Firewind um dos maiores nomes da cena atual |
Quem anda mais desligado do underground possivelmente só veio ouvir falar em Firewind com a entrada de Gus G. na banda solo do príncipe das trevas (Ozzy Osbourne). Entretanto, essa banda já é um dos nomes mais consagrados da Grécia (ao lado do Rotting Christ) e agora com seu sétimo trabalho de estúdio “Few Against Many” (2012) tem tudo para se tornar um dos nomes mais consolidados da nova geração, isso porque os caras apresentam aqui é um trabalho de qualidade ímpar, músicos de uma técnica assombrosa e muito, mas muito peso.
Dois fatores contribuem para que o Firewind venha mostrando sua consolidação na cena: o primeiro é o fato de Gus G. parar de se dedicar a centenas de projetos, mostrando-se mais focado e deixando suas influências cada vez mais visíveis. Impressionante como o cara transita de harmonias mais Malmsteen como na faixa título, para momentos de pura adrenalina como em "Losing My Mind" onde o ouvinte mais atento ira capturar uma essência de Zakk Wylde (coincidência??). É claro que uma cozinha competente ajuda muito e nisso Petros Christo (baixo) e Johan Nunez (bateria) ao lado de Bob Katsionis (teclado e guitarra) não deixam o CD se tornar enjoativo em nenhum momento.
O segundo é o talento de Apollo Papathanasio (vocal), e aí a parada fica séria, porque existem vocalistas que conseguem passar emoção em cada nota, existem outros que cativam o ouvinte pelo poder de sua voz e ainda existem aqueles que conseguem ser performáticos... Pois bem, esse maldito ai acima consegue fazer tudo isso e ainda mais, muitas vezes até roubando a cena do guitar hero grego, ouça “Another Dimension” e “Destiny”, onde a banda transita entre suas influências do Hard Rock ao Power Metal, sendo que em nenhum momento Apollo se perde, resumindo o cara é bom pra carvalho...
Voltando para canções em si, “No Heroes, No Sinners" tem elementos até Pop, o que é muito interessante ver a banda arriscando novos caminhos, além de “Edge of a Dream” que traz a participação especial dos músicos do Apocalyptica, uma bela e triste melodia que acrescenta ainda mais a sonoridade do trabalho em si. Mais um grande lançamento do ano, em tempo que os medalhões anunciam sua aposentadoria é reconfortante saber que existem bandas como o Firewind, que irão manter o legado vivo.
Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Firewind
Álbum: Few Against Many
Ano: 2012
País: Grécia
Tipo: Power Metal
Gravadora/selo: Century Media
Formação
Apollo Papathanasio (vocal)
Gus G. (guitarra)
Petros Christo (baixo)
Bob Katsionis (teclado e guitarras adicionais)
Johan Nunez (bateria)
Tracklist
01. Wall Of Sound
02. Losing My Mind
03. Few Against Many
04. The Undying Fire
05. Another Dimension
06. Glorious
07. Edge of a Dream
08. Destiny
09. Long Gone Tomorrow
10. No Heroes, No Sinners
02. Losing My Mind
03. Few Against Many
04. The Undying Fire
05. Another Dimension
06. Glorious
07. Edge of a Dream
08. Destiny
09. Long Gone Tomorrow
10. No Heroes, No Sinners
Acesse e conheça mais a banda
Confira o vídeo clipe de "Wall Of Sound"
Nenhum comentário:
Postar um comentário