quarta-feira, 25 de julho de 2012

Marduk: Novas Sonoridades Somadas às Velhas Blasfêmias

Novo disco "Serpent Sermon" marca novas sonoridades


Parece que foi ontem que os Black Metalers ficaram assombrados com o peso e a desgraça de uma obra vinda da Suécia. O nome do petardo: "Panzer Division Marduk" (1999), um verdadeiro tanque de guerra disparando blasfêmias e com um peso absoluto, sem momentos mais calmos e um vocalista extremamente possuído que atende pelo nome de Legion.

Alguns anos se passaram, a banda mudou muito a sua formação, sendo que foram recrutados para horda Mortuus (vocal), Morgan (guitarra) e Devo (Baixo) e essa formação estreou no álbum “World Funeral” de 2006, onde ouvinte foi apresentado a nova sonoridade da banda com uma temática ainda mais anti-cristã. Entretanto, o som vem metendo o pé no freio muitas vezes acrescentando elementos sinfônicos. Na sequência, temos o experimental “Wormwood"(2009) e obedecendo o mesmo padrão de tempo vem agora  “Serpent Sermon” (2012).

Após algumas dezenas de audições, posso afirmar que temos aqui o trabalho da consolidação do “Novo Marduk”: Mortuus está cada vez mais consolidado no posto de vocalista e consegue fazer uma ponte entre os momentos mais esporrentos, como as passagens mais lentas (entenda macabras e nem um pouco leves).

Vocalista Mortuss consolidando-se como frontman da band a cada álbum

Como sou um fã das antigas, não posso deixar de expressar minha alegria a ouvir atentados como “Hail Mary (Piss-soaked Genuflexion)” e a curta e certeira "Messianic Pestilence". "World of Blades" poderia estar perfeitamente no "Heaven Shall Burn...” (1996). Isso prova que a horda não perdeu seu vínculo com o passado.

“Souls For Belial” ganhou clipe e na minha opinião é de longe a mais fraca do trabalho. Os efeitos de vozes ficam enjoativos e quando a música começa a fica boa ela... bem, ela acaba (!?). Músicas que definem melhor essa proposta do Marduk seriam faixas como "Into Second Death" e  "Temple of Decay", essa a propósito possui um teclado de fundo, mas nada que lembre os exageros orquestrados de Dimmu Borgir.

Com formação estável, Marduk galga o posto de maior nome do Black Metal atual

“World of Blades” fecha o material com efeitos mais apocalípticos e vocais mais desesperados, realmente um Grand Finale. Agora nos resta saber como a horda vem com esse material ao vivo e a chance não vai faltar, pois o Marduk desce ao Brasil agora em agosto em diversas capitais (dia 13 em Porto Alegre/RS). Então preparem se para o Amargedon.


Texto: Harley
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Marduk
Álbum: Serpent Sermon.
Ano: 2012
País: Suécia
Tipo: Black Metal 
Selo: Century Media

Formação
Mortuus  (Vocal)
Morgan Steinmeyer Håkansson (Guitarra) 
Devo (Baixo) 
Lars Broddesson (bateria)



Tracklist
01.  Serpent Sermon 
02.  Messianic Pestilence 
03.  Souls for Belial 
04.  Into Second Death 
05.  Temple of Decay 
06.  Damnation's Gold 
07.  Hail Mary (Piss-soaked Genuflexion) 
08.  M.A.M.M.O.N. 
09.  Gospel of the Worm 
10.  World of Blades 

Acesse e conheça mais sobre a banda


Assista ao vídeo clipe oficial “Souls for Belial”

Nenhum comentário: