segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Amorphis: Finalmente Ao Vivo



Um dos grupos mais bem sucedidos da Finlândia comemorou 20 anos de história em 2010. Tanto com a regravação de alguns clássicos em estúdio com o álbum comemorativo “Magic & Mayhem – Tales From The Early Years” (2010), quanto com o DVD/CD “Forging the Land of Thousand Lakes” (2010) (primeiro da banda), a Amorphis mostra porque é um dos grupos mais queridos, não apenas lá, mas especialmente na gélida Finlândia.



Como devem saber, a Finlândia é um dos países que o Metal tem realmente vez nas vendagens, não sendo incomum as bandas de lá apontarem como as que mais vendem dentre todos os estilos de música que por lá são produzidos. Um país com tamanha cultura no Metal é algo de se admirar e invejar.

E a Amorphis é uma dessas bandas que ora ganha menção honrosa, ora disco de ouro pela vendagem de algum trabalho seu, além de figurar nas paradas durante semanas com seus lançamentos.



Atualmente formado pelos fundadores Esa Holopaianen (guitarra solo), Tomi Koivusaari (guitarra base) e Jan Rechberger (bateria), o vocalista Tomi Joutsen, o baixista Niclas Etelävuori e o tecladista Santeri Kallio, a banda consolidou tal formação em 2005 e está em estúdio gravando o sucessor do aclamado “Skyforger” (2009) a ser lançado ano que vem.

Aqui quero falar do disco/DVD ao vivo citado, que remete ao título do segundo álbum da banda “Tales From the Thousands Lakes” (1994). Amorphis, caracterizada por um som entre o Prog Metal, o Folk e o Death (este menos evidente, embora seja a sonoridade inicial da banda), é espetacular. Suas duas décadas de história deveriam dispensar apresentações, mas infelizmente ainda há muita gente que não caiu nas graças desse grupo finlandês.



O álbum é dividido em dois CDs (o DVD também, contando com mais material e é o que nos referiremos aqui como base). No primeiro, consta a gravação no show em Oulu realizado em 2009. São 16 faixas ao vivo que também foram gravadas em vídeo e constam no DVD.

Dando um panorama geral na carreira, há bastante destaque para as novas composições, especialmente do álbum “Skyforger” (2009). A interação com o público e a produção do disco nos colocam dentro de um show do grupo, com o som do público não muito alto e a técnica dos músicos evidenciando a qualidade desse primeiro ao vivo da banda.



Destaques para “Silver Bride”, “Sampo”, “The Castaway”, “Alone” e “Sky is Mine”.

O segundo disco conta com a participação do Amorphis no Summer Breeze Open Air 2009 (também presente no DVD) e não apresenta novidades em relação ao primeiro, executando as mesmas músicas, embora em menor número.



Mas o que o segundo CD/DVD traz de interessante são as regravações em estúdio (que no DVD são videoclipes). São sete músicas com a atual formação, além de “raridades” como a música “My Kantele” e uma entrevista no programa Jyrki TV Show em 1996.

Já estava mais do que na hora de termos um trabalho ao vivo do Amorphis, grupo que preza pelas composições bem construídas, com feeling e peso, criando uma sonoridade que só oriunda da Finlândia para ter tamanha qualidade.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão Ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Denis Goria, A. Ibragimov, S. Ivanova

Ficha Técnica

Banda: Amorphis
Álbum: Forging the Land of Thousand Lakes (DVD/CD ao vivo)
Ano: 2010
País: Finlândia
Tipo: Prog Metal/Doom Metal

Formação

Esa Holopaianen (Guitarra)
Tomi Koivusaari (Guitarra)
Jan Rechberger (Bateria)
Tomi Joutsen (Vocal)
Niclas Etelävuori (Baixo)
Santeri Kallio (Teclados)



Tracklist DVD 1

01. Silver Bride
02. Sampo
03. Towards And Against
04. The Castaway
05. Smithereens / The Smoke
06. Majestic Beast
07. Alone
08. Silent Waters
09. Divinity
10. Elegy Medley
(Against Widows / Cares / On Rich And Poor)
11. From The Heaven Of My Heart
12. Sky Is Mine
13. Magic And Mayhem / Black Winter Day
14. Sign From The North Side
15. House Of Sleep
16. My Kantele

Tracklist DVD 2

01. Leaves Scars
02. Towards And Against
03. From The Heaven Of My Heart
04. Against Widows
05. The Castaway
06. Sampo
07. Silver Bride
08. Alone
09. The Smoke
10. My Kantele
11. House Of Sleep
12. Magic And Mayhem
13. Black Winter Day
14. My Kantele
15. Against Widows
16. Divinity
17. Alone
18. Evil Inside
19. House Of Sleep
20. The Smoke
21. Silent Waters
22. Silver Bride
23. From The Heaven Of My Heart
23. My Kantele (Jyrki TV show, 1996)
24. Interview (Jyrki TV show, 1996)

Conheça a banda:

Site Oficial (com links para Myspace, Facebook e Twitter)

Nenhum comentário: