quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Poesia e Metal: Kamelot Superando a Si Mesmo


Kamelot é uma das gratas surpresas vindas dos Estados Unidos. Muito dificilmente um grupo de Metal Sinfônico/Power Metal de lá consegue se destacar mundialmente, superando muitas bandas européias.



O grupo, que tem uma carreira de muitas conquistas e que se supera a cada lançamento, lançou o nono e novo trabalho, “Poetry For the Poisoned” (2010), bastante esperado, já que seu antecessor, “Ghost Opera” (2007) saiu há três anos atrás .



Formado atualmente por Roy Khan (vocal), Thomas Yougblood (guitarra), Sean Tibbets (que volta a banda no baixo, substituindo Gleen Barry), Casey Grillo (bateria) e Oliver Palotai (teclados), o Kamelot mantêm-se no ápice que alcançou principalmente a partir dos discos “The Black Halo” (2005) e o já citado de 2007.

“Poetry For the Poisoned” traz as mesmas características do som que fazem da banda uma referência atual. Menos Power Metal que dos demais discos, mais sombrio que os mesmos, o nono disco dos americanos é o mais sinfônico de todos, e talvez o mais ousado.



O álbum produzido por Sascha Paeth e Miro foi lançado na Europa em 10 de setembro, 14 nos EUA e dia 1º de setembro no Japão. Nele, temos novamente a convidada (e namorada do tecladista Palotai) Simone Simons (Épica) cantando em algumas canções, como “House on a Hill”, uma das melhores músicas do disco e que pode superar “The Haunting (Somewhere in Time)” entre as melhores participações de Simons. Mas ela não para aí. Também canta na épica e dividida em 4 partes “Seal of Woven Years”, definitivamente a melhor canção do gênero da banda. De arrepiar. Grande destaque para os arranjos sinfônicos de Palotai, além dos coros vocais e da performance de Khan ao lado de Amanda Somerville (que recentemente gravou dsico ao ladod e Miachel Kiske, ex-Helloween). Impecável.



O álbum é especial, pois além de marcar a superação da banda, traz as participações de ninguém menos que Jon Oliva (Savatage, jon Oliva’s Pain) na forte “The Zodiac”, assim como Bjorn Strid (Soilwork) na faixa “The Great Pandemoniu”, que é perfeita e abre o disco com peso e um clima sombrio. Na parte instrumental, o guitarrista da vez Gus G (atual Ozzy Osbourne e Firewind) em “Hunter’s Season”. O primeiro vídeo clipe do álbum foi para essa música, com a produção de ninguém menos que o sueco Owe Lingvall da Village Road Films.



Todas as faixas se encaixaram perfeitamente bem umas às outras, dando a sensação de que estamos numa verdadeira jornada pelas letras do disco. Demais destaques ficam para “If Tomorrow Came” e “My Train of Thoughts”.

Recentemente o grupo deu um susto nos fãs, com o afastamento de Khan dos vocais devido à um problema de saúde. Para seu lugar, convocaram o amigo do grupo Michael da banda Circus Maximus, da Noruega, que deve acompanhar a banda até a recuperação de Khan.



A turnê 2001 na América Latina já tem as datas confirmadas. O grupo novamente passará por São Paulo (infelizmente em show único) em abril, precisamente no dia 9 desse mês.

Cedo para dizer se estamos diante do melhor disco do grupo, posto esse que para a maioria dos fãs fica com o álbum de 2005. A verdade é que a banda se superou, continua no ápice da sua carreira e esperamos que de lá não saia mais. Altamente indicado aos fãs do grupo, de Power Metal, Metal Sinfônico ou simplesmente belas composições.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Kamelot
Álbum: Poetry For the Poisoned
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Metal Sinfônico/Power Metal



Formação

Roy Khan (Vocal)
Thomas Yougblood (Guitarra)
Sean Tibbets (Baixo)
Casey Grillo (Bateria)
Oliver Palotai (Teclados)



Tracklist

1. The Great Pandemonium (participação de Bjorn Strid)
2. If Tomorrow Came
3. Dear Editor
4. The Zodiac (participação de Jon Oliva e Amanda Somerville)
5. Hunter's Season (participação de Gus G)
6. House On A Hill (participação de Simone Simons)
7. Necropolis
8. My Train Of Thoughts
9. Seal Of Woven Years
Poetry For The Poisoned (participação de Amanda Somerville e Simone Simons)
10. Poetry For The Poisoned - Incubus
11. Poetry For The Poisoned, Pt. 2 - So Long
12. Poetry For The Poisoned, Pt. 3 - All Is Over
13. Poetry For The Poisoned, Pt. 4 - Dissection
14. Once Upon A Time

Um comentário:

Metalgod666 disse...

realmente!!grande play, grandes músicas e participações especiais de primeira grandeza!