domingo, 15 de julho de 2012

JOHN ELEFANTE (Mastedon): Da Revelação no Kansas, Ao Sucesso Como Produtor e Carreira Solo


Prestes a lançar um novo trabalho solo, intitulado "Come Alive", nos moldes ao que o Dorsal Atlântica também fez no Brasil através do site Catarse, ou seja, contando com a colaboração dos fãs, que receberão em contra partida recompensas de acordo com sua contribuição, John Elefante (Kansas, Mastedon), segue sua sólida carreira de músico e produtor, prometendo para este seu novo solo o melhor estilo Kansas e Mastedon, ou seja, um prato cheio espera os fãs deste fantástico e completo artista (Acesse aqui no site kickstarter.com os detalhes sobre a campanha do novo álbum).

Revelado para o mundo após ser escolhido para ser o novo vocalista e tecladista do Kansas, em 1981, John Elefante construiu uma carreira sólida como músico e produtor, tendo inúmeras participações e produções, principalmente no segmento da música cristã, inclusive recebendo vários prêmios e indicações ao Grammy (sendo premiado em 2000 pela co-produção do álbum "Double Take" do Petra, melhor álbum de Rock/Gospel contemporâneo) , destacando o trabalho junto a banda Petra, provavelmente a mais bem sucedida formação do segmento.


Tendo nomes como Sammy Hagar e Doug Pinnick no páreo, John foi o escolhido, e na minha opinião foi uma escolha acertada, para assumir os vocais e teclados do Kansas, trazendo uma bela contribuição para o grupo, participando de três multi-platinados álbuns, 

"Vinyl Confessions", de 1982, do mega-hit "Play The Game Tonight"; "Drastic Measures", de 83, que teve "Fight Fire With Fire" , destaque na MTV e o single melhor colocado nos charts na história da banda.
O último álbum seu com o Kansas foi "The Best Of", de 1984, para o qual escreveu, produziu e tocou os instrumentos da faixa inédita "Perfect Lover", para em seguida, juntamente com Kerry Livgren e Dave Hope, deixar a banda, principalmente devido as famosas divergências musicais.

A partir daí, John foi mais a fundo na produção, além de lançar álbuns solo (destacando "Defying Gravity"), fundando com seu irmão Dino, a Sound Kitchen, onde gravaram trabalhos de artistas como Bruce Springsteen, Buddy Guy e Faith Hill.
Contratado também pela gravadora Pamplin Records, ao lado de Dino, para revelar e produzir novos artistas, trabalharam em mais de 30 álbuns para o selo. Após deixar a Pamplin, os irmãos também venderam sua gravadora, Sound Kitchen", em 2002, fundando mais tarde a Seletric Records".
Mastedon
Ao lado de Dino também lançou três álbuns do MASTEDON, banda mais voltada ao Hard, Classic Rock e Metal, que é altamente recomendada, principalmente para os fãs do seu trabalho com o Kansas e do lado mais Hard e Progressivo dos irmãos Elefante.
O terceiro e melhor álbum do Mastedon, de 2009, lançado na Europa e Ásia sob o título "Mastedon 3", e em 2010, na América do Norte, sob o título "Revolution of  Mind", traz a dupla inspiradíssima e ao lado de uma banda fantástica (contando com Dave Amato e Kerry Livgren).
Músicas como "Revolution of Mind" e a fantástica balada "Nowhere Without Your Love" são os destaques deste álbum fortíssimo, lançado pela gravadora italiana Frontiers. No álbum também tem uva versão de "Dust In The Wind", com alguns arranjos diferentes, nada que mude muito a estrutura da canção, afinal, um clássico como esse não tem como mudar muito, seria um pecado mortal, sendo um belíssimo bônus para fechar este grande álbum.
Para que ainda não conhece os trabalhos de John com o Mastedon e os seus álbuns solo, nunca é tarde, comece pelo "Mastedon 3" e "Defyin Gravity", e para quem acompanha e admira o músico, seja pelo seu trabalho com o Kansas, fica a expectativa pelo lançamento de "Come Alive", que com certeza será mais uma grande peça musical, com o perdão do trocadilho, não podemos esperar menos que um trabalho "mastodôntico"!!!! 
Termino com as palavras do próprio John, sobre as razões de fazer música e sobre gravar o novo álbum:
 "Música sempre foi uma grande parte da minha vida. Está na minha alma, no meu sangue...faz parte do meu DNA. Eu fui abençoado pelo poderosos desejo de expressar meu coração através do processo de compor e cantar. Eu quero revisitar a música com a qual cresci, viva, com significado e expressão, cheia de melodias e arranjos inteligentes, pegando o que o passado tem de melhor a oferecer e juntando ao que a alta tecnologia oferece hoje." Site Oficial
Texto: Carlos Garcia Edição: Carlos Garcia Revisão: Leonard Skinner

2 comentários:

Anônimo disse...

o trabalho dele com o Mastedon e os solos são muito bons, sem falar os clássicos com o Kansas.

Alemão disse...

Nossa que ótimo, sou fã de Kansas e do trabalho do John. que ótimo que tem um site que fala do cenário como um todo e não repete as mesmas bandas como muito por aí.Parabén pela matéria.