terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Narnia: Maior Nome do Heavy Metal Cristão


Suécia não é apenas o país do Death Metal “melódico”. É de lá o maior nome do chamado Metal Cristão, ou White Metal mundial.

Chamado Narnia, o grupo sueco é referência quando o assunto é Power Metal com temas voltados à conscientização ambiental, humana e religiosa. Mas antes que os céticos atirem pedras no blog, vale lembrar que o que interessa em primeiro lugar é a sonoridade.

No caso da banda, seu Power Metal não é revolucionário, sendo bem clichê em boa parte das músicas, mas não perde o pique e nos trazem belas músicas com grandes refrões, riffs inspirados do famoso guitarrista Carl Johan Grimamark, além de vocais que não são tão agudos quanto estamos acostumados.

Aliás, falando em vocal, a banda acaba se aproximando mais do Brasil ao ter como novo frontman Germán Pascual (ex-Mind’s Eyes, Soulspell). O uruguaio, que há muitos anos vive no Rio de Janeiro (sua nova casa), fora indicado pelo baterista Andreas Johansson a substituir o então “insubstituível” Christian Liljegren, único vocalista a gravar com a banda e um dos membros fundadores.

Com a grande responsabilidade de fazer jus ao vocal anterior, mas acrescentar sua personalidade, Pascual passou a viver na Suécia (pela segunda vez) e a se dedicar ao Narnia.

Dessa nova fase surgiu o disco que aqui vamos resenhar. “Course of A Generation” (2009) é o último trabalho do Narnia e marca um novo patamar para o grupo. Além disso, conta com a arte desenvolvida pelo brasileiro Carlos Barbosa (Art Side Design).

A banda tem excursionado por toda a Europa, tendo recentemente tocado no México, em shows de grande público e repercussão. Em janeiro a banda faz uma pausa. O vocalista Pascual virá para shows em carreira solo e com seu novo projeto Forged Wings, no Brasil, sendo que uma das poucas datas confirmadas é a de Ijuí/RS, no Thorondor Festival (confira a cobertura aqui no blog).

Voltando ao disco, as 10 faixas impressionam. A faixa-título, de longe a melhor do álbum, tem peso (trazendo uns riffs quase Thrash Metal), rapidez, backing vocals e letras interessantíssimas, e agrada na primeira audição. “Sail Around the World” abre o disco “melódicamente” (existe essa palavra?!), assim como “Kings Will Come” também é bastante Power.

Outros destaques ficam para “Rain” (melhores riffs do disco), “Miles Away” (grande destaque dos teclados) com um refrão ótimo e “Scared”, que mostra que a banda toca o Power Metal contemporâneo, como Primal Fear.

Aclamada principalmente entre os que compactuam da ideologia do grupo, o Narnia tem a cada disco conquistado mais espaço, tendo acertado a mão de vez com Pascual nos vocais.

Embora a qualidade e reconhecimento, o grupo anunciou o fim das suas atividades em abril de 2010 (realizando os shows finais no México dia 20 de novembro e na Alemanha em dezembro), devido às dificuldades no mercado e que alguns de seus integrantes estariam se dedicando insuficientemente à banda. Uma pena, após um grande disco e quase 15 anos de história.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão Ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Greger Lindblad


Ficha Técnica

Banda: Narnia

Álbum: Course of A Generation

Ano: 2009

País: Suécia

Tipo: Power Metal


Formação

Germán Pascual (Vocal)

Carl Johan Grimamark (Guitarra e Teclados)

Andreas Olsson (Baixo)

Andreas Johansson (Bateria)


Tracklist

01 – Sail Around the World

02 – When the Stars Are Fallen

03 – Course of A Generation

04 – Scared

05 – Kings Will Come

06 – Rain

07 – Armageddon

08 – One Way to Freedom

09 – Miles Away

10 – Behind the Courtains

Nenhum comentário: