domingo, 19 de dezembro de 2010

Circle II Circle Quase Lá... Mas Ainda Não


Ainda não foi dessa vez que a banda de Zak Stevens (ex-Savatage) Circle II Circle conseguiu superar-se.

Enquanto muitos fãs estão satisfeitos com o álbum (considerando-o superior e muito ao seu antecessor), outra parcela significativa sentiu-se decepcionada e, incluído aqui, este que vos escreve.Lançando neste ano seu quinto álbum chamado “Consequences of Power” (2010), tem dividido os fãs e a mídia especializada.

Obviamente que na sua banda lendária boa parte das composições eram assinadas por Jon Oliva (atualmente no Jon Oliva’s Pain) e isso por si só já é uma covardia. Mas a verdade é que ouvindo Circle II Circle agora, parece estarmos ouvindo a mesma banda pecando nas composições.Longe de ser um álbum ruim, a questão é que o disco não faz nem cócegas. Talvez a falta de inspiração nas composições seja o principal motivo de não termos grandes álbuns da banda, ao nível que estávamos acostumados a ouvir quando Stevens era o frontman do Savatage ou quando dos dois primeiros discos da banda.

Mas antes que os fãs parem de ler, há pontos positivos. O peso que a banda tentou inserir no “Desilusions of Grandeur” (2008) aqui está mais orgânico e natural. Não é aquela coisa forçada do disco citado.

Além disso, Zak Stevens está cantando como sempre, sem deixar cair a qualidade, embora traga poucos momentos tão marcantes quanto os que fizera para o projeto brasileiro Soulspell Metal Opera, por exemplo.

Há músicas interessantes como a faixa-título, a melhor do álbum. “Blood of An Angel” é muito bonita, com a melhor performance de Stevens (quase lembrando as belas baladas do Savatage). “Out Of Nowhere” destaca o baixo (aliás, este é o álbum em que o instrumento mais é audível), com um bom refrão. Além dessas, merece atenção “Take Back Yesterday” que é a única unanimidade positiva entre os fãs.

Enquanto seu antecessor estabeleceu a sonoridade do grupo, mas pecou no peso, “Consequences of Power” não revoluciona, estando estagnado, mas ao menos possui canções que se destacam.

Responsabilidade da produção, da gravadora, dos músicos? Difícil dizer. Sabemos que num mundo com tantas bandas surgindo todos os dias, é complicado um grupo se destacar, mesmo que o mesmo tenha um grande vocalista como Zak Stevens.

A verdade é que a banda de Zak Stevens não vive à sombra do Savatage ou Jon Oliva’s Pain (banda que os músicos do inicio da carreira do Circle II Circle integram agora), mas as tentativas de emplacar grandes discos tem sido frustradas, tendo apenas como clássico o álbum de estréia “Watching in Silence” (2003).

Curiosamente, esse disco de estréia contou com a co-autoria e participação de Jon Oliva e Chris Caffery (Savatage). Talvez esteja aí a fórmula para o único grande álbum do Circle II Circle, além do fato de que nenhum dos integrantes originais além de Stevens permanecem na banda.

Quem sabe na próxima. Enquanto isso, os brasileiros poderão conferir a turnê do álbum com shows em Campinas (11/02/11) e São Paulo (12 e 13/02/11), sendo que a última apresentação será acústica.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: Circle II Circle

Álbum: Consequences of Power

Ano: 2010

País: EUA

Tipo: Heavy Metal/Prog Power Metal


Formação

Zak Stevens (Vocal)

Mitch Stewart (Baixo e Teclados)

Andy Lee (Guitars)

Johnny Osborn (Bateria)

Tracklist

01. Whispers In Vain
02. Consequence Of Power
03. Out Of Nowhere
04. Remember
05. Mirage
06. Episodes Of Mania
07. Redemption
08. Take Back Yesterday
09. Anathema
10. Blood Of An Angel

Conheça a banda pelo seu site: http://www.circle2circle.net/

Nenhum comentário: