sábado, 7 de julho de 2012

Myrath: Metal da Tunísia Bem Representado

Banda da Tunísia alcançando status de banda grande

Metal na Tunísia? Você ficaria impressionado de como o Metal se expande e casa com as mais diversas culturas em todo o mundo. E na Tunísia, talvez a banda mais surpreendente seja a Myrath, também a primeira a assinar com uma gravadora.

Conhecida mais entre os admiradores do Metal Gospel, a banda (cujo nome significa “Legado” em árabe) já tem três discos e certo status de banda grande na África, chegando a ser equiparada, por alguns, à grande Orphaned Land, embora a sonoridade aqui encontrada seja mais calcada no Metal. 

Mas é claro que se sobressai instrumentos da cultura local que, misturados à sonoridade que poderíamos chamar de Metal Progressivo, fazem do grupo e seu “Tales of the Sand” (2011), uma ótima pedida para quem curte culturas distantes anexadas ao Metal.

O álbum traz uma belíssima capa e no disco, 10 faixas que mostram um quinteto muito competente e criativo. Os vocais limpos e pomposos de Zaher Zogati merecem atenção, pois casou perfeitamente com o estilo e cultura. As guitarras inspiradas ficam a cargo de Malek Ben Arbia, com o baixo destacado (como na maioria das bandas Prog) de Anis Jouini, os teclados que mostram a riqueza da sonoridade da Tunísia é de responsabilidade de Elyes Bouchoucha e a bateria, trabalhada e quebrada (em ritmo), de Morgan Berthet.

Direto da Tunísia, um dos principais representantes do Metal do país

Vale destacar a ousadia em “Wide Shut” (ótimo cartão de visitas para a proposta geral da Myrath) e seu refrão pegajoso, assim como “Dawn Within”, “Braving the Seas” (grande pré-refrão e refrão), “Time to Grow” (minha favorita) e “Beyond the Stars” (esta começa com bastante peso). A música de trabalho que recebeu um vídeo (confira no final da matéria) foi “Merciless Times”.

Se você está aberto ao Metal com influências culturais distintas da anglo-saxã, não se importa se gospel ou não, e gosta do que a Orphaned Land faz, esta é sua banda. Sem medo de conferir, estará diante de um ótimo álbum e que passou despercebido por aqui.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Myrath
Álbum: Tales of the Sands
Ano: 2012
País: Tunísia
Tipo: Metal Progressivo

Formação
Zaher Zorgati (vocal)
Malek Ben Arbia (Guitarra)
Anis Jouini (Baixo)
Elyes Bouchoucha (Teclados de Vocais de Apoio)
Piwee Desfray (Bateria)



Tracklist
01. Under siege
02. Braving the seas
03. Merciless Times
04. Tales of the sands
05. Sour Sigh
06. Dawn within
07. Wide shut
08. Requiem for a goodbye
09. Beyond the stars
10. Time to grow

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo clipe “Merciless Times”

Nenhum comentário: