no 1º Underground War Fest (Parte I)


O blog Road to Metal apóia a cena nacional, tendo especialmente divulgado eventos e bandas da cena gaúcha. O Rio Grande do Sul é um estado privilegiado em termos que bandas de Metal de alta qualidade. Arrisco dizer que, atrás somente de São Paulo, o estado rio grandense apresenta-se como referência em muitos dos tipos de Metal, especialmente no que se refere ao Metal extremo.



Não é à toa que uma das maiores bandas de Death Metal surge daqui. Falo dos ijuienses do Krisiun. Também temos a grande Distraught, da capital Porto Alegre, que está mais viva do que nunca, inclusive tendo aberto o show histórico do Megadeth em terras gaudérias este ano.

Mas aqui vamos falar um pouco sobre algumas das atrações que estarão na cidade de Ijuí na noite de 16 de outubro executando o mais puro e brutal Black Metal na primeira (a primeira de muitas, esperamos) edição do Underground War Fest, evento promovido pela agência Metal Army (confira mais infos aqui no blog).



Embora a principal atração seja a banda alemã Gräfenstein (confira mais sobre o trio aqui no blog), não podemos deixar de nos curvar diante do cast de hordas que farão tremer as estruturas do hangar Paranhos, na noite mais negra do interior do estado.

Bandas como Brutal Morticínio, da cidade de Novo Hamburgo, vem celebrar o Black Metal old school, tendo como principais influências os lendários grupos Sarcófago, Hellhammer e Darkthrone.



Inicialmente um trio, formado na época de 2006 por Tormento (vocais e guitarra), Mielikki (baixo) e Mephistopheles (bateria). Com tal formação, lançaram seu disco completo "Despertar Dos Chacais; O Outono Dos Povos" (2008) (você pode fazer o download grátis do álbum no Myspace da banda que você confere abaixo), que traz incríveis composições com todo o clima Black Metal oitentista e, o melhor, composições em português. O álbum viria a ser relançado um ano depois devido a grande procura.



Atualmente a banda é um quarteto, tendo agora Dark Beherit (assumiu a bateria), Tyrant (guitarra), Mephistopheles (passa a ser guitarrista) e Tormento (dedicando-se exclusivamente aos vocais).

Não apenas as letras cantadas em português e a qualidade do som (peso e melodia) destacam-se na banda, mas também sua crítica “responsável” ao massacre cometido pelos cristãos dos povos nativos das Américas. Esperamos ansiosos pela banda!



Outra atração é a banda de Santa Maria Dark Torment. Tendo como líder e único membro original Abysmus (vocal e baixo), lançaram a primeira demo em 2006, auto-intitulada com o nome do trio (na época contava com o vocalista André).

Dois anos depois, em 2008, após um período de inatividade, Abysmus recruta Tvasthor (guitarra) e Alsvior (bateria), fechando o trio que executa com a alma o Black Metal.



A segunda demo “The Path For The Obscurity” sai no mesmo ano (terá seu re-lançamento no final de 2010). Vale salientar que ela foi produzida e distribuída pela Vento Florestal Distro/Prod. (São Paulo). Nesse ano se apresentam no famoso festival Garganta do Diabo, na sua cidade natal.

O ano de 2009 marca mais um momento difícil para o grupo, mas mesmo assim a demo “Of Storms Arise” é lançada e nela, o grupo dedica ao amigo e companheiro Bolverg que cometeu suicídio.

Atualmente a formação conta com Wollfen nas guitarras. Outro grande nome que promete.



Pilatos, vinda de Esteio, também será forte candidata a destaque do festival. Tamanho a agressividade das músicas do grupo, que será difícil os amantes do gênero não darem graças (seja lá pra quem) de estarem diante dessa horda.

Formada em 1999, o grupo já possui alguns lançamentos. A primeira demo “The Diabolical Trinity” (2001) marcou a estréia da banda com material próprio. Quatro anos depois, em 2005, “The Horns of Supremacy” sai, contando apenas com essa faixa e uma arte gráfica perfeita. Atualmente o grupo é formado por Necronemesis no baixo e Necrovitus nos vocais e guitarra.



O internauta que acompanha o Road to Metal agora pode ter tido uma idéia do que essas três hordas pretendem fazer no Underground War Fest, evento esse que marcará a história da cena Black Metal gaúcha, que além de contar com uma grande atração internacional, reúne as melhores bandas da cena underground do estado numa noite negra que Ijuí e região nunca esquecerá!

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ouça as atrações do Underground War Fest citadas nesta matéria



Brutal Morticínio - Novo Hamburgo, RS
http://www.myspace.com/brutalmortis



Dark Torment - Santa Maria, RS
www.myspace.com/darktormenthorde



Pilatus - Esteio, RS
http://www.myspace.com/pilatusofficial

Nenhum comentário: