domingo, 12 de maio de 2013

Entrevista: Silent Cell – Pura Energia




Em uma cena em ascensão, com muitas bandas dos mais variados estilos buscando seu espaço, sobretudo através da internet, não é difícil de se imaginar que grupos ousados, que saem da zona de conforto comum a maioria das bandas, estejam se saindo bem. Dentre as bandas, certamente a Silent Cell merece uma atenção especial.

A banda paulista, que embora tenha lançado apenas um álbum completo, mas bem recebido “The Absence of Hope” (2012), falou com exclusividade ao Road to Metal nas pessoas de Marco “Horror” De Sordi (bateria e vocal) e Michael Matt (vocal), que contaram os planos do grupo, como o relançamento do álbum de estreia e turnê europeia, além de bater um papo a mais sobre seu trabalho.

Road to Metal: Primeiramente, agradecemos à banda pela entrevista. O álbum de estreia “The Absence of Hope” foi lançado em 2012 e está para ser relançado agora via Ms Metal Records. Qual a importância para a banda em, apenas um ano, ter o álbum relançado nesta época onde o download está instalado na cena fonográfica mundial?

Horror: O motivo principal é aumentar a abrangência e distribuição do nosso álbum em mercado nacional. Sendo que a MS vai colocar o álbum em algumas lojas grandes, como submarino, Fnac, entre outras. Recebemos uma porrada de e-mails e mensagens de gente procurando pelo álbum em outras partes do país desde o lançamento, mas até então o único jeito de adquiri-lo era via download digital. E felizmente, apesar de todo esse lance de downloads e pirataria, ainda tem muita gente que gosta te der o álbum em mãos mesmo, ler o encarte, ver as fotos. É ai que a MS entra.

Álbum recebeu várias críticas positivas quando do seu lançamento em 2012

Road to Metal: A banda se prepara para uma turnê europeia no segundo semestre deste ano de 2013. Há alguma coisa que pode ser adiantada, como países onde se apresentarão, bandas com as quais tocarão, etc.? Ainda sobre a tour, quais as expectativas em levar a sua música para o Velho Mundo?

Michael Matt
Michael: É muito cedo pra dizer ainda, mas já temos uma ideia dos países. Estamos acertando algo em torno de 20 datas, passando pela Alemanha, Polônia, Bélgica entre outros mais. Não podemos divulgar nada em relação a datas ou bandas que estarão juntas por enquanto, mas logo logo teremos tudo isso em mãos pra passar pro público.

Horror: A expectativa é de aumentar o nosso público, criar uma fanbase mais forte pela Europa e curtir o rolê, de preferência tomando umas cervejas aqui e ali no processo (risos)!

Road to Metal: A banda chama atenção já desde a imagem e o figurino dos integrantes. Contem-nos um pouco mais sobre a proposta visual da banda. Está mais relacionada a divulgação do álbum ou o grupo se identificou como figurino como uma marca da banda?

Horror: Ambas. O contexto inteiro do álbum se baseia em contrastes, desde a sonoridade até as letras, então fez sentido que o figurino seguisse uma linha parecida. E tem todo o lance da Silent Cell ter bandas como Slipknot, Mudvayne, Alice Cooper e Kiss como grandes influências. Todas essas bandas tem um apelo visual bem forte.

Road to Metal: O Metal Alternativo no Brasil sofre, além das dificuldades inerentes do underground, com certo preconceito pelos headbangers mais radicais, afinal, bandas como o Silent Cell trazem elementos outros ainda, para muitos, incompatíveis com a alcunha “Metal”, como efeitos eletrônicos. Em “The Absence of Hope” isso fica muito evidente, especialmente em músicas como a “In the Absence of Hope” e o cover de “What's On Your Mind (Pure Energy)”.  A banda recebe muitas críticas por optar por essa sonoridade?

Michael: Já recebemos alguns dedos do meio em diferentes ocasiões. Mas isso já era algo esperado. A gente sabe onde pisa, e sabemos que o brasileiro leva o Heavy Metal muito a sério. Às vezes a sério até demais. O que é bom e ruim ao mesmo tempo.

Assista ao cover "Pure Energy" ao vivo no Manifesto Bar em São Paulo/SP

A grande verdade é que poucas bandas fazem um som como o nosso atualmente. Esse lance todo de mesclar elementos eletrônicos, vocais melódicos e outros temas mais habituais do Pop com elementos de Thrash, Hard e Heavy Metal é até um pouco perigoso na verdade. E mesmo assim, a resposta tem sido de longe, muito mais positiva do que negativa.

Road to Metal: Vocês já devem ter respondido esta pergunta várias vezes, mas é inevitável que a faça: Como vocês escolheram “What's On Your Mind (Pure Energy)”, uma música pop dos anos 80, para figurar no álbum, e não como bônus, mas dentro do próprio contexto do álbum?

Horror: Eu sou o grande culpado por trás disso (risos)!
Sempre fui fã assíduo de bandas de synth pop e industrial dos anos 80 como Depeche Mode, Tears For Fears, Skinny Puppy, entre tantas outras. E sempre tive vontade de fazer um cover dessa música em particular, que é uma das minhas preferidas da época, então foi fácil escolher.

E o fato dela não aparecer como bônus track é exatamente pra ilustrar que temos esse tipo de som como uma forte influência, ela tinha que ficar ali no meio mesmo, pois encaixa perfeitamente no contexto do CD como um todo.

Road to Metal: Em poucas palavras, como a banda definiria sua sonoridade para quem nunca a ouviu e está lendo esta entrevista agora?

Michael: Levando em conta as influências, estilos e mistura de sons diferentes que incorporamos no nosso trabalho, eu diria que somos uma banda de Metal Alternativo. Existem elementos de sobra do Metal e suas vertentes, mas existem elementos de tantos vários outros estilos. É a definição que melhor se encaixa.

Horror: Mas até ai também, vai da interpretação de cada um.



Road to Metal: Quais os planos para a banda após a turnê europeia? Teremos o sucessor de “The Absence of Hope” em 2014 ou é muito cedo para dizer? 

Horror: Com certeza! Inclusive já começamos a pensar individualmente em riffs, estruturas, linhas de batera. Eu costumo gravar ideias e riffs usando o gravador do celular mesmo, já devo ter material pra uns 300 CDs (risos)!

Michael: Já estamos pensando em começar a colocar as ideias em prática antes mesmo da turnê, pra já ter algo engatilhado pra quando voltar e já começar o trabalho. Somos uma banda muito nova, não pensamos em férias, descanso ou qualquer coisa relacionada a isso por um bom tempo.

Novo álbum em breve: "já começamos a pensar individualmente em riffs, estruturas, linhas de batera"

Road to Metal: Agradecemos o tempo investido nesta entrevista, sempre desejando que a Silent Cell obtenha o sucesso que o trabalho de vocês merece. Este espaço final é todo seu.

Horror: Obrigado a vocês da Road to Metal, por nos dar esse espaço e ajudar na divulgação do nosso trabalho. Segue abaixo nossos links pra quem tiver interesse e quiser ouvir algo diferente.
Valeu!

Acesse
Soundcloud (CD inteiro disponível para ouvir)

Leia nossa matéria sobre o álbum clicando aqui.

Entrevista e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: