quinta-feira, 5 de julho de 2012

Lothlöryen: Apostando no Folk Metal Mais Sisudo

Banda brasileira de Minas Gerais lança melhor disco da carreira


Talvez um dos principais nomes do que convencionamos chamar de Folk Metal brasileiro, a banda mineira Lothlöryen caminha, disco à disco, numa evolução constante, fazendo do seu passado uma referência, mas não mais o foco.

Fica fácil de entendermos isso ao ouvir seu quarto álbum, o recém lançado “Raving Souls Society” (2012) que, ao contrário dos antecessores, caminha pela primeira vez para fora das terras da fantasia tolkieniana (até o nome da banda é baseado na fantasia criada pelo autor) e adentra em temas gerais, dando uma atenção especial à Loucura e como figuras históricas marcaram o mundo através de sua insanidade.

A sonoridade também modificou-se, passando daquele Folk Metal mais tradicional para um Folk calcado fortemente no Heavy Metal, peso e riffs empolgantes, deixando um pouco o lado “dançante” comum ao estilo.

"Loucura" é tema de novo álbum


A banda mostra um som sisudo, sério, com pegada e variedade, presente nas 11 faixas que, à exceção de “My Old Tavern”, agora versam sobre temas outros que, aliado à chegada do novo vocalista Daniel Felipe, trouxeram maior agressividade, embora o som do grupo siga limpo e harmônico, a verdade é que Lothlöryen deu um passo a mais na sua evolução. Mesmo com um timbre que lembra bastante Hansi Kürsh (Blind Guardian), Daniel deu um up na sonoridade do grupo.

As guitarras de Leko Soares e Tim Wagner mantém a base do Folk, mas acrescentam grandes riffs (lembrando algo da escola Savatage), que juntamente com a cozinha rápida e pesada de Marcelo Benelli (bateria) e Marcelo Godde (baixo), tornam o som mais grave, sem esquecer as melodias criadas pelos teclados de Leo Godde, que, ora sim, ora não, remete aos trabalhos anteriores do grupo.

Destaques ficam para a música de trabalho “Face Your Sanity” (assista o vídeo ao final da matéria), que mostra a proposta da banda claramente, com direito a trecho em português, “When Madness Call” (lançado como websingle em 2011, cuja resenha você confere aqui), a linda balada “To Live Forever” e “Burning Jacques”, para mim, a mais completa e marcante do disco, pois temos aspectos Folk, Heavy, Power, além de uma pegada empolgante e melodia incrível (difícil não se arrepiar ao final da música).

Pouco conhecida par aqueles que se limitam a conhecer meia dúzia de bandas nacionais, Lothlöryen tem tudo para mostrar que aqui no Brasil pode-se fazer Folk Metal com peso e melodia, sem soar como várias outras bandas (e vem turnê no Velho Mundo em 2013). Forte candidato à um dos melhores discos nacionais do ano.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha técnica
Banda: Lothlöryen
Álbum: Raving Souls Society
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Folk Metal/Heavy Metal
Selo: Shinigami Records

Formação
Daniel Felipe (Vocal)
Leko Soares (Guitarra)
Tim Wagner (Guitarra)
Marcelo Godde (Baixo)
Marcelo Benelli (Bateria)
Leonardo Godde (Teclados e Sintetizador)




Tracklist
1. First Raving Steps 
2. Face Your Insanity
3. When Madness Calls
4. Hypnerotomachia 
5. Temples Of Sand 
6. A Tale of Lunacy 
7. To Live Forever
8. 1314 01:35 (Instrumental)
9. Burning Jacques
10. Sun Of Delirious 
11. My Old Tavern 

Acesse e conheça mais sobre a banda
Youtube

Assessoria: Metal Media

Assista ao vídeo “Face Your Insanity”
Compre o disco clicando aqui ou no site oficial da banda (mais barato)!

Nenhum comentário: