domingo, 3 de julho de 2011

Entrevista: Coral de Espíritos - Tormentos aos Sussurros

Banda constrói som unindo o Death Metal com o Progressivo

Hail bangers! Quem acompanha nosso Road to Metal com freqüência sabe o quanto todos nós aqui ficamos impressionados com o talento da banda Coral de Espíritos. Por isso mesmo que fomos atrás dos caras para saber mais detalhes dessa grande revelação do Metal nacional.

Tendo como base o Death Metal Progressivo, o quarteto de Brasília/DF Diego Moscardini (vocal e guitarra), Victor Hormidas (guitarra), Eduardo Stefano (baixo) e Daniel Moscardini (bateria) é um dos grandes nomes do cenário do centro do Brasil e, por coisas que só num país de terceiro mundo acontece, ainda sem o devido reconhecimento em todo o país.

Tempo de estrada a banda tem, como vamos conferir na entrevista abaixo com o vocalista e guitarrista Diego Moscardini que, além de nos colocar a par dos trajetos percorridos pelo grupo, também fala do primeiro disco completo da banda e que pode ser chamada de uma obra-prima do gênero no Brasil, as fortes influências de Chuck Schuldiner (Death, Control Denied) dentro da banda e os planos de divulgação do álbum “Whisper of the Dead Light”. Confira!

Road to Metal: Hail Coral de Espíritos! Primeiramente, obrigado pelo contato. Bem, no Myspace há o histórico da banda e lá diz que o projeto vem desde 2002, porém o lançamento do trabalho oficial só veio em 2010. Poderiam contar um pouco de como foi a origem da banda e como foi esse período de preparação para o massacre sonoro?

Diego Moscardini: E aí pessoal da Road to Metal! A princípio a banda era um trio e ficamos ensaiando e compondo as músicas durante um longo período, sem compromisso ou pressa. Em 2007 o Victor entrou na banda e a gente resolveu colocar o projeto pra andar mesmo. Daí pra frente foi só lapidar as músicas e ir atrás da gravação do disco.

RtM: O nome Coral de Espíritos não é muito comum para uma banda de Death Metal. De onde veio a inspiração para batizar a banda e para criar a arte gráfica do primeiro CD “Whisper Of Dead Light” que é impressionante?


Diego: Nós no começo queríamos um nome em latim, pra fugir um pouco do clichê de nomes em inglês. No meio dessas idéias um nome em português pareceu uma boa também. O nome vem junto com a ideologia da capa do primeiro disco, uma pessoa atormentada por sussurros macabros. O lance é saber se esses sussurros vem de espíritos malignos ou são perturbações da sua própria mente.

RtM: Em uma atitude louvável vocês lançaram o CD de maneira independente. Como foi esse processo e quais os objetivos a serem alcançados com o lançamento do mesmo?

Daniel: Não pensamos em lançar demo, queríamos logo lançar o álbum. Pra isso a gente procurou o Caio Duarte [nota do redator: trata-se do vocalista da banda Dynahead], do BroadBand Studios que tem feito trabalhos excelentes com bandas de Metal extremo aqui em Brasília. Com um trabalho bacana nas mãos é bem mais fácil divulgar seu trabalho. Recentemente assinamos contrato com uma gravadora de São Paulo, a BTS Records e com a Black T-Shirt pra distribuição de camisetas. Em breve o disco vai estar disponível em todo Brasil.

Capa do álbum de estreia: petardo do Metal brasileiro

RtM: Ouvindo o trabalho é possível ver que todos os músicos tem uma técnica invejável, porém em muitas faixas as guitarras roubam a cena, mostrando influências que vem de fora do Metal como a música clássica. Sendo assim, quais as principais influências da banda?

Diego: Com a entrada do Victor a gente pode colocar muitas idéias novas em prática. As influências são várias, principalmente de bandas como Vital Remains, Death, Dream Theater, Slayer e várias outras. As influências servem pra inspirar mas a gente tenta fazer um som sem querer parecer muito com uma ou outra banda.

RtM: Como está o cenário Heavy Metal em Brasília/DF? E quais bandas alem do Coral de Espíritos merecem mais evidencia por parte dos bangers brasileiros ?

Diego: Aqui em Brasília surgiram várias bandas de alta qualidade nos últimos anos. Entre as que vem se destacando eu poderia mencionar o Mork (Black Metal), Device (Death Metal), Zilla (Death Metal) entre várias outras com trabalho muito forte.

RtM: No Myspace encontramos algumas músicas para a audição e na internet é possível achar todo o CD para download. Como vocês vem o atual mercado da música com os downloads ilegais?

Diego: Hoje em dia não há mais como esperar que comprem um disco seu pra poder divulgar o trabalho. Não é mais todo mundo que compra CD atualmente, só a galera que curte mesmo a banda. A gente optou por liberar o disco a princípio, por uma questão de divulgação mesmo.


RtM: É impossível ouvir o “Whisper Of Dead Light” e não lembrar do saudoso Death. Como a banda reage a tal comparação?

Daniel: É verdade, essa comparação é feita muitas vezes. Acho que dentre as influências da banda o Death é a mais presente, tanto que vez por outra a gente toca um cover nos shows. Apesar de ter elementos em comum, colocamos em nossas músicas mais elementos de Death Metal como blast beats ou às vezes uma pegada mais Thrash, o que dá uma mistura bacana.

RtM: Sendo todas as faixas extremamente técnicas, como é a performance da Coral de Espíritos ao vivo?

Diego: Dependendo da música tem que rolar uma concentração maior no palco, o que as vezes da uma tensão. No meu caso, como na musica “Tales of The Endless Sea”, que é bem quebrada e dá uma suada tocar e cantar ao mesmo tempo (risos). Mas o resto da banda tira de letra.

RtM: Sendo uma banda de Death Metal, qual a opinião de vocês acerca do Death Metal melódico de Gottemburgo? Vocês são fãs de bandas como Arch Enemy e In Flames?

Diego: Gosto muito dessas duas bandas, não tenho nada contra, principalmente por que estão buscando seus sons próprios. Prefiro mais uma banda Emo (não que eu goste de alguma) que busca inovar do que uma de Death Metal que só copia fórmulas manjadas.

RtM: Referentes aos show, como esta a agenda da banda? E algum plano de visitar os deathbangers da região sul?

Daniel: Tocaremos esse mês em Goiânia com o Torture Squad no Under Metal Festival, junto a várias bandas de Brasília e do Brasil, promete ser um showzão. Estamos agendando shows para o segundo semestre, esperamos poder tocar pra galera da região sul com certeza.

RtM: Finalizando, obrigado pela entrevista e a Coral de Espíritos gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Road to Metal?

Diego: Valeu pessoal pela oportunidade! Quem quiser conhecer mais sobre o Coral de Espíritos pode acessar nosso Myspace ou também entrar em contato pela comunidade do Orkut que é um canal bem direto entre os fãs e a banda. É isso ae, valeu galera da Road to Metal e galera que apóia o Metal Brasileiro!


Entrevista: Harley

Introdução: Harley/Eduardo Cadore

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação

Acesse os portais da Coral de Espíritos

Myspace

Last FM

Twitter

Facebook

Comunidade no Orkut

Fotolog

Veja a banda ao vivo no Marreco’s Fest 2010

Leia nossa resenha do álbum da banda aqui!

Nenhum comentário: