terça-feira, 28 de setembro de 2010

Kataklysm: Venenoso


Não costumamos ver muitas produções de renome mundial vindas do Canadá, especialmente quando se fala em Metal.

Mas é de lá uma das maiores bandas do gênero que podemos, aqui no Brasil, chamar de Death Metal Melódico, ou como o grupo é definido no exterior como “Northern Hyperblast”.



Mas rótulos à parte, Kataklysm é uma banda que este ano lançou seu novo trabalho de estúdio. O álbum, que tem causado furor na cena metálica, chama-se “Heaven’s Venom” (2010) e é o 10º de estúdio do quarteto formado por Maurizio Iacono nos vocais, Max Duhamel na bateria, Jean-François Dagenais nas guitarras e Stéphane Barbe no baixo.

O álbum, que muitos fãs estão considerando um dos três clássicos da carreira, ao lado de “Shadows & Dust” (2002) e “In the Arms of Devastation” (2006), e bastante superior ao seu antecessor “Prevail” (2008), que também fora muito bem recebido quando de seu lançamento.



“Heaven’s Venom” (2010) traz a medida mais que adequada de peso, do Death Metal norte-americano (lembrem-se que não é apenas quem nasce nos EUA que pode ser chamado de norte-americano), com a melodia. Mas não pense que encontrará aqui mais um álbum de Death Metal Melódico, com passagens de vocais limpos e essas coisas.



O que temos aqui é agressividade, ajudada em muito pelo grande vocal de Iacono, que canta com muita raiva e empolga de cara. Também merece destaque o restante da banda, que com riffs pesados, bateria e baixo trabalhados, ora rápidos como no Death Metal clássico, mas ora voltando-se à algo mais próximo de um Thrash Metal.

Difícil destacar alguma das 10 faixas em especial. “Push the Venom” é primeiro video clipe da banda. Vale mencionar que é uma das melhores produções do ano e que agradará a todos que gostam de um bom vídeo da banda.



“A Souless God”, que inicia a paulada, é uma das melhores do disco e cativa de inicio (impossível ouvir o álbum sem começar por ela). “As The Wall Collapses” traz uma bela melodia das guitarras, na mistura perfeita de peso/harmonia, assim como “Suicide River” (que riff marcante de Dagenais).

Altamente indicado à quem curte o gênero, assim como quem quer um som pesado, sem ser repetitivo ou sem criatividade. Kataklysm, que virá para o Brasil pela primeira vez em abril de 2011, mostra porque é uma das referências principais desse estilo de Metal que conseguiu “fundar”. Ponto para o Canadá.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Kataklysm
Álbum: heaven’s Venom
Ano: 2010
País: Canadá
Tipo: Death Metal Melódico/Northern Hyperblast

Formação

Maurizio Iacono (Vocal)
Max Duhamel (Bateria)
Jean-François Dagenais (Guitarras)
Stéphane Barbe (Baixo)



Tracklist

1. A Soulless God
2. Determined (Vows Of Vengeance)
3. Faith Made Of Shrapnel
4. Push The Venom
5. Hail The Renegade
6. As The Wall Collapses
7. Numb And Intoxicated
8. At The Edge Of The World
9. Suicide River
10. Blind Saviour

Confira mais sobre a banda
Myspace

Veja o vídeo clipe da banda
Push the Venom

Nenhum comentário: