domingo, 26 de dezembro de 2010

Quando o Thrash e o Black Se Encontram: Fogo Cruzado com Witchery



Se você pensa que o som extremo já deu o que tinha que dar e tudo o que se tem agora são cópias, ou completa falta de originalidade, não deve conhecer Witchery.

Considerada uma banda de Thrash Metal, os suecos chegam ao seu quinto álbum flertando com o Black Metal.

Grande parte da responsabilidade por isso se deve a chegada de Erik Hagstedt, mais conhecido como Legion e considerado um dos grandes vocalistas do Black Metal, com brilhante passagem pelo Marduk.

E o restante do time é de dar inveja com o baixo de Sharlee D’Ângelo (passagem pelo King Diamond, Dismember e toca atualmente no Arch Enemy e Spiritual Beggars), Patrik Jensen (The Haunted, Brujeria, entre outros) numa das guitarras, Richard Corpse na outra (da banda local Seance) e Martin Axe na bateria (atualmente no Opeth, com passagem pelo Bloodbath entre outros).

Lançado na Europa em 21 de junho de 2010, “Witchkrieg” (título e arte são trocadilhos com a palavra e conceito de Blitzkrieg) é o segundo álbum pela Century Media, que dá maior visibilidade e possibilidades de expansão à banda no mercado fonográfico mundial.

Além desse time dos sonhos como membros fixos da banda, neste álbum em especial há participações pra lá de marcantes e que ajudam a transformar esse quinto trabalho no melhor e mais expressivo da banda.

Participam do álbum Kerry King, guitarrista da lendária Slayer, na faixa título que abre o álbum. Andy LaRocque (da banda de King Diamond) sola em “From Dead to Worse”, uma das melhores do disco. Também se apresentam a dupla do Exodus, Gary Holt e Lee Altus na ótima “The Reaver”. Hank Shermann, do Mercyful Fate, sola em “The God Who Fell From Earth” (minha favorita) e, fechando esse baita time, Jim Durkin, membro do Dark Angel, sola em “One Foot in the Grave”.

Tentar descrever a sonoridade do álbum é quase um sacrilégio. Mas podemos pensar numa banda que executa um Thrash Metal priorizando os riffs de guitarra, com um clima e vocal Black Metal, afinal, Legion é uma lenda viva do gênero.

Arrisco dizer que o álbum tem mais de Black Metal que de Thrash Metal, especialmente em algumas músicas e passagens mais pesadas. Isso acaba fazendo do trabalho algo único na carreira da banda e um marco para o som extremo bem construído e executado.

Obs: confira a música “Witch Hunter” e diga se o refrão não é cantado como a da música clássica de mesmo nome do Grave Digger.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Divulgação e Martin Rörberg (ao vivo)


Ficha Técnica

Banda: Witchery

Álbum: Witchkrieg

Ano: 2010

País: Suécia

Tipo Thrash Metal/Black Metal

Formação

Legion (Vocal)

Patrik Jensen (Guitarra)

Sharlee D’Angelo (Baixo)

Richard Corpse (Guitarra)

Martin Axe (Bateria)

Tracklist

1.Witchkrieg (apresentando Kerry King)
2.Wearer Of Wolf's Skin
3.The God Who Fell From Earth (apresentando Hank Shermann)
4.Conqueror's Return
5.The Reaver (apresentando Gary Holt e Lee Altus)
6.From Dead To Worse (apresentando Andy LaRocque)
7.Devil Rides Out
8.One Foot In The Grave (apresentando Jim Durkin)
9.Hellhound
10.Witch Hunter

Confira os videos clips oficiais do álbum:

http://www.youtube.com/watch?v=z88mSch_fwc (Witchkrieg)

http://www.youtube.com/watch?v=qVGYFwjZ9TE&NR=1 (Conqueror’s Return)

Nenhum comentário: