terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Terra Prima: Uma das Grandes Revelações de 2010


Que ano este de 2010. Se por um lado tivemos coisas negativas, várias foram as revelações do Metal mundial e, o que mais interessa, nacionais.Uma dessas gratas surpresas foi a Terra Prima.

O grupo de Recife trouxe à vida seu primeiro álbum completo que de cara agradou a mídia especializada e os fãs do Power Metal (ou Metal Melódico como se costuma chamar aqui no Brasil).

Seu debut chama-se “And Life Begins” (2010). Titulo mais que justo para essa jovem banda formada em 2004 e que já vinha conquistando seu espaço no circuito pernambucano de Metal.

Este disco não é seu primeiro lançamento. No ano de estréia liberaram a promo-cd “Life Carries On” e dois anos depois o EP “Step By Step”, que elevou o nome do grupo para uma escala extra estadual. Além disso, o grupo abriu shows de vários grandes nomes do Metal nacional e alguns internacionais, forma essa mais que adequada para se fazer conhecer.

Neste ano, a banda formada por Daniel Pinho nos vocais, Diego Veras e Otavio Mazer como dupla de guitarristas, João Nogueira nos teclados, Pedro Diniz no baixo e Tiago Guima na bateria, chegou finalmente com seu álbum completo.

Contando com 11 músicas e pouco mais de cinqüenta minutos de duração, o disco traz a proposta de um Prog/Power Metal, destacando bastante as melodias nos vocais de Pinho, que é um dos destaques dessa revelação nacional.

Mostrando a força e ousadia desse nome, trazem algumas participações especiais, como Gilmar Bolla 8, da Nação Zumbi, na “estranha” mas culturalmente local “GateZzzZzz”, que é a introdução do álbum. Também Andria Busci do Dr. Sin participa em “New Dawn” e Rafael Bittencourt do Angra toca e canta (ao lado também da cantora Babi Jaques) na ótima “Essence”, que fecha o disco.

Aliás, falando em Angra, a sonoridade do disco remete ao que fora feito pelo Angra nos seus primeiros álbuns. Logo vem a cabeça “Holy Land” (1996), por ser um disco direto, mas com muita melodia, riffs rápidos da dupla de guitarristas. Aliás, grandes destaques do álbum também.

Inclusive o vocal de Pinho chega, nas notas altas, muito próximo ao de André Matos (ex-Angra, Shaman, Viper), mas não soando tão agudo quanto ao do renomado vocalista. Pinho provavelmente receberá maior reconhecimento conforme a banda for sendo conhecida.

Como todo grande álbum, em “And Life Begins” não deixa a qualidade cair durante todo o disco. Se a introdução serve apenas como elemento sonoro cultural (que sempre é louvável de encontramos nos trabalhos das bandas brasileiras), a música de trabalho “Time to Fly” (tem seu vídeo clipe quase finalizado) já mostra a que veio a Terra Prima.

Outros grandes destaques ficam para “Rage”, a linda balada “Step By Step” (com vocais de fundo altamente beatleanos) e a já lembrada “Essence”, para mim a melhor do disco e que encerra esse primeiro trabalho completo dessa nova revelação do Metal nacional.

Agora é os produtores de eventos de todo o Brasil agendarem shows com esse grupo que, num país em que o Prog/Power Metal é um dos gêneros com maior número de bandas, nos brinda com um grande álbum e mostra que esse gênero está voltando com grandes revelações.

Ao lado de Soulspell, Tierramystica e Caravellus, podemos colocar Terra Prima como uma das maiores revelações do Metal deste ano. Confira e valorize o Metal nacional.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Divulgação e Mirrelle Cordeiro (ao vivo)


Ficha Técnica

Banda: Terra Prima

Álbum: And Life Begins

Ano: 2010

País: Brasil

Tipo: Prog/Power Metal

Formação

Daniel Pinho (Vocal)

Diego Veras (Guitarra)

Otavio Mazer (Guitarra)

João Nogueira (Teclados)

Pedro Diniz (Baixo)

Tiago Guima (Bateria)

Tracklist

1. GateZzzZzz
2. Time to Fly
3. Rage
4. Await the Story's End
5. New Dawn
6. Prelude to Life
7. And Life Begins
8. Step By Step
9. Gain
10. Life Carries On
11. Essence

Conheça a banda

http://www.myspace.com/terraprima

http://terraprima.wordpress.com/

Making Of de gravação

http://www.youtube.com/watch?v=K2YWvbdqSbs

Nenhum comentário: