segunda-feira, 23 de julho de 2012

Candlemass: Finalizando a Era Lowe e Carreira em Novo Álbum

Lenda do Doom Metal se cala em último álbum de estúdio


A mudança de um vocalista considerado clássico de uma banda sempre tende a dividir os fãs. Haverá quem jamais aceite um substituto (clamando até mesmo pelo fim da banda), e haverá aqueles que aceitarão as mudanças, com ou sem ressalvas.

Me incluo nesse segundo grupo em relação à banda sueca Candlemass. É sabido que Messiah Mercolin foi e sempre será a grande voz da banda, mas a verdade é que Robert Lowe, que gravou três álbuns com a banda, foi um grande achado.

Robert Lowe é mandado embora devido à problemas na performance ao vivo (substituído por Mats Levén)

Infelizmente, a banda divulgou recentemente a saída de Lowe, numa mudança que abala o processo de divulgação de seu mais recente disco (e o último da carreira, pois a banda já anunciou sua aposentadoria), “Psalms For the Dead” (2012), disco que saiu pela Napalm Records e marca o fim dessa lendária banda.

Com 9 músicas não tão pesadas quanto seu antecessor (o esplêndido “Death Magic Doom” de 2009), este novo trabalho registra a banda caprichado ainda mais na construção das músicas, em alguns momentos, noutros mostrando-se bastante básica.

Músicas como “Prophet”, que abre o álbum, “Waterwitch” e “The killing of the Sun” não ficam devendo nada para alguns clássicos da banda e, num contexto geral do disco, mostra um grupo de Doom Metal clássico em grande forma, com riffs arrastados dos mestres Mats “Mappe” Björkman e Lars “Lasse” Johansson, a bateria pesada e grave de Jan “Janne” Lindh e o baixo marcante de Leif Edling (líder do grupo).

Banda promete seguir tocando ao vivo, mas não gravará mais
Talvez não a despedida esperada (a banda garante seguir excurcionando por mais tempo, mas não gravará novos discos), mas com certeza “Psalms For the Dead” tem os elementos que encontramos nessa última e definitiva era Lowe, que para os shows finais fora substituído pelo reconhecido Mats Levén, famoso pelo seu trabalho com Yngwie Malmsteen e Therion, sendo atual membro da banda Krux.

Dividindo os fãs, mesmo assim um disco do Candlemass não passa despercebido entre os fãs de Doom Metal e se você se encaixa nessa característica, deve ouvir sem medo.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Candlemass
Álbum: Psalms For the Dead
Ano: 2012
País: Suécia
Tipo: Doom Metal
Selo: Napalm Records

Formação
Robert Lowe (Vocal)
Mats “Mappe” Björkman (Guitarra)
Lars “Lasse” Johansson (Guitarra)
Jan “Janne” Lindh (Bateria)
Leif Edling (Baixo)



Tracklist
1. Prophet
2. The Sound Of Dying Demons
3. Dancing In The Temple (Of The Mad Queen Bee)
4. Waterwitch
5. The Lights Of Thebe
6. Psalms For The Dead
7. The Killing Of The Sun
8. Siren Song
9. Black As Time

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: