quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resenha de Shows: Holiness Ao Vivo no Dia Mundial do Rock

Frederico Westphalen/RS recebeu a banda Holiness no Dia Mundial do Rock
Sexta-feira 13 está longe de ser uma data que assuste os headbangers, afinal, neste ano uma dessas datas coincidiu com o Dia Mundial do Rock (data que passou a existir com a realização do Live Aid em 1985) e pipocaram eventos comemorativos mundo afora.

No interior do Rio Grande do Sul não seria diferente e a cidade de Frederico Westphalen levou, para a galera da região, a banda Holiness, uma das mais conceituadas revelações do Metal nacional para um show bastante especial.

O local foi o pub Maria Lúcia, já conhecido do redator e reconhecido na região por abranger diversos estilos musicais. Mas a sexta-feira era de Rock & Roll e para esquentar os ânimos da galera sedenta por riffs, a banda local Datavenia foi responsável por desfilar clássicos de bandas como Motörhead, Black Label Society, Pantera, Metallica, com direito até a finaleira com Slayer, sempre com versões muito fiéis (inclusive nos vocais) às bandas.

Mas o destaque ficou para as duas composições próprias da banda que, afiada como nunca, mostra que só falta é investimento maior na produção de mais composições desse calibre e de um disco na praça para a banda expandir-se além da cidade. Pessoalmente, assisti o grupo em 2009 e, com a mesma formação, é nítida a evolução dos rapazes.

Banda local Datavenia agitou a galera com covers e composições próprias

Com casa praticamente lotada (quase 300 pessoas), a Holiness (relembrando o frio intenso do Rio Grande) subiu ao palco quando já estávamos no dia 14 e, munidos de muita energia, desfilaram seus principais hits do único disco até então, “Beneath the Surface” (2010), incluindo aqueles que receberam vídeos, como “Into the Light”, “The Truth” e “Mine”, esta na versão plugada (que não deixa de ser bela).

Stefanie e Fabrício Reis

A banda se virou no pequeno palco, e vale revelar que o grupo trabalha unido. Quando cheguei ao pub, antes da passagem de som, pude encontrar o baterista Cristiano Reis, por exemplo, montando seu instrumento e ajudando na preparação do palco.

Uma das novas musas da cena Metal brasileira


Sendo o Dia Mundial do Rock, nada melhor que a banda também prestar algumas homenagens, intercalando entre suas canções, versões de clássicos como “Perry Manson” de Ozzy Osbourne (que a vocalista Stefanie Schirmbeck chamou de “Rei”, o que causou estranhamento em alguns presentes), “Man in the Box” (Alice in Chains), “Strange Deja Vu” (Dream Theater), que pegou muitos de surpresa (algumas pessoas inclusive desconheciam a canção) e, mais para o término, “The Wicker Man” (Iron Maiden), que ficou bem interessante com vocal feminino.

Holiness divulgou "Beneath the Surface" (2010) e executou clássicos do Rock

A qualidade sonora estava acima da média, méritos da casa e da organização que contratou um bom técnico de som. Não se ouvia nada além do que a banda queria transmitir. Aliás, Holiness pode não agradar algumas pessoas pela falta de peso (prepare-se que vem um disco mais pesado em breve) em estúdio, mas isso é sanado ao vivo e vi pessoas que ficaram surpresas positivamente com o show desses gaúchos hoje erradicados em São Paulo/SP.

Também pudera, a participação marcante de Fabrício Reis na única guitarra, Cristiano Reis na bateria e Hércules Moreira no baixo, fecham os recursos da banda que conta com a voz afinada de Stefanie que deu muito conta do recado, com certeza preparada para as maratonas de shows, já que na noite seguinte a banda se apresentaria na sua cidade natal, Erechim/RS.

O saldo foi muito positivo, afinal, casa cheia, festa muito divertida, amigos pelo pub, cerveja no ponto e muitas histórias para relembrar, como o papo depois com os membros da banda por um bom tempo, fizeram do Dia Mundial do Rock, evento promovido pela Fuga Produções e apoiado por nós, um momento histórico e memorável, fazendo valer a pena as 8 horas (só de ida) num ônibus.

No destaque, Cristiano Reis

Agradecimentos: Ao amigo Lucas Cottica, do site The Headbanger pela parceria e hospedagem, às minhas queridas amigas Thaís Piovesan e Letícia Antunes pela parceria e divertidos momentos. Em especial ao Fuga, pelo profissionalismo e parceria (conte sempre conosco) e ao pessoal do Maria Lucia Pub, sempre recebendo o Road to Metal muito bem. Valeu! Em outubro estamos aí de novo!

Texto: Eduardo Cadore
Revisão/edição: Eduardo Cadore / Renato Sanson
Fotos: Road to Metal (proibido uso sem citar a fonte)

Confira muito mais fotos via Facebook clicando aqui.

Nenhum comentário: