quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Clássicos: Battleaxe - A Banda Que Não Teve Sorte!


Não é difícil encontrar boas bandas e bons álbuns quando se fala em New Wave of British Heavy Metal, mas essa é com certeza uma das mais importantes bandas do gênero, seu nome é Battleaxe, formada no inicio dos anos 80 sob o nome de Warrior, mas foi na cidade de Newcastle que logo mudaram seu nome para o atual.

Após alguns shows pela cidade, gravaram uma demo nomeada "Burn This Town", chamando muita a atenção da Roadrunner Records, cujo resultado foi um dos maiores e mais espetaculares álbuns de Heavy Metal da história. "Burn This Town" foi lançado em 1983, com riffs pegajosos, baterias desconcertantes e vocais marcantes, isso fazia o Battleaxe despontar como a maior banda oitentista de todos os tempos, destaque para os clássicos "Burn This Town", "Ready To Deliver", "Dirty Rocker" e "Running Out Of Time".

O sucesso não pararia por aí, em 1984 é lançado um dos maiores petardos da história da NWOBHM, o excelente "Power From The Universe", um álbum perfeito, tudo em sintonia e se encaixando perfeitamente, sem nenhuma parte negativa. "Power From The Universe" acompanharia a melhor música deles até hoje, "Chopper Attack".


As coisas só podiam melhorar, e em 1984 foram a banda de apoio do Saxon para o show no Hammersmith Odeon e em todo Reino Unido na turnê do álbum "Crusaders", também tocaram ao lado de Twisted Sister e Anvil em uma Turnê nos EUA. Alguns grandes empresários de uma gravadora chamada Atlantic Records se interessaram no trabalho do Battleaxe, e após o show no Hammersmith eles queriam que a banda se apresentasse para eles, então uma bomba cai em meio a essa que seria a maior grupo de Heavy Metal britânico: o guitarrista Steve Hardy, por motivos desconhecidos, saiu do Battleaxe e perdeu aquela que seria o topo mais alto conquistado até o momento. O Battleaxe se desestabilizou e só voltou a ter uma formação com o espírito da antiga dois anos depois.

Brian e Dave, ainda da formação original, estabilizaram as coisas entre 1985 e 1987, quando o guitarrista Mick Percy e o baterista Paul AT Kinson se juntaram a eles, ainda conseguiram gravar uma compilação chamada "Welcome To The Metal Zone - Chopper Attack". Já no fim dos anos 80 e inicio dos anos 90 a banda fez muitos shows locais, e até gravaram algumas músicas novas, mas com a infestação Grunge o clima do Rock local tinha mudado, e as coisas ficaram difíceis para o Battleaxe no Reino Unido. 

O guitarrista Mick seguiu a cena do Rock local, o baterista Paul se juntou aos integrantes da banda de Folk Skyclad, Dave e Brian tinham seu próprios projetos pessoais que duraria para os próximos 10 anos. Então, em 2007, Dave e Paul se juntaram e começaram a discutir aquilo que seria o futuro do Battleaxe, fazendo assim com que ela voltasse à ativa, por incrível que pareça, Paul e Brian estavam trabalhando em relançamentos de sucessos do fim dos anos 80.

Passado meses árduo de trabalho, Dave e Paul conseguiram convencer os ex-integrantes Brian e Mick a voltarem a gravar, então a banda se reuniu para registrar o vídeo de "Chopper Attack" do álbum "Power From The Universe", lançado em 1983. A resposta desse vídeo não pudera ser outra, público do mundo inteiro começou a entrar em contato, e o Battleaxe voltava ao underground novamente, começando do zero.


Então em dezembro de 2007 o Battleaxe pensa em fazer um vídeo com uma canção intitulada de "The Self Destruction Machine", que novamente da errado devido as condições financeiras, a ideia então foi tentar a gravação de um novo álbum que seria intitulado de "Heavy Metal Sanctuary", mas antes da gravação o grupo foi convidado a tocar no festival Headbangers Open Air na Alemanha, que incontestavelmente foi um dos seus melhores shows, encorajando-os a gravarem o novo disco.

Em 2011 deram inicio as gravações de "Heavy Metal Sanctuary", e depois de muitos desentendimentos e atraso de um ano a banda entrou no estúdio para finalizar e mixar. O tempo começaria a apertar e o dinheiro diminuir novamente, mas o álbum seria finalizado no final de 2012 com ajuda do produtor Fred.

Então "Heavy Metal Sanctuary" é lançado, e como de costume um ótimo álbum novamente, sem deixar as veias oitentistas que ficam na cabeça facilmente, e certamente a música de mais respaldo foi a própria que intitulou o álbum, mas a banda continuaria no underground mesmo com um bom lançamento. O Battleaxe não despontaria no sucesso novamente.

Em 2013 as coisas melhorariam, um bate-papo entre Dave King e uma grande gravadora, a SPV Steamhammer Records, fez com que em julho de 2013 Dave assinasse um contrato de distribuição de dois álbuns, o "Heavy Metal Sanctuary" e um quarto disco que está marcado para 2014.




Battleaxe: Tempos de Glória

Apesar de pouco conhecida, o Battleaxe é uma das bandas mais importantes da história do New Wave of British Heavy Metal, por começar no fim dos anos 70 e início dos anos 80, além de abrirem espaço para outras bandas despontassem na cena local.
          
O álbum que já começa destruidor, com riffs marcantes e solos desconcertantes, consolida o Battleaxe como uma das principais bandas da NWOBHM, com a sonoridade crua de "Burn This Town" mostram o melhor do gênero lançado em 1980, esse álbum está entre os 10 melhores do Heavy Metal britânico.

A sua primeira faixa, "Ready to Deliver", mostra tudo que este clássico tem a oferecer, música impecável onde tudo se encaixou perfeitamente;  já "Her Mama Told Her" mostra a cara da NWOBHM.

Essa mereceria um texto só para ela, a terceira faixa e um dos melhores singles do grupo, "Burn This Town" é um petardo, uma composição que foge de todos os padrões questionáveis, um dos maiores clássicos até hoje do Heavy Metal mundial, ousaria dizer que é um dos hinos da New Wave Of British Heavy Metal, linha vocal única, com linhas de baixo extremamente audíveis e solos que lembram muito aqueles anos 70 maravilhosos, que foram levados para a década seguinte.


O Rock’n Roll anos 70 não é esquecida na faixa "Dirty Rocker", uma aula de bom e velho Heavy Metal, que na sequência traz uma ótima demonstração de Heavy Metal tradicional com a faixa "Overdrive", tudo muito bem executado. 

As veias do Hard Rock são muito bem demonstradas logo em seguida, com a "Running of Out Time" lembrando muito os clássicos de Kiss e AC/DC; e quando todos pensam que a energia acabou depois de tantos infartos, o Battleaxe volta com todo seu Speed com a música que intitula o nome da banda "Battleaxe", a condução da bateria parece que nunca vai acabar, alem com riffs poderosíssimos, sendo considerada por muitos um clássico do Speed Metal.

"Star Maker" faz você parar para ouvir e ver de onde muitas bandas famosas de Heavy Metal do anos 80 tiraram suas inspirações, as guitarras têm um lance atmosférico, o baixo não para um segundo, vocais sem muita frescura e puxando um resquício mesmo que pouco do Punk.


"Thor – Thunder Angel": seu nome já diz tudo "Thor – O Anjo do Trovão", sua letra seria algo épico, com um tema forte, esta faixa traz toda a personalidade da banda, e seu conhecimento mitológico; e pra fechar com chave de ouro "Hands Off", a minha preferida, Heavy Metal de extrema categoria, com um final surpreendente.

Nossa! Finalmente chegando "nos finalmente", uma banda pouco conhecida, mas que com certeza foi um dos maiores pilares para que novos grupos dessa "onda" pudessem chegar e desempenhar seu papel.


Revisão/edição: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Battleaxe
Cidade: United Kingdom
Álbum: Burn This Town
Ano: 1983
Gênero: New Wave Of British Heavy Metal
Gravadora: Roadrunner Records

Formação:
Dave King (Vocal)
Steve Hardy (Guitarra)
Bri Smith (Baixo)
Ian Thompson (Bateria)



Tracklist:
01 Ready To Deliver
02 Her Mama Told Her
03 Burn This Town
04 Dirty Rocker
05 Overdrive
06 Running Out Of Time
07 Battleaxe
08 Star Maker
09 Thor-Thunder Angel
10 Hands Off

Acesse e conheça mais a banda


Clip Oficial "Chopper Attack"



"Heavy Metal Sanctuary":


"Burn This Town" (Ao vivo no Headbangers Open Air)



Nenhum comentário: