domingo, 26 de maio de 2013

Avantasia: Mudando os Convidados, Mas Mantendo a Fórmula


6º álbum do projeto de Tobias Sammet aposta na mais recente fórmula com sucesso

Depois do megalomaníaco projeto de lançar dois álbuns simultâneos em 2010 (os ótimos “The Wicked Symphony” e “Angel of Babylon”) e se afastar cada vez mais do Power Metal clássico desenvolvido no início dos anos 2000, o projeto de Tobias Sammet (vocal e baixo) chega ao seu 6º álbum em 2013, com a principal característica de apresentar a presença de nomes inéditos e a ausência de figuras carimbadas do Avantasia.

Gravado e produzido pelo guitarrista Sascha Paeth em 2012, mas lançado apenas em abril deste ano, envolto em muito mistério e alarido através da divulgação de cada novo convidado especial que estaria no álbum, “The Mystery of Time” parece ter decepcionado uma parcela do público. O motivo, segundo muitos, foi o fato de Sammet não ter cumprido a promessa de um álbum assemelhado com os clássicos “The Metal Opera I” e “II” (o tema do enredo, complexo, parece ser a única coisa que remete aos citados discos). Além disso, figuras tradicionais como Jorn Lande, Andre Matos e Kai Hansen não deram as caras (ou melhor, as vozes) no álbum.

Kullick e Sammet anos atrás
Por outro lado, Sammet pôs em prática seu antigo desejo de ter grandes outros nomes da cena Hard Rock, como o guitarrista Bruce Kullick (ex-Kiss), que toca em duas faixas. Aliás, Sammet chegou a cantar em uma música do disco solo de Bruce. Além dele, outra aclamada figura a debutar no projeto foi Eric Martin, lendário vocalista do Mr. Big, que empresta seu talento a bela “What’s Left of Me” (balada muito superior a fraca “Sleepwalking”). Também nos brinda com sua voz Joe Lynn Turner (ex-Rainbow, ex-Deep Purple) em nada menos que 4 faixas das 10 do álbum, em um trabalho encorpado e digno de se tirar o chapéu.

Mas uma das participações mais comemoradas e destacadas é, certamente, Biff Byford (Saxon). O velho frontman empresta sua experiência em três das melhroes faixas do disco, a saber, “Black Orchid” (bastante sinfônica), "Savior in the Clockwork" (uma das faixas épicas do álbum e mais cumpridas: mais de 10 minutos) e a faixa-título. Em todas, Byford mostra porque é um dos melhores vocalistas (e mais injustiçados também) da chamada NWOBHM.

Cena de "Sleepwalking", single e, de longe, a pior faixa do álbum

Mas não pensem que Tobias esqueceu velhos companheiros, que trabalharam já em outras grandes canções da banda. Cito o meu favorito, Bob Catley (Magnum) que, embora uma presença mais modesta neste trabalho, foi o responsável pelo momento mais belo do álbum, em “The Mystery of Time” (não vou descrever, ouça e confira). Além dele, Cloudy Yang, que debutara em uma ótima canção no álbum anterior, agora aparece na mais fraca do álbum e, não por acaso, single “Sleepwalking”. De longe, pior música promocional do projeto e que nem o talento de Tobias para criar músicas românticas, nem a bela voz de Yang, salvaram (assista abaixo).

Tobias e Byford no estúdio
Só para fazer jus, cito também a significativa participação de Arjen Lcassen (Ayreon, Star One) e sua guitarra e Oliver Hartmann que desta vez não solta o gogó (um dos meus vocalistas preferidos da banda), mas contribui com ótimas guitarras em  "Where Clock Hands Freeze" e "Dweller in a Dream". Nestas duas citadas, quem domina os vocais é o sempre presente e indispensável Michael Kiske (Unisonic, ex-Helloween), quem Tobias não ousa deixar de fora, afinal, uma das mais belas vozes de todos os tempos do Heavy Metal.

A primeira canção não single a ser divulgada deu ares de que um grande álbum viria (o que realmente aconteceu, afinal). Falo de “Invoke the Machine” que traz a estreia do vocalista Ronnie Atkins (Pretty Maids) no projeto, numa das melhores e mais Power Metal canção do disco. Vale por metade do disco!
Tobias e Bob Catley

“The Mystery of Time” foi, dos últimos 4 discos, aquele que mais me agradou já na primeira audição, embora, ao ir amadurecendo a audição ao longo dos dias, você começa a perceber que, apesar de usar a mesma fórmula do sucesso de discos como “The Scarecrow”, ainda é cedo para que este álbum marque história na carreira do Avantasia. Mas uma coisa é inegável: há uma nítida evolução e a clara mensagem de que Tobias encontrou a sonoridade ideal para manter o seu projeto no topo das chamadas Metal Opera em todo o mundo.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Avantasia
Álbum: The Mystery of Time
Ano: 2013 
País: Alemanha



Formação fixa
Tobias Sammet (Vocal e Baixo)
Sascha Paeth (Guitarra)
Miro (Teclados)
Russell Gilbrook (Bateria)

Guitarristas convidados
Bruce Kulick (Faixas 3, 6, 10)
Oliver Hartmann (Faixas 4, 7)
Arjen Anthony Lucassen (Faixa 2)

Vocalistas convidados
Joe Lynn Turner (Faixas 1, 2, 6, 10)
Michael Kiske (Faixas 4, 6, 9)
Biff Byford (Faixas 3, 6, 10)
Ronnie Atkins (Faixa 7)
Eric Martin (Faixa 8)
Bob Catley (Faixa 10)
Cloudy Yang (Faixa 5)

Tracklist
01 - Spectres
02 - The Watchmakers' Dream
03 - Black Orchid
04 - Where Clock Hands Freeze
05 - Sleepwalking
06 - Savior in the Clockwork
07 - Invoke the Machine
08 - What's Left Of Me
09 - Dweller in a Dream
10 - The Great Mystery

Acesse e conheça mais sobre o projeto

Assista ao vídeo clipe oficial de “Sleepwalking”


Veja o lyric vídeo para “Invoke the Machine”


Nenhum comentário: