segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Excelência em Hard & Heavy: Debut da Banda Gaúcha Excellence Surpreende


Um dos grupos mais promissores do interior do Rio Grande do Sul, tendo como seu berço a cidade de Ijuí, muitos quilômetros da capital Porto Alegre, lança finalmente seu primeiro trabalho completo.

A Excellence, banda com cinco anos de carreira, vários shows por todo o estado, lançou em outubro o debut “Against the Odds” (2010) que surpreende em todos os aspectos.



Em primeiro lugar, já capta nossa atenção pela qualidade gráfica do disco, com encarte com todas as 11 letras, além de uma temática interessante de capa e contra capa.

Em segundo e mais importante, todas as músicas tem algum atrativo especial que torna cada canção única. Assim, por exemplo, o álbum começa com a rápida “Won't Listen to Fools” (grande introdução de bateria e ótimos solos logo de cara) e parte para a bem Hard Rock “Dirty Way”, que também fora o primeiro single do álbum e é uma das favoritas dos que conhecem a banda.



Como quarteto, a Excellence é atualmente formada por Valtersson “Pimenta” Wottrich nos vocais e guitarra, Lucas Prauchner na guitarra e backing vocals, Robson Van der Ham no baixo e Marcos Rigoli na bateria. No disco, os teclados, que aparecem na medida certa, foram feitos por Anderson Costa, que também assina a produção do álbum.

É impressionante a perfeita junção no disco do Hard Rock oitentista clássico (lembrando em certos momentos Van Halen) com o Heavy Metal tradicional, com muitos duetos de guitarra e refrões marcantes que ficam na mente de imediato.



O grupo que em 2006 lançara seu primeiro trabalho, um EP chamado “The Twilight” com quatro músicas próprias e um cover (para a clássica “The Final Countdown” do Europe), decidiu regravar as composições próprias para o full-lenght e, diga-se de passagem, foi a melhor decisão do quarteto.

Assim, temos o primeiro hit da Excellence “Going Down to Nowhere” (ao vivo fica melhor ainda), logo seguida por “The Twilight” (com nova introdução), “Searching For a Better Life” que mostra que, além de ser uma grande composição, a nova roupagem deixou-a mais orgânica.



Mas voltando às inéditas, músicas como “Face Your Fears” que inicia com uma inusitada abertura e possui várias quebras de ritmo, sendo a mais “soturna”, denotando novamente a habilidade da banda em caminhar pelo Hard e pelo Heavy. Aliás, destaque para o vocalista Valterson que se puxou nos agudos da canção.

Outras músicas como “Fight” e “Hate” completam o disco, a primeira um bom Hard Rock básico, grande trabalho de teclados e backing vocals, a segunda mais Heavy chega a lembrar Revolution Rennaissance (pela levada mais arrastada e pelo vocal de Valtersson lembrar o do brasileiro Gus Mosanto) e traz um refrão grudento. “Serves Your Right” tem peso, ritmo e, como não podia deixar de ser, um refrão perfeito.



Mas a mais surpreendente e que, quando ouvi pela primeira vez (antes ainda do lançamento do disco), já se tornou minha favorita é “The Next Season”. Ela é puro Heavy Metal, grande peso nas guitarras, baixo e bateria em harmonia e nervosos, bem com Valterson que colocou mais agressividade na voz e Marcos fazendo uso do bumbo duplo. Aqui brilha a estrela de Robson, que traz um baixo inspiradíssimo que segura a banda antes de chegar a refrão pela primeira vez.



O interior do RS já está caindo diante da excelência da banda, algo digno de nota, afinal, Hard & Heavy original, composições próprias não é para qualquer banda e a Excellence mostra definitivamente que é uma das melhores revelações do interior do estado.

Agora é desenvolver as ótimas músicas ao vivo, fortalecer seu nome com as músicas nos shows e alçar voos maiores, com divulgação para fora do estado e até mesmo do país (este ano uma rádio canadense executava música da banda). Com isso e apoio dos fãs, a banda vai longe.

Stay on the Road

Ficha Técnica

Banda: Excellence
Álbum: Against the Odds
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Hard Rock/Heavy Metal

Formação

Valterson (Vocal e Guitarra)
Lucas Prauchner (Guitarra)
Marcos Rigoli (Bateria)
Robson van Der Ham (Baixo)

Compre o CD! Envie Email para excellence-rock@hotmail.com




Tracklist

01 – Won’t Listen to Fools
02 – Dirty Way
03 – Going Down to Nowhere
04 – The Twilight
05 – Face Your Fear
06 – Just Self-Brutality
07 – Fight
08 – Serves You Right
09 – Seraching For a Better Life
10 – The Next Season
11 - Hate

Conheça a banda:

Site Oficial
Myspace
Twitter
Canal do Youtube

Blog Oficial
Download de Músicas

Telefones para contato e shows

(55) 3333-6563
(55) 9115-4952

2 comentários:

DUDI RAMONE disse...

Assino embaixo!!!
Excellence Rulz!!!

Antonio Carlos Zanella Cavalheiro (Palavrarock) disse...

A banda é realmente muito foda. Ótimo CD, parabéns e vida longa de sucesso ao Excellence.