terça-feira, 27 de maio de 2025

Cobertura de Show: UpFront Festival – 11/05/2025 – Carioca Club/SP

O que era para ser o último show do The Exploited em solo brasileiro acabou se tornando um capítulo à parte. 

Anunciado como parte da turnê de despedida que passou por Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o encerramento em São Paulo, no Upfront Festival (realizado no Carioca Club), foi marcado por imprevistos, adaptações e uma grande demonstração de respeito coletivo à história da banda.

No dia anterior, durante o show no Rio de Janeiro, Wattie Buchan passou mal no palco e precisou ser socorrido após vomitar sangue em plena execução do set. A cena chocou o público, e a notícia logo correu entre os fãs. Assim, em São Paulo, a expectativa já era tensa: seria mesmo a última apresentação? E Wattie conseguiria se apresentar? A resposta veio ainda antes do início do show — um video publicado  nas redes sociais por Wattie foi exibido e o vocalista não subiu ao palco. A apresentação seguiu, mesmo sem seu líder histórico. E isso, de certa forma, mudou o tom da noite.

A abertura do festival foi feita com propriedade pelas bandas nacionais Escalpo, Urutu e Punho de Mahin. O Escalpo entregou um set rápido e direto, mostrando que o crust punk brasileiro ainda pulsa com força. O Urutu trouxe uma mistura de punk com metal extremo, fazendo a ponte entre agressividade e discurso político em canções como "Parasita" e "A Pátria que nos mata". Já o Punho de Mahin levantou o público com seu punk antifascista carregado de referências afrocentradas, com destaque para "Mãe África" e "Invasores".

O line-up internacional teve uma presença marcante antes do momento do Exploited: O The Chisel, representando o punk britânico atual, trouxe uma pegada mais Oi! e street punk que agradou os fãs mais jovens — "Retaliation" e "Not the Only One" foram cantadas em coro por uma boa parte da plateia.




O Ratos de Porão, uma das maiores instituições do punk/hardcore brasileiro, pegou o horario "nobre" - sendo a penultima banda da noite, com João Gordo ainda dando conta do recado mesmo após alguns shows "cansado demais". O grupo entregou a lista de quase sempre, "Crucificados pelo Sistema","Necropolitica", "Brasil"  e etc. A performance do Ratos serviu como preparação perfeita para o que viria a seguir.



Quando chegou o momento da entrada do The Exploited, já havia um burburinho no ar sobre como seria o show sem Wattie. O que aconteceu, no entanto, foi menos um show da banda e mais uma grande jam em tributo ao legado dela. Músicos convidados assumiram os vocais em diferentes momentos. João Gordo (Ratos de Porão) puxou "Cop Cars" e "Fuck the System" com propriedade e presença de palco, fazendo jus à crueza e energia exigidas por essas faixas. Outras músicas como "Army Life", "Dead Cities" e "Sex and Violence" foram distribuídas entre vocalistas como Jão (RDP), Mark (Fang) e membros do The Chisel e do Punho de Mahin.


A banda de apoio (formada pelos membros restantes da formação atual) segurou firme a base instrumental. Mesmo sem a figura icônica de Wattie, o público respondeu com respeito, entendendo o peso simbólico do momento. Os mosh pits não pararam, e a plateia — embora frustrada pela ausência do frontman — abraçou a proposta de um encerramento coletivo, improvisado, mas digno.


O que era para ser a despedida do The Exploited virou um tributo espontâneo. E talvez esse tenha sido o único jeito possível de encerrar uma trajetória tão marcada pela urgência, pela saúde frágil e pela entrega total ao palco. Wattie não esteve ali fisicamente, mas sua presença foi sentida em cada grito, em cada acorde e em cada roda que se abriu. Foi, ao mesmo tempo, despedida e homenagem. Um fim imperfeito — como deve ser no punk.


Texto: Filipe Moriarty 

Fotos: Raíssa Corrêa (Sonoridade Underground)

Edição/Revisão: Gabriel Arruda 


Realização: Agência Sob Controle

Press: Tedesco Comunicação Mídia 


The Exploited – setlist:

Dead Cities

UK 82

Fight Back

Chaos Is My Life

Why Are You Doing This to Me

Alternative

Class War

Beat the Bastards

Never Sell Out

Fuck the System

Dogs of War

Rival Leaders

(Fuck the) U.S.A.

Punks Not Dead

Sex & Violence

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