sábado, 11 de maio de 2013

Clássicos: “Fear of the Dark” – 21 Anos de Clássico Absoluto do Rock Pesado

8º disco completo em estúdio da Donzela de Ferro completa 21 anos de grande sucesso


Se você perguntar para praticamente qualquer pessoa se esta conhece o nome de alguma música do Iron Maiden, por mais que ela não goste de Heavy Metal, tampouco de Iron Maiden, há grande probabilidade de responder “Fear of the Dark”.

Isso tudo devido ao grande sucesso, tanto entre os fãs, quanto comercialmente falando, do álbum homônimo lançado em 1992, que é especial por vários motivos.

Em 1992 saia o último álbum com Dickinson (antes da sua volta) e o 2º com Janick Gers

Primeiro, pois foi o último álbum de estúdio com Bruce Dickinson (até sua volta e o disco “Brave New World” de 2000), após mais de uma década como frontman de grande sucesso da banda. Em segundo lugar, tivemos, pela primeira vez em um álbum, um Eddie (mascote da banda) criado por outro artista que não o original Derek Riggs. Na ocasião, Melvyn Grant deu vida a uma versão bem diferente, mas ainda “macabra” de Eddie. Em terceiro, a banda se reergueu após o fraco (comercialmente falando) “No Prayer For the Dying” (1990), e a proposta de voltar ao Heavy Metal “mais básico” (após os discos do grupo virem se complexando a cada lançamento), passou a ser bem aceita, já que dessa filosofia surgiram 12 grandes canções que preenchem “Fear of the Dark”.

Turnê do álbum trouxe a banda pela 2º vez ao Brasil

De músicas rápidas, como a faixa de abertura “Be Quick or Be Dead”, que se equipara a “Aces High” em termos de velocidade, passando por músicas mais cadenciadas como “Afraid to Shoot Strangers” (que a banda está tocando na atual turnê que passará pelo Brasil em setembro), além de uma balada que transpira anos 90, uma mistura perfeita de Hard Rock com Heavy Metal em “Wasting Love”, até faixas que caíram nas graças dos fãs, mas ficaram de fora dos shows, como “Chains of Misery” e “Judas Be My Guide”, fechando com a seminal faixa-título, “Fear of the Dark” é, disparadamente, um dos 5 grandes álbuns de toda carreira da banda e, para muitos, o fim de uma era de sucesso, já que os outros dois lançamentos da década de 90 pós partida de Bruce não obtiveram a aceitação e o sucesso que se esperaria de uma banda de mega porte como a Donzela.

Cena do vídeo clipe de "Wasting Love"

Embora apenas “Fear of the Dark”, a música, seja executada religiosamente nos shows, é inevitável reconhecer que as faixas citadas no parágrafo anterior, por exemplo, mostram uma banda em grande forma, com uma produção melhor (méritos de Martin Birch (R.I.P.) em seu último trabalho antes da aposentadoria), sons mais orgânicos (raros efeitos de teclados foram utilizados), refrãos ótimos para cantar ao vivo (o que sempre foi um ponto forte do grupo). Enfim, adjetivos não são suficientes para descrever esta obra que, mesmo passados mais de duas décadas, segue em alta, está na pele da galera (camisetas, tatuagens) e é toda especial para os fãs brasileiros, afinal, foi na turnê desse LP que a banda veio ao país pela segunda vez, com shows em Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Agora é aguardar os shows da banda no Rio de Janeiro (Rock in Rio), São Paulo/Sp e Curitiba/PR em setembro e poder conferir, além de tantos outros cla´ssicos da carreira, duas faixas deste álbum que hoje completa 21 anos de uma história de grande sucesso.

Up the Irons


Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Iron MAiden
Álbum: Fear of the Dark
Ano: 1992 
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal
Gravadora: EMI

Formação
Bruce Dickinson (Vocal)
Janick Gers  (Guitarra)
Dave Murray (guitarra)
Steve Harris (baixo, voz de apoio)
Nicko McBrain (bateria)



Tracklist
01. Be Quick or Be Dead
02. From Here to Eternity
03. Afraid to Shoot Strangers 
04. Fear Is the Key 
05. Childhood's End 
06. Wasting Love 
07. The Fugitive
08. Chains of Misery 
09. The Apparition
10. Judas Be My Guide
11. Weekend Warrior 
12. Fear of the Dark 

Assistya abaixo os vídeo clipes promocionais do álbum

"Be Quick or Be Dead"

"From Here to Eternity"

"Wasting Love"

Nenhum comentário: