segunda-feira, 18 de abril de 2011

Symphony X – Ícones do Metal Progressivo Mundial - Passado, Presente e Futuro

Banda é um dos maiores ícones do Prog Metal mundial

O tipo de som que costumeiramente classificamos como Metal Progressivo, tem poucas bandas que podem ser consideradas realmente grandes e de influência mundial. Podemos citar, claro, Dream Theater e Shadow Gallery, que, ao longo de seus trabalhos, redefiniram a proposta do Rock Progressivo.

Porém, talvez apenas a Symphony X manteve os pés no Metal Progressivo, sempre valorizando o peso e a harmonia, sem soar muito macio ou pomposo, características que, por vezes, encontramos nas demais bandas do gênero.

A banda norte-americana é formada pelo “trio Mike” com Michael “Mike” Romeo (Guitarras), Michael Pinnella (Teclados) e Michael Lepond (Baixo), além de Jason Rullo (Bateria) e Russel Allen (Vocais).

O grupo possui álbuns clássicos, como “The Damnation Game” (1995), “The Odyssey” (2002) e o mais recente “Paradise Lost” (2007), que finalmente colocou a banda num patamar mais que merecido.

Sir Russel Allen nos falou com exclusividade sobre a Symphony X e seu novo projeto

Às vésperas de lançar seu mais novo e esperado álbum “Iconoclast”, conversamos com Sir Russel Allen, dono de uma das melhores vozes do Metal atualmente (e workaholic do Metal, tendo participado de discos com Jorn Lande, Star One, Avantasia, Ayereon, dentre outros).

Nas linhas abaixo, você poderá conferir esse bate-papo com o vocalista que, além de empolgado pelo novo trabalho, também está ansioso pelos shows no Brasil (especialmente em Porto Alegre, quando tocarão ao lado do Pain of Salvation), que acontecerão em junho (são três shows no Brasil que você confere ao final da entrevista). Também se destaca o assunto Symphony X Vs. Dream Theater (conflito que muitas pessoas pensam existir) e, claro, o convite para cantar num dos novos projetos de Mike Portnoy (ex-Dream Theater).

Mas, chega de conversa. Com vocês, Sir Russel Allen!

Road to Metal: Primeiramente gostaria de agradecer ao Symphony X por esta entrevista exclusiva para o nosso blog Road To Metal.

Russel Allen: Obrigado a vocês por nos receber.

RtM: Vocês estão prestes a lançar no mercado o novo trabalho da banda intitulado de “Iconoclast” o que os fãs podem esperar deste novo álbum?

Russel Allen: O novo álbum é repleto de riffs! É um pouco mais pesado que o álbum anterior (Paradise Lost – 2007), mas ainda é muito melódico. O tema do álbum é baseado no conceito de tecnologia, tento sobre a humanidade.

RtM: Vocês já vêem fazendo alguns shows e já estão executando algumas músicas do novo álbum, como esta sendo a reação dos fãs?

Russel Allen - A reação dos fãs ao novo material tem sido grande! Ficamos muito felizes com as respostas que temos recebido todas as noites com relação às novas músicas.

Uma das capas do novo álbum da banda: lançamento na Europa e América do Norte em junho

RtM: Está é a terceira vez que vocês tocam em Porto Alegre. Realmente nos sentimos privilegiados com este retorno, mas agora vocês retornam com um show conjunto com a banda Pain Of Salvation. De onde surgiu está idéia?

Russel Allen - Estamos muito animados para voltar a Porto Alegre e à América do Sul em geral. Não tenho a certeza que foi a idéia de ter Pain Of Salvation tocando conosco, mas estamos felizes em tê-los. Vai ser um show matador.

RtM: Em 1997 após a turnê de divulgação do 3º álbum “The Divine Wings Of Tragedy”, Jason Rullo (bateria) anuncia sua saída da banda, como vocês reagiram com a saída de Jason naquela época?

Russel Allen - Foi difícil, eu tinha acabado de entrar na banda e de repente ele se separou por motivos pessoais. Parecia que nós estávamos sempre correndo em bloqueios de estradas no início de nossa carreira. Mas, felizmente, ele voltou e nós percorremos um longo caminho desde então.

RtM: Após o lançamento de “Twilight in Olympus” (1998) Thomas Miller (baixo) e Thomas Wailing (baterista que substituiu Jason e gravou o álbum Twilight in Olympus) anunciaram que iriam deixar a banda, como vocês lidaram com estás situações prestes a fazer uma turnê pela Europa?

Russel Allen comandando o ataque ao vivo da Symphony X

Russel Allen - Era outra vez outro grande revés. Nós sabíamos que tínhamos que passar por esses problemas ou a banda não iria continuar. Foi uma época difícil, mas nós chegamos juntos e seguimos em frente. O resto é história.

RtM: E como foi à entrada de Mike Lepond (baixista) para banda?

Russel Allen - Demorou um pouco para encontrar um substituto para Miller. Tom era um excelente baixista. Sabíamos que teríamos problemas para obter uma nova cara. Felizmente, temos Lepond, quando ele se juntou a nós todos sentimos que, finalmente, esta era uma banda.

RtM: Após estes momentos conturbados em 1998, em 1999 a banda retorna ao estúdio e lança o álbum “V: The New Mythology Suíte” um álbum conceitual super trabalhado, gostaria que vocês nos explicassem os mistérios de “V” e como foi gravar este álbum.

Russel Allen - Me recordo que foi a primeira vez que tentei criar um álbum conceitual. Foi um grande desafio. Tínhamos pegado de fontes diferentes histórias sobre a Atlântida para criar o album. Foi a primeira vez que tinha usado tanto arranjos orquestrais. A mensagem do álbum é a unidade, o poder da unidade e da força destrutiva que é liberada quando a unidade e o equilíbrio é quebrado. Este disco foi o precursor de tudo o que iríamos fazer nos álbuns depois, e ainda hoje ecoa através das nossas obras.

RtM: Russel, nos conte como foi o convite em gravar um álbum com o lendário baterista Mike Portnoy (ex-Dream Theater), e o que podemos esperar desta parceria.

Russel Allen - Eu estava trabalhando com Mike Orlando em um monte de músicas de rock para uma nova banda, nós estamos criando juntos. Eu e Portnoy queríamos trabalhar juntos por um longo tempo e eu pensei que ele gostaria do que eu estava criando com o Orlando. Enviei-lhe algumas demos e era realmente o que ele estava procurando. A música é para frente, todos os negócios, badass heavy metal Rockin '! Eu acho que as pessoas vão se surpreender com o que nós vamos fazer. É muito legal.

Russel com Mike Portnoy (ex-Dream Theater): amizade rendendo novo projeto

RtM: Como é a relação entre as duas bandas ícones do Prog Metal mundial? A mídia chegou a divulgar que tanto o Symphony X e o Dream Theater não tinham uma boa relação. Isto é real?

Russel Allen - Isso é tudo besteira. Nós nos damos muito bem.

RtM: Muitos fãs associam o Symphony X ao Dream Theater, fazendo comparações entre as bandas. O que vocês acham disso?

Russel Allen - Definitivamente, existem algumas semelhanças. Mas eu sinto que nos somos mais metal e eles são mais rock.

RtM: Após o lançamento de “Paradise Lost”(2007), vocês embarcaram em uma grande turnê de divulgação, passando por diversos países, o que banda tirou de proveito desta extensa tour?

Russel Allen - Foi o ciclo maior e mais longo de nossas vidas esta turnê nos levou a muitos lugares ao redor do mundo. Estamos ansiosos para fazê-lo novamente com este novo álbum.

RtM: Agradeço a vocês pelo tempo cedido e por está maravilhosa entrevista, deixe uma mensagem ao seus fãs gaúchos que esperam ansiosamente por mais um grande show.

Russel Allen - Nós mal podemos esperar para o show! É sempre um bom momento de partilha de uma noite de música com todos vocês. Prepare-se porque o show vai BOMBAR!


Entrevista: Renato Sanson

Introdução: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação e Ian Pollard


Datas no Brasil

4 de Junho – São Paulo, Brasil: Via Funchal
5 de Junho – Rio de Janeiro, Brasil: Fundição Progresso
7 de Junho – Porto Alegre, Brasil: Bar Opinião com Pain of Salvation


Compre ingresso para os shows online:

Porto Alegre (com Pain of Salvation): http://www.ticketbrasil.com.br/pain-of-salvation-symphony-x-poa

Rio de Janeiro: http://www.fundicaoprogresso.com.br/index.php?page=Internas.loja

São Paulo: http://www.viafunchal.com.br/shows.asp?ID=502


Site oficial

http://www.symphonyx.com/

Veja vídeos oficias da banda

“Set the World on Fire”

http://www.youtube.com/watch?v=GUn4jXZko5E

“Serpent’s Kiss”

http://www.youtube.com/watch?v=ABJrkSvWEU0

Um comentário:

Tiago.Valcarenghi disse...

Boooa ROAD, entrevista fantástica com uma das maiores vozes do metal mundial. Agora é aguardar que dia 7 de junho SX e PoS vão destruir no opinião!