sábado, 4 de maio de 2013

Volbeat: Vindo Para Ficar




Embora não possa ser considerada uma banda muito nova (surgiu em 2001), tampouco inexperiente, o Volbeat, oriundo da Dinamarca, tem mostrado, álbum após álbum, turnê após turnê, que não está para brincadeira e que veio para ficar.

Ao lado de outras “jovens” bandas também em grande evidência (vide o Ghost, por exemplo), a rapaziada do Volbeat tem obtido grande reconhecimento, que culmina em 2013 com seu novo trabalho, “Outlaw Gentlemen and Shady Ladies” (2013), que além de trazer os elementos já conhecidos da banda, marca a estreia do ilustre ex-guitarrista do Anthrax Rob Caggiano, que se aproximou da banda para produzir o álbum e acabou entrando no posto deixado pelo antigo guitarrista Thomas Bredahl.

Rob Caggiano (ex-Anthrax) juntou-se à banda quando estava trabalhando no novo álbum do grupo

Com uma influência que vai de Elvis Presley e Johnny Cash ao Black Sabbath e Thrash Metal, a banda conta com o vocalista e guitarrista Michael Poulsen, o baixista Anders Kjølholm e o baterista Jon Larsen, além do já citado Caggiano e uma sonoridade que chama atenção desde a primeira audição. É para amar ou odiar. Sem mais.

Quarteto lança 5º álbum em 12 anos
E o que temos neste 5º álbum da banda? Nada muito além daquilo que a banda sempre apresentou, que é um apanhado de suas influências acima lembradas, mas sem esquecer também de colocar uma identidade própria, em canções com ótimos riffs de guitarra, linhas de vocais que, se não entrarão para história, caem como uma luva na proposta do grupo.

Um dos pontos forte do Volbeat é ofertar uma série de canções que vão desde hits radiofônicos, a sons carregados, pesados e arrastados. Neste álbum, notório, no primeiro caso, a faixa “Cape Of Our Hero” (primeiro single do álbum, cujo clipe você assiste abaixo), que tem tudo para agradar o público geral, não apenas do Rock e Metal. Já, no bojo das canções mais Heavy Metal, com certeza o destaque fica para “Room 24” (ouça no fim da matéria).

King Diamond (Mercyful Fate) faz dueto com Michael em "Room 24" e torna a faixa um marco para a banda e fãs

Qual o maior atrativo dessa canção? Além dos riffs cheios e o clima “sabbáthico”, a banda trouxe para os vocais ninguém menos que seu conterrâneo King Diamond (Mercyful Fate) que, em dueto com Poulsen, mostra o motivo de ser considerado a maior figura do Metal dinamarquês de todos os tempos e um deus do Metal. Aliás, não foi o primeiro Mercyful Fate a participar de música da banda, já que o guitarrista Hank Shermann, que inclusive excursionou com a banda ano passado, já emprestou seu talento para os jovens.

Caggiano (esquerda) leva sua experiência para os shows da banda

Mas estaria limitando bastante o trabalho da banda se não destacasse faixas como “My Body” (que melodia de guitarra e voz), “Lola Montez”, “The Sinner is You” e “Pearl Hart”, todas fortes candidatas a serem lembradas nas próximas turnês. 

Volbeat me cativou desde a primeira vez e, depois de assistir (infelizmente apenas pela TV) a apresentação da banda no Wacken Open Air de 2012 (show completo aqui), ganharam um fã aqui na Terra Brasilis. E, se você tiver um espírito mais aventureiro, corre risco de se tornar mais um.

Curiosidades do álbum:
- Na semana de lançamento, o álbum vendeu 39 mil exemplares só nos EUA, entrando direto no 9º lugar da Billboard 200, feito invejável até para bandas clássicas com décadas de história.
- Ainda sobre a Billboard, desde 1997 um artista dinamarquês não ficava entre os 10 mais vendidos nos EUA (em 1997, o grupo Aqua conseguiu o feito pela última vez).
- Na Alemanha, ficou em primeiro lugar no Media Control Charts, ganhando status Ouro.
- A banda não trouxe apenas King Diamond como convidado, mas também a lenda do Blues e sua harpa Paul Lamb, Anders Pedersen (conhecido pelas guitarras “deslizadas”) e Rod Sinclair, lenda do Banjo.

Tetxo e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Volbeat
Álbum: Outlaw Gentlemen and Shady Ladies
Ano: 2013 
País: Dinamarca
Tipo: Classic/Reck/Heavy Metal

Formação
Michael Poulsen (Vocal e Guitarra)
Anders Kjølholm (Baixo)
Rob Caggiano (Guitarra solo)
Jon Larsen (Bateria)



Tracklist
1. Let’s Shake Some Dust
2. Pearl Hart
3. The Nameless One
4. Dead But Rising
5. Cape of Our Hero
6. Room 24
7. The Hangman’s Body Count
8. My Body
9. Lola Montez
10. Black Bart
11. Lonesome Rider
12. The Sinner is You
13. Doc Holliday
14. Our Loved Ones

Assista ao vídeo clipe oficial de "Cape of Our Hero"

Ouça "Room 24" com King Diamond


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: