terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Clássicos: Regravado Disco de Estréia do Manowar


Os auto intitulados “Reis do Metal” do Manowar decidiram que 2010 seria um ótimo ano para comemorar o lançamento de seu primeiro e clássico disco de estréia “Battle Hymns”.

O ano era 1982 quando os ainda jovens e sarados (!?) membros do Manowar lançaram esse álbum que viria a se tornar um dos maiores discos do Heavy Metal tradicional.

Entretanto, ao invés de relançar o disco com alguma edição limitada, a banda e gravadora decidiram regravar o álbum na íntegra (!).

Isso não é totalmente original, já que outras bandas têm feito isso com os álbuns mais importantes de suas careiras. A questão é que com essa regravação, o mais legal é comparar as duas versões lançadas, a primeira já clássica e esta com mais tecnologia e melhor produção.

Lançado na pré-venda em formato digital (os fãs poderiam comprar por 10 dólares o disco incluindo a arte de capa e encarte), o disco concreto foi lançado no dia 26 de novembro na Europa e estará disponível ao resto do mundo apenas em 2011.

Rebatizado de “Battle Hymns MMXI” (2010), traz todas as oito músicas originais, regravadas por três dos quatro membros que o gravaram em 1982: Joey DeMaio (baixo), Eric Adams (vocal) e Donnie Hamzik (bateria). O quarteto ficou completo com o guitarrista atual Karl Logan.

Vale lembrar que em 2001 a banda relançara o mesmo álbum remasterizado. Desta vez, além da completa regravação das oito músicas, há a participação de Christopher Lee (que também está sempre presente nos discos do Rhapsody of Fire) como narrador em “Dark Avenger”, substituindo o original Orson Welles (falecido em 1985). Lee gravou sua parte no cobiçado estúdio de Abbey Road, em Londres.

Fechando o disco, duas versões cruas ao vivo para “Death Tone” e “Fast Taker” retiradas dos primeiros shows do grupo no Texas, o que acrescenta apenas aos fãs da banda, já que a qualidade esta relativamente baixa.

Mesmo não sendo nada revolucionário a banda regravar esse disco tão querido pelos fãs, mesmo que não altere a estrutura e arranjos das músicas, vale pela atenção com a história do grupo, já que na última turnê a decepção dos fãs foi grande, uma vez que o Manowar quase não executou músicas clássicas.

Além disso, a volta do batera original Donnie (efetivamente) casa perfeitamente com a proposta de homenagem a esse passado grandioso dessa que é uma das maiores bandas do Heavy Metal mundial (e eles sabem disso bem até demais).

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Manowar

Álbum: Battle Hymns MMXI

Ano: 2010/2011

País: EUA

Tipo: Heavy Metal


Formação

Eric Adams (Vocal)

Joey DeMaio (Baixo)

Donnie Hamzik (Bateria)

Karl Logan (Guitarra)


Tracklist

01. Death Tone
02. Metal Daze
03. Fast Taker
04. Shell Shock
05. Manowar
06. Dark Avenger (apresentando Sir. Christopher Lee)
07. William's Tale
08. Battle Hymn
09. Death Tone (ao vivo no Texas 1982)
10. Fast Taker (ao vivo no Texas 1982)

Nenhum comentário: