sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Oficializando a “Pirataria”: Novo EP do Metallica Resgata Pérolas de Bootlegs



Ainda vai demorar um tempo significativo até termos o sucessor do ótimo “Death Magnetic” (2008). Enquanto isso, o Metallica, com a sua fama e reconhecimento lá no alto (depois de muitos anos em baixa), turnês de muito sucesso e a confiança retomada, o grupo, para não deixar passar o ano de 2010 em branco sem lançamentos em formatos exclusivo de áudio (está saindo em outubro um grande box com CDs e DVDs do Big Four), selecionou algumas “pérolas” para compor seu novo EP já lançado chamado “Six Feet Down Under” (2010).


São oito músicas que tentam dar conta de algumas das fases que o grupo passou. O mais curioso, entretanto, é que se tratam de versões gravadas ao vivo da banda e lançadas em formato de bootlegs, os álbuns “piratas” não oficializados que os fãs gravam e depois liberam mundo à fora. Pearl Jam num período lançou vários discos bootlgs como oficiais (curiosamente na época em que o Metallica lutava contra a Napster, mas é outropapo).


Assim, todas são gravações que o grupo julgou serem interessantes fazerem parte da discografia oficial da banda.

Temos músicas com duas formações: com Jason Newsted e com Robert Trujillo no baixo, ao lado dos membros de quase sempre James Hetfield (vocal e guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Kirk Hammett (guitarra). Com o primeiro, mais privilegiado, temos 7 músicas, que vão desde as ótimas “...And Justice For All” (do álbum homônimo de 1988) à “Through the Never”, do universalmente conhecido “Black Álbum” (1991). Com o segundo, apenas “Frantic”, do pior trbalho da banda, o infame “St. Anger” (2003).


Uma versão curiosa e que dá um brilho no EP é para a música “Low Man’s Lyric”, do disco “Reload” (1997) e que, pelo menos quem vos escreve, nunca havia escutado.

A questão é a qualidade dos áudios mesmo. Por se tratarem de bootlegs, dá para se dizer que captura fielmente o que é um show da banda, mas ao mesmo tempo traz músicas com uma qualidade questionável (afinal, é um bootleg oficial, então tem que ser assim mesmo), especialmente as mais antigas. A coisa melhora da faixa cinco em diante, com um salto de vários anos e toda a evolução tecnológica em captar um show (agora em formato digital ao acesso de todo mundo).


Um lançamento interessante, cuja iniciativa é de se tirar o chapéu. Porém, com certeza os fãs gostariam de algum material inédito (não custava nada colocar alguma “sobra” de estúdio como bônus). Mas enquanto isso não vem, Metallica se mantêm sempre na crista da onda, sempre presenteando os fãs (e à gravadora) com algum material interessante. Confira!

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Metallica
Álbum: Six Feet Down Under (EP)
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Thrash Metal

Formação

James Hetfield (Vocal e Guitarra)
Kirk Hammett (Guitarra)
Lars Ulrich (Bateria)
Jason Newsted (Baixo das faixas 1 à 7)
Robert Trujillo (Baixo na faixa 8)


Tracklits

01. Eye of the Beholder – Live on May 4, 1989 at Festival Hall in Me
02. .And Justice For All – Live on May 4, 1989 at Festival Hall
03. Through the Never – Live on April 8, 1993 at the Entertainment
04. The Unforgiven – Live on April 4, 1993 at the National Tennis
05. Low Man’s Lyric - Acoustic Live on April 1
06. Devil’s Dance – Live April 12, 1998 at the Entertainment Centre
07. Frantic – Live on January 21, 2004 at the Entertainment Centre
08. Fight Fire With Fire – Live on January 19, 2004 at the Enter

Nenhum comentário: