domingo, 1 de julho de 2012

Entrevista: Hibria – Bem-vindos ao Show

Hibria é uma das bandas mais influentes do Brasil
(To read the English version, click here).

Iuri Sanson (Vocal)
A banda brasileira Hibria é referência da nova geração do Metal brasileiro. Mesmo que já possua mais de uma década e meia de história, o grupo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é um dos principais representantes da cena nacional, especialmente fora do país.

Recentemente o grupo lançou seu primeiro DVD ao vivo gravado, claro, em Tóquio, no Japão, onde a banda tem uma aceitação sem comparação com a de outros países, fazendo, à exemplo de grandes artistas mundiais, do Japão sua segunda casa, registrando lá a turnê de “Blind Ride” (2011), terceiro disco e o mais recente da banda.

Para falar dessa experiência, das mudanças na formação, da fase atual e dos planos futuros, conversamos com o vocalista Iuri Sanson, nessa entrevista exclusiva que você confere abaixo.

Road to Metal: Os anos de 2010/2011 foram realmente incríveis para a Hibria, desde abertura para o show histórico do Metallica em Porto Alegre/RS e o ano de 2011 ainda mais em alta, novo álbum, novo integrante na banda e shows por varias partes do Brasil e novamente tour no oriente com direito a DVD gravado em Tóquio, além de alguns shows de abertura para o Ozzy Osbourne no Brasil. Iuri, faça um parâmetro desta ascensão até o momento atual da banda e como vocês estão lidando com todo esse reconhecimento na cena? 

Iuri Sanson: Primeiramente quero agradecer pelo convite da entrevista e também pela oportunidade de entrar em contato com os leitores do Road to Metal. Realmente, os anos que você citou foram muito importantes para o HIBRIA tanto pelos shows que tivemos a oportunidade de fazer quanto pela maturidade musical atingida em nossas composições. O álbum Blind Ride foi lançado pela King Records no Japão e teve ótima repercussão, tanto é que, no mesmo ano, conseguimos nossa terceira tour pela Ásia, e dessa vez tivemos a oportunidade de tocar em Xangai na China e foi uma experiência espetacular. 

RtM: “Blind Ride” chamou muita atenção pelo direcionamento musical que tomou, pois temos um Hibria mais agressivo e mais maduro e o que notei de diferente foram as partes vocais onde os agudos foram deixados um pouco de lado para entrar em cena um vocalista mais interpretativo e se mostrando mais variável, alternando muito bem entre momentos mais agressivos com momentos mais melódicos. Foi uma escolha sua mudar um pouco o jeito de cantar?

Iuri Sanson: Como tu mesmo disse, Blind Ride trouxe composições mais pesadas e tivemos a oportunidade de colocar nas músicas influências que temos do Thrash, do Hard e até mesmo do Death metal. Já os vocais, simplesmente seguiram esse universo. Outro fator que influenciou e muito os vocais mais “interpretativos” foi o fato das letras terem sido inspiradas no livro “O Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago. Achei importante interpretar da forma mais expressiva possível para que o ouvinte sentisse o que queríamos passar nas letras. Claro que também tem o fato que um bom vocalista não canta só de um jeito ou estilo, tem que ter também versatilidade na voz.

Benhur Lima (Baixo)
RtM: Benhur Lima entrou para a Hibria pouco tempo antes de gravar o novo álbum. Como foi a escolha dele para um posto tão difícil deixado por Marco Panichi? E como está sendo adaptação dele com a banda?

Iuri Sanson: Entramos em contato com alguns amigos baixistas e fizemos uns ensaios com eles e foi da mesma maneira com o Benhur. Mas logo no primeiro ensaio com o Benhur percebemos que ele seria o novo baixista. Tirando o fato de ele ser um excelente baixista, Benhur também tem uma voz potente e percebe-se isto em alguns backing vocals no Blind Ride. Parecia que já o conhecíamos há muito tempo pela parceria que rolou de primeira. Hoje ele já esta totalmente entrosado com a gente e também com os fãs, que o recepcionaram muito bem no Japão quando gravamos o nosso DVD e nos demais shows feitos desde sua entrada no HIBRIA.

RtM: Uma coisa que sempre me impressionou na Hibria é a parte gráfica dos álbuns, sempre muito bem elaboradas e cheias de detalhes para serem apreciados. Tratando-se de “Blind Ride”, como foi à concepção e a criação da arte e qual mensagem a mesma quer transmitir?

Iuri Sanson: A parte dos desenhos em 2D foi feito pelo Diego Kasper e as cores e “efeitos” como as chamas, foi feito pelo Gustavo Sazes. A ideia que queríamos passar é que Blind Ride pode ser associado a qualquer momento de nossas vidas. Nunca saberemos o que pode acontecer no próximo minuto, então é melhor dar o seu melhor. Esta é a principal mensagem. 

RtM: “The Skull Collector” é um álbum conceitual, o mesmo não pode ser dito de “Blind Ride”. Vocês preferem trabalhar em qual dos dois formatos? Futuramente vocês trabalharão com novas histórias e temas conceituais?

Iuri Sanson: The Skull Collectors seguiu a mesma linha do Defying the Rules na questão conceito, porém o Blind Ride abriu um leque maior para escrevermos alguns fatos baseados em nossas vidas. A leitura do livro e as diversas “mensagens” que ele nos passa também facilitou muito para que pudéssemos colocar para fora alguns sentimentos. Gostamos muito da maneira de como as letras foram feitas no Blind Ride, e, agora com as novas composições que já temos, acredito que seguiremos esse método.

Hibria e Metallica juntos em Porto Alegre, Brasil

RtM: Iuri, você poderia comentar um pouco como foram as sensações de abrir shows para Ozzy e Metallica? E sendo uma banda veterana em open act, como vocês avaliam a questão de bandas nacionais que pagam para fazer shows de abertura para bandas internacionais?

Iuri Sanson: Na verdade, nós consideramos que a primeira “abertura completa” do HIBRIA foi o Metallica em 2010, pois anteriormente quando abrimos para o Blaze Bayley, eu estava completamente sem voz e tivemos que convidar alguns amigos para cantar com a gente. Foi muito legal. Nem tenho muito o que dizer sobre as aberturas do Metallica e do Ozzy. É só entrar no HIBRIA.COM que você vai ver o sorriso estampado nas nossas caras. A final de contas, são duas super influências em nossos sons. Também tivemos a oportunidade de abrir para o Megadeth em 2009 em Nagoya, Japão. Esse show aconteceu depois que participamos do maior festival de metal do Japão, o Loud Park. O HIBRIA nunca pagou para abrir um show, mas respeitamos quem faz isso para ter oportunidade de mostrar seu trabalho para um público maior e direcionado.

Iuri liderando o público na abertura do show para o Metallica em Porto Alegre (2010)

RtM: A banda tem passado por mudanças na formação a cada álbum, não repetindo a formação em nenhum dos três trabalhos completos. Recentemente Diego Kasper deixou o grupo. Pouco foi falado sobre, deixando a mídia e os fãs com a impressão de que a decisão talvez tenha sido conjunta. Conte um pouco mais sobre a saída de Kasper, um dos membros fundadores da banda.

Iuri Sanson: A decisão da saída do Diego foi amplamente divulgada em todos os canais que o HIBRIA tem hoje na internet e também no nosso site oficial. O Diego foi e sempre será um irmão para nós, assim como o Marco. Exatamente por isso é que nós ouvimos as razões da sua saída, apoiamos e damos todo o suporte para que eles sigam suas vidas e consigam alcançar os objetivos e rumos que tomaram desde então.

RtM: Renato Osório foi chamado para substituir Kasper no posto de guitarrista. Como está sendo ter um novo membro na banda? E os ensaios, como Renato tem se manifestado tocando as músicas da Hibria? 

Iuri Sanson: O Renato é nosso amigo de longa data. Só para ter uma ideia, eu tive uma banda com o Renato antes mesmo de conhecer o pessoal do HIBRIA. Ele é um baita músico e produtor, e a amizade e parceria vem ajudando muito nos ensaio e nas novas composições. 

Renato Osório, novo guitarrista
RtM: Na visão de vocês por que o Japão é um cenário tão receptivo para o Heavy Metal? E quais lugares do mundo ainda faltam ser conquistados pela Hibria?

Iuri Sanson: O Japão valoriza muito o fato das bandas saírem do seu país de origem, viajar umas boas horas e tocar ao vivo para o público. Depois dos shows eles te agradecem por terem ido até lá. É muito legal mesmo você estar  longe de casa e sentir a receptividade do fãs. Aqui no Brasil é a mesma coisa, só que com as bandas internacionais. Talvez o pessoal pense que pode ver as bandas nacionais a qualquer momento, e as internacionais, só se tem a oportunidade quando elas vêm, isso em grandes capitais e cidades onde a coisa “acontece”. Agora se você viaja pelo interior dos estados, a situação é diferente. Nós do HIBRIA queremos sempre tocar em locais diferentes e que ainda não tivemos a oportunidade de mostrar nosso som ao vivo. Então se vocês curtem o nosso som, basta acessar o site HIBRIA.COM e dizer que quer ver o HIBRIA na sua cidade. Se conhece algum produtor, mostre pra ele o nosso som e chame os amigos para fazer o mesmo. Já que não se vende mais muitos CDs e as gravadoras não apostam em turnês, a responsabilidade agora é do publico de lotar os shows e fazer a cena girar.

RtM: Vocês acabaram de lançar seu 1° DVD e CD ao vivo "Blinded by Tokio - Live in Japan" que logo nas primeiras semanas da pré-venda, o lançamento atingiu o 1° lugar em diversas categorias em uma das maiores lojas do Japão, a HMV. Como foi para você esta noticia? E sendo tão cultuada no Oriente, a Hibria tem planos de retornar ainda este ano para uma futura turnê com a nova formação?

Iuri Sanson: Para nós é sempre uma grande notícia estar entre os primeiros no Japão. Isso nos dá muita força para continuar trabalhando. Nós temos planos de voltar para a Ásia e divulgar o Blinded by Tokyo. Também temos planos para divulgar o DVD na Europa, América do Norte e Central...

Primeiro DVD ao vivo

RtM: O foco da banda no momento é com a divulgação do DVD, com certeza um marco não só para a banda, mas para o Metal brasileiro. Passado esse momento, quando a banda pretende começar a compor e gravar um novo álbum?

Iuri Sanson: Nós já estamos com um bom número de novas composições praticamente prontas e estamos trabalhando forte para esse próximo álbum esteja nas mãos dos fãs já em 2013. Estamos com uma boa sequência de novos lançamentos. Em 2011, o Blind Ride, agora em 2012, o DVD Blinded by Tokyo e queremos que em 2013 o novo álbum já esteja à venda.

Hibria ao vivo na China
RtM: Na turnê de divulgação de “Blind Ride” pelo Oriente, vocês tiveram a oportunidade de tocar na China, um país que tem uma opressão muito grande e que não tem muito acesso as bandas de Heavy Metal, mesmo tendo uma grande legião de fãs. Conte-nos um pouco desta experiência de poder levar o Heavy Metal a um país tão opressivo como a China. 

Iuri Sanson: A China é um país muito legal. A experiência de tocar em Xangai foi espetacular, pois vimos o público de lá cantando Tiger Punch do início ao fim. Essa música está disponível em uma espécie de Youtube chinês. Na verdade, nos sentimos muito bem no palco, pois durante todo o show o público de aproximadamente 10 mil pessoas agitou muito enquanto estávamos no palco.

Banda gravando o DVD ao vivo em Tóquio, Japão
RtM: Iuri você foi convidado para participar dos dois lançamentos da Metal ópera nacional Soulspell, que é capitaneada pelo baterista Heleno Vale, como surgiu o convite para participar? E como foram as seções de gravações de suas partes, você teve que viajar a São Paulo ou gravou em Porto Alegre mesmo? 

Iuri Sanson: Poxa, foi uma honra participar deste super projeto do Heleno. Posso dizer que o Heleno é um cara de muita coragem, pois não é todo mundo que aposta e investe em projetos como esse. Fiquei muito feliz de gravar e conhecer pessoalmente o restante da banda e outros grandes vocalistas que participaram nesse projeto. Hoje em dia, posso dizer que tenho novos amigos. Com relação às gravações, minha parte foi feita em Porto Alegre mesmo.

Assista vídeo oficial do DVD ao vivo


RtM: E para finalizar, gostaríamos que você nos contasse os planos futuros da Hibria para 2012 e deixasse uma mensagem final aos leitores do Road To Metal.

Iuri Sanson: Nós queremos tocar ao vivo. É isso que sabemos fazer melhor. Então queremos ir a cidades que ainda não tocamos divulgando o DVD Blinded by Tokyo, mas para isso precisamos que acessem o HIBRIA.COM, que os fãs curtam a página do HIBRIA no Facebook e que nos sigam no Twitter. Desta forma é que podemos mostrar aos produtores que temos um público que nos suporta e vai aos shows. Além disso, já estamos trabalhando forte em novas composições também e esperamos lançar o próximo álbum ano que vem.
Agradeço mais uma vez ao RTM pela oportunidade e estamos sempre aí para novas entrevistas.

Entrevista: Renato Sanson/Luiz Harley/Eduardo Cadore
Introdução: Eduardo Cadore
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Acesse e conheça mais sobre a banda
Site oficial
Myspace
Facebook
Twitter

Nenhum comentário: