terça-feira, 3 de julho de 2012

Cattle Decapitation: O Death Metal Ganha Um Novo Clássico

Um dos principais nomes da cena norte-americana de Death/Grind


Quem é leitor comum do Road sabe o quanto esse que vos escreve tem uma profunda admiração pelo Metal da morte, sendo que é uma profunda alegria ouvir um trabalho que consiga romper as barreiras do pragmatismo do estilo sem abrir mão do extremismo sonoro.

O quarteto norte-americano Cattle Decapitation sempre se diferenciou do hall das bandas de Death Metal, isso porque além de uma proposta musical que apresenta uma fusão com elementos do Grind (vocais “pig squeal”), na parte lírica encontramos o mesmo esmero, sendo que suas letras fazem duras criticas a sociedade, a destruição do meio ambiente, os maus tratos aos animais e, principalmente, ao modelo consumista de seu país. Isso que encontramos em “Monolith of Inhumanity” (2012).

Grupo norte-americano capricha na podreira em novo disco

Todo o pensamento dos músicos pode ser expelido na capa desse trabalho que já é pra mim a melhor do ano (e estamos em julho). Acompanhe o encarte e se você entende um pouco de inglês vai compreender a linha de raciocínio desses ambientalistas extremos.

Focando a parte musical, arrisco-me a dizer que na atualidade essa banda é o que melhor executa a mistura Grind Death, superando até mesmo os mestres do Aborted. Ouça o poderio de músicas como “A Living, Breathing Piece Of Defecating Meat” e “Your Disposal”.

Mas o que torna esse trabalho tão brilhante são as inovações: ares de virtuosismos são percebidos em  “Gristle Licker” e “Do Not Resuscitate” (Um Dream Theater dos infernos), além de momentos que podem soar como uma ponte entre o Death mais tradicional, com o moderno “Dead Set On Suicide”. Impossível não tentar cantar essa musica, mas, veja bem, eu falei tentar, porque mais uma vez Travis Ryan rouba a cena, seu vocal consegue ser urrado/berrado por vezes indecifrável, mas muito original e tudo isso ao mesmo tempo. ”Projectile Ovulation” é uma música que dá uma lição pra muito moleque que tenta berrar por ai.

Violento, podre, agressivo e ecologicamente correto. Faça uma favor pra você mesmo: ouça essa desgraça sonora imperdível. E aminha lista de melhores do ano já tem mais uma vaga ocupada...

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Cattle Decapitation
Álbum: Monolith of Inhumanity
Ano: 2012
País: EUA
Tipo: Death Metal

Formação
Travis Ryan (Vocal)
Troy Oftedal (Baixo)
Michael Laughlin (Guitarra) 
Gabe Serbian (Guitarra) 
Astor (Bateria)





Tracklist
1. The Carbon Stampede
2. Dead Set On Suicide
3. A Living, Breathing Piece of Defecating Meat
4. Forced Gender Reassignment
5. Gristle Licker
6. Projectile Ovulation
7. Lifestalker
8. Do Not Resuscitate
9. Your Disposal
10. The Monolith
11. Kingdom of Tyrants

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista o vídeo de "Kingdom of Tyrants"

Nenhum comentário: