quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dynahead: Desafiador, Perturbador e Impressionante

Lançado 3º álbum de um dos maiores nomes da cena do Distrito Federal


Dynahead, na minha visão de fã, é uma das bandas mais promissoras que o Metal nacional apresentou nos últimos tempos, foi assim quando ouvi “Antigen” (2008) e tive a certeza absoluta que “Yourniverse” (2011) era um trabalho de evolução, porém nada se compara a sensação de ouvir “Chordata I” (2013), pelo qual arrisco a dizer que se esse álbum não levar o grupo ao status que merece o Metal nacional é realmente injusto.

Caio Duarte, a mente pensante por trás do monstro Dynahead

Para quem ainda não conhece, vale dizer que o grande diferencial do Dynahead é a quebra de barreiras, ou seja, os caras transitam por um leque de influências de uma maneira tão profissional que até mesmo assusta o ouvinte mais distraído: do Jazz ao samba, mas sempre lembrando que aqui é uma banda de Metal, então ao lado de harmonias progressivas o som cai para um esporrento Death Metal (lembrando Opeth antigo, isto é, a fase boa). “Abiogenesis”, é a prova disso, abrindo os trabalhos com uma pseudo balada que logo dá espaço para um bate cabeça visceral. Logo depois temos “Bred Patterns” com doses cavalares de peso e “Collective Skin” do Thrash Metal ao Jazz e só estamos nas 3 primeiras faixas.

“Echoes of the Waves” me levou a seguinte afirmação: existem vocalistas no Metal nacional que merecem destaque, mas o senhor Caio Duarte é um monstro, nem parece que o mesmo vocalista que urra na faixa anterior poderia cantar em um duo de piano e voz, além de ter segurado a bronca para o batera (na época Deth Santos) e feito a produção do CD, assim como responsável foi pelas guitarras maravilhosas da obra.


Ouça alto e muitas vezes e descubra detalhes implícitos como “Hallowed Engine” e seus flertes com o samba e a quebradeira de “Foster”. É interessante até ver como a ordem das musicas faz sentido, deixando o ouvinte preso ate o final da audição.

Não poderia deixar de citar a parte temática do álbum onde a origem da vida e seus conceitos biológicos e religiosos são colocados em debate, uma temática forte e muito bem explorada. Enquanto aguardamos a parte dois dessa obra o jeito é curtir esse que é um dos trabalhos mais significativo do Metal nacional em anos.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Ms Metal Press

Ficha Técnica
Banda: Dynahead
Álbum: Chordata I,
Ano: 2013
Pais: Brasil
Tipo: Prog Metal

Formação
Caio Duarte (Vocal, Bateria, Teclado)
Diego Teixeira (Baixo)
Diogo Mafra (Guitarra)
Pablo Vilela (Guitarra)
Jorge Macarrão (Percussão) (Convidado)



Tracklist
01. Abiogenesis
02. Bred Patterns
03. Collective Skin
04. Dawn Mirrored in Me
05. Echoes of the Waves
06. Foster
07. Growing in Veins
08. Hallowed Engine
09. Inevitable

Acesse e conheça mais sobre a banda
Site Oficial
Facebook
Myspace
Youtube
Twitter

Confira algumas músicas do CD nos vídeos abaixo




Nenhum comentário: