sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rock Com Cara de Anos 70: Nazareth Vivendo o Rock Clássico

Lenda do Rock Clássico lança um dos melhores discos do gênero no ano

Um dos grupos de maior história no Rock Clássico de todos os tempos, Nazareth, está dando o que falar desde que lançou seu novo trabalho este ano, o incrível “Big Dogz” (2011).

Em plena segunda década deste milênio, os escoceses conseguiram manter a sonoridade setentista (assim como o Uriah Heep, mas é papo para outra hora), salvo as devidas proporções, claro, mas sobretudo por apresentar composições simples, executadas com alma e, o melhor, ao vivo em estúdio. Isso mesmo, todos gravaram juntos, numa mesma sala, como os bons conseguem fazer.


Vocalista Dan McCafferty cantando (quase) como sempre!

Como um quarteto há muitos anos, os integrantes Dan McCafferty (vocal), Pete Agnew (baixo), Lee Agnew (bateria) e Jimmy Murrison (guitarra) conseguiram, em seu 32º disco e com 43 anos de existência, passar aquele clima todo que faz do Rock Clássico algo sem igual, um estilo de música que une a “safadeza” do Rock & Roll e o romantismo básico, porém marcante dos anos 70/80.

Alto e baixos marcaram a carreira do Nazareth. Se os anos 70 foram seu auge, a década seguinte quase acabou com a banda, tendo lançado nos anos 90 bons discos. Nos anos 2000, a banda esteve relativamente “ausente”, sendo que apenas com “The Newz” (2008) o grupo começou a ter um pouco daquele reconhecimento de volta.

Agora, com “Big Dogz”, tem recebido ótimas críticas (e outras nem tanto), colocando o grupo de volta em evidência.

Mas vamos ao álbum. Lá encontramos vários elementos marcantes, desde as Rock & Roll “The Toast” e “Big Dog's Gonna Howl”, às baladas como “Time And Tide” e “Butterfly”, esta última entre as mais belas composições de toda a história da banda e, para muitos, o grande destaque do disco.

Há composições que nos arrepiam pela simplicidade, te levando a pensar “como alguém ainda consegue gravar algo assim?!”. Falo, sobretudo, de “Time and Tide” e “Radio”, músicas que destaco acima das demais. Não soa exagerado afirmar que são duas das melhores canções da banda e que, pelo menos a mim, me levam numa viagem emocional sem tamanho. “Radio” lembra “Radio Ga Ga” (Queen), não em sonoridade, mas pelo clima e por tratar da música via rádio com carinho.

O ponto fraco fica pela arte da capa, que poderia ser melhor. Mas o que é mais gratificante ainda é saber que a banda retorna ao Brasil para vários shows em novembro, incluindo cidades do interior dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, à exemplo de 2008 e 2009, quando tocaram em cidades menores no estado catarinense.

Então, a região sul vai poder conferir algumas músicas desse novo trabalho e se você leu essa resenha e irá ao show, poderá comentar aqui se “Big Dogz” é, ou não, um disco sensacional, ainda mais ao vivo. Estaremos conferindo uma das apresentações dessa lenda viva do Classic Rock. Confira aqui mais informações em breve.

Stay on the Road


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Nazareth

Álbum: Big Dogz

Ano: 2011

País: Escócia

Tipo: Classic Rock


Formação

Dan McCafferty (Vocal)

Pete Agnew (Baixo)

Lee Agnew (Bateria)

Jimmy Murrison (Guitarra)

Tracklist

1 Big dog's gonna howl
2 Claimed
3 When jesus comes to save the world again
4 Radio
5 No mean monster
6 Time and tide
7 Lifeboat
8 The toast
9 Watch your back
10 Butterfly
11 Sleeptalker

Acesse

Site Oficial

Veja as datas de shows no Brasil aqui

Banda ao vivo tocando “Radio” (com tradução)


Compre pela Die Hard aqui

Nenhum comentário: