quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bruce Kulick Para Além do Kiss: BK3


O guitarrista Bruce Kulick, que fora membro por 12 anos do Kiss, substituindo definitivamente Ace Frehley quando este deixou a banda no inicio dos anos 80, lançou este ano seu terceiro disco solo.



Tendo como atração as suas guitarras de Hard Rock que conhecemos muito bem, o guitarrista no álbum “BK3” (2010) também se aventura num Heavy Metal tradicional (de leve, mas está lá), sonoridade que tem se aproximado nos últimos anos, especialmente de sua amizade com Tobias Sammet (Edguy, Avantasia).



Temos aqui pessoas que não são tão surpresas assim, como seu “chefe” de Kiss Gene Simmons (ele canta em “Ain’t Gonna Die”), dão os ares da graça, inclusive participando da composição. Curiosamente, essa é uma das melhores faixas do álbum, remetendo, obviamente, ao Kiss.

O guitarrista solta o gogó com seu vocal nada de especial, mas que dá conta de seu Hard Rock/AOR que nos brinda com o álbum, em 4 músicas, além dos vocais de fundo em outras delas e também de tocar baixo em algumas.

O grande nome da cena Metal é, obviamente, Tobias Sammet. Bruce e Tobias se aproximaram devido à amizade de Tobias com Eric Singer (ex-Kiss), tendo Kulick contatado Tobias e este, em troca de cantar neste disco, pediu que Kulick tocasse nos discos do projeto Avantasia. Não por acaso, Eric Singer toca bateria na mesma faixa em que Sammet canta, a ótima “I’m the Animal”.



Demais nomes relativamente desconhecidos da cena Metal se fazem presentes, levando o álbum à uma variedade interessante e não tão extrema como fora o álbum de Slash (ex-Guns’n Roses), no qual cada faixa conta com um vocalista diferente e que leva as características de suas respectivas bandas.


Entre as participações, temos o vocalista John Corabi, ex-Mötley Crüe, que esteve com a banda no período de 1992 a 1997 e canta na música “No Friend of Mine” (que não traz nada demais). Também está presente Nick Simmons, filho de Gene Simmons, que se arrisca nos vocais (que lembram bastante os do pai), tendo mais sucesso que Corabi em “Hand of King”, inclusive o primeiro single do álbum.

Mas uma das curiosidades (nem tanto, afinal) é Doug Fieger, vocalista do grupo pop The Knack que lançou o mega-sucesso “My Sharona” nos anos 70/80, e que faleceu em decorrência do câncer em 14 de fevereiro deste ano, mas que já havia gravado para o disco de Kulick. Provavelmente a última gravação de Fieger fora a música “Dirt Girl”, que lembra de certo modo o som descompromissado do vocalista na sua banda.



Uma das participações mais interessantes fora do guitarrista Steve Lukather (Toto e inúmeros projetos), que divide as guitarras com Kulick na ótima e limpa instrumental “Between the Lines”. Vale salientar os demais inúmeros bons músicos que participaram das composições e gravações desse ótimo disco. Confira “Life”, a melhor do álbum e com uma levada tranqüila para acabar com o disco.

Aqui o que temos então é o terceiro álbum solo do guitarrista (que também toca com o Grand Funk Railroad) e, ao meu entender, seu trabalho mais significativo e “solto’, afinal, o cara não precisa provar mais nada a ninguém e, embora seu vocal lembre até certo ponto o de Ace, as semelhanças param por aí e Bruce mostra que, ao contrário de seu antecessor, consegue viver fora do Kiss. Indicado aos apreciadores de Hard Rock e Heavy Metal tradicional, belas melodias e quem gosta de Kiss (embora as músicas não sejam todas parecidas com as da banda).

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Bruce Kulick
Álbum: BK3
Ano: 2010
Tipo: Hard Rock
País: EUA



Tracklist

1. Fate
2. Ain't Gonna Die (apresentando Gene Simmons)
3. No Friend Of Mine (apresentando John Corabi)
4. Hand of the King (apresentando Nick Simmons)
5. I'll Survive
6. Dirty Girl (apresentando Doug Fieger)
7. Final Mile
8. I'm The Animal (apresentando Tobias Sammet & Eric Singer)
9. And I Know
10. Between The Lines (apresentando Steve Lukather)
11. Life

Nenhum comentário: