segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Politicamente Direcionado: Jon Schaffer Livre e Crítico


Confesso que não sabia a quantas andava o trabalho de Jon Schaffer que, após o lançamento do último disco do Iced Earth, grupo que lidera há mais de 20 anos, em 2008 e que não foi tão revolucionário quanto se esperaria (já que o vocalista Matthew Barlow estaria de volta), não se via falar em novo disco da banda ou de seu projeto Demons & Wizards.

Mas lendo a edição da Roadie Crew número 141, vi resenha do álbum e pensei com vergonha: “como que eu não sabia disso?”. Bom, feito o mea culpa, fui atrás do novo projeto do guitarrista que criou vários dos melhores riff do HeavyThrash Metal: Sons of Liberty.



O guitarrista norte-americano é uma das figuras mais nacionalista da cena metálica mundial. Após lançar um álbum sobre a Guerra de Concessão (o infame “Glorious Burden” em 2004) com o Iced Earth, levar discussões sobre poder e guerra para sua saga “Something Wicked” nos dois discos seguintes, criou o Sons of Liberty em 2009 e lançou um disco politicamente direcionado a criticar a Nova Ordem Mundial e a corrupção que consome os EUA.

Chamado “Brush-fires of the Mind” (2009), o álbum surpreende. Embora o redator da resenha na citada revista não tenha se surpreendido com a proposta, quem aqui vos escreve teve uma grata surpresa com tal projeto.

O que vemos (ou melhor, escutamos) é um Iced Earth da fase com Owens nos vocais (do já citado disco de 2004), agora com alguns elementos diferentes (como alguns riffs mais a cessíveis), muitos corais (todos executados pelo guitarrista que aqui também é o vocalista) e letras que agradarão quem curte teorias de conspiração, governos, poder, guerra e corrupção. Além disso, há a participação do guitarrista do Iced Earth Troy Seele numa das guitarras e a produção a cargo de Jon e Jim Morris, que também trabalha na banda principal de Jon.



“Jeckyll Island” abre o disco de forma empolgante, “Don't Tread On Me” traz o peso característico do Iced Earth e tem agradado aos fãs da banda. “False Flag” também não foge muito da proposta de Schaffer em riffs cavalgantes e peso nos vocais. Já “Feeling Helpless” tenta ser mais cadenciada, enquanto “Identured Servitude” é puro Iced Earth e não me surpreenderia em saber que seu riff base havia sido escrito para sua banda principal. “Tree of Liberty” é um dos grandes destaques do disco, uma música de muita força, assim como “We the People”. Uma ressalva é as várias passagens faladas que dão o clima da temática, mas acabam sendo muitas o que quebra o ritmo de uma música para outra.

Mas a grande jogada no disco é termos Schaffer como vocalista principal. Não é novidade que o cara tem um grande vocal e que lembra muito Barlow, inclusive cantando a música “Iced Earth” nos shows e se arriscando em poucas tentativas em estúdio para além dos vocais de fundo. Mas pela primeira vez solta o gogó e muito bem. Seu vocal grave, rasgado, emocionado em muitas partes, como em “The Cleasing Wind” (que refrão lindo!) e “Our Dying Republic” (minha favorita), é o grande destaque.



Com teor altamente patriótico e crítico, o projeto recebe o mesmo nome de uma sociedade de comerciantes norte-americanos patriotas criada durante a Revolução Americana com fins de dar um basta as imposições da Grã-Bretanha que explorava os colonos no Novo Mundo. Confira mais no link para o texto de Rodrigo Constantino.

O projeto também foi aos palcos numa mini-turnê realizada nos EUA em setembro abrindo os shows do Ice Earth. Curiosamente, Jon não estava tocando guitarra nas apresentações ao vivo do Sons of Liberty, o que é estranho de se ver.

Altamente indicado aos fãs de Iced Earth, sem mesmo com a ressalva de que Sons of Liberty não tenta ser uma cópia da banda principal de Jon, mas que os elementos e bateria (que foi gravada eletronicamente pelo próprio músico) principalmente guitarras lembram a banda, afinal, Schaffer é um compositor de mão cheia e após duas décadas dedicadas ao Iced Earth, expande seus interesses na temática política e contemporânea com Sons of Liberty. Vale a pena conferir esse maravilhoso disco.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Sons of Liberty
Álbum: Brush-fires of the Mind
Ano: 2009
País: EUA
Tipo: Heavy Metal

Formação

Jon Schaffer (Vocal, Bateria e Guitarras)
Troy Seele (Guitarra)
Rubem Drake (Baixo)



Tracklist

01- Jeckyll Island
02- Don't Tread On Me
03- False Flag
04- Our Dying Republic
05- Indentured Servitude
06- Tree Of Liberty
07- Feeling Helpless
08- The Cleasing Wind
09- We The People

Conheça a banda

site oficial
Myspace
Facebook


Leia sobre os
Filhos da Liberdade

Nenhum comentário: