Sempre é algo triste a noticiar, pois bem que gostaríamos de estar aqui comentando sobre um novo trabalho, ou comemorando a vitória deste grande músico sobre o câncer, uma doença que assombra a todos nós, e já levou ídolos como Dio e Joey Ramone.
Um dos fundadores do Deep Purple, Jon morreu hoje, em uma clínica em Londres, vítima de embolia pulmonar. O tecladista lutava contra um câncer no pâncreas.
Virtuoso, criativo e visionário, além do Purple, também fez parte do Whitesnake e possui um belíssimo trabalho solo, mais voltado a música clássica.
Sobre a ligação com a música clássica, impossível não citar o "Concert For Group And Orchestra", produzido ao lado do Purple, numa época em que ainda poucos ousavam em fazer essa mistura do Rock com o clássico, sendo que nos concertos de aniversário desse trabalho o grupo passou pelo Brasil em 2.000.
O último trabalho de Jon ainda está para ser lançado, a versão de estúdio do "Concert For Group and Orchestra", que conta com a participação de vários convidados, como Bruce Dickinson, Steve Morse e Joe Bonamassa.
Fica nosso pesar e registro como homenagem a um grande nome para a música, não só do Classic Rock, Hard ou Metal, da boa música em si, da música feita com alma e talento, um artista o qual está eternizado em suas obras, e como conforto a nós simples mortais, fica esse maravilhoso legado que Jon nos deixou em mais 30 obras, dentre trabalhos solo, com o Deep Purple e inúmeros artistas com os quais contribuiu, como Alvin Lee, Whitesnake, Cozy Powell, George Harrison.
Coloco abaixo, uma das mais belas peças compostas pelo músico, "Pictured Within". Obrigado Jon, por toda a música.
Veja aqui a discografia
Mais da discografia no site Deep Purple Brasil
Wikipedia
Jon passes from Darkness to Light.
Jon Lord 9 June 1941 – 16 July 2012.
Texto: Carlos Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário