domingo, 5 de dezembro de 2010

Michele Luppi:Buscando seu espaço entre as novas grandes vozes do Metal


   O Heavy Rock, o Classic Rock, o Hard Rock, ou o Metal...seja qual o sub-estilo, tem a tradição de revelar grandes músicos.Vocalistas como Ronnie James Dio, Robert Plant,Ian Gillan, David Coverdale, Glenn Hughes, Bruce Dickson, Geoff Tate...desde o fim dos anos 60, chegando aos dias atuais, o Metal continua revelando grandes vozes.Só para citar alguns dos mais aclamados atualmente, podemos falar em Fábio Lione, Jorn Lande, Russel Allen, Matts Leven, por exemplo...e vários grandes talentos buscando seu espaço.

   Então, dentre toda essa riqueza, vamos abordar esse vocalista Italiano, nascido em 1974, desde cedo demonstrou interesse pela música, começando a aprender piano. Em 89, entrou em sua primeira Banda, o Skull Keeper, que em seguida mudou o nome para Alchemy.Passou por alguns outros projetos, começando a escrever suas primeiras composições.Em 1998, graduou-se em canto na VIT em Los Angeles, voltando a Itália em seguida, e participando com diversas colaborações para artistas como Glenn Hughes e Ian Paice, participando de um concerto tributo ao Purple(em 2.000).

    Colaborou com uma banda chamada Moongarden para a qual ele escreveu 2 peças e gravou uma demo, esta colaboração deu-lhe a oportunidade de cantar essas músicas pela primeira vez com a ajuda de uma orquestra de 25 elementos em concerto. Começou a ensinar a cantar na Accademia di Musica Moderna di Modena (Academia de Música Moderna de Modena), onde permaneceu por 5 anos.
Depois de alguns concertos em conjunto Maurizio Solieri, tornou-se parte da classe. Em 1999 gravou as canções folclóricas em um CD-Po: "Profondo Nord" por Paolo Bregamaschi. Ele participou da promoção do CD "Out" (BMG) aparecendo como tecladista-corista em apresentações ao vivo (Teritorio Match Music). Por alguns meses fez parte de outra banda: "hit"!!!Fez uma porrada de coisas, passeando por diversos estilos, o que certamente o enriqueceu musicalmente.


Entre 2002 e 2003, excursionou como tecladista e backing vocal de Umberto Tozzi, famoso compositor, produtor e músico Italiano(artista de música popular que vendeu mais de 45 milhões de discos), o que lhe rendeu mais visibilidade.

    Trabalhador incansável, Luppi colaborou diversas escolas de música na Itália, e também chamou atenção com sua banda "Mr. Pig"(onde toca versões de Bandas clássicas, como Kiss, Europe, Whitesnake...)
    Em 2003, foi chamado para ser o novo vocal do Vision Divine, substituindo ninguém menos que Fábio Lione, que, devido a problemas contratuais com o Rhapsody, teve que deixar a Banda.
    No álbum "Stream of Counsciuoness", participou ativamente da produção, mostrando toda sua qualidade desenvoltura  vocal, com performances inspiradas, trazendo suas influências e enriquecendo o Power Melódico da Banda.

    Com o Vision Divine, ainda gravou o DVD "Stage of Counsciouness", e os álbuns "The Perfect Machine"(2005) e "The 25th Hour", de 2007, quando a Banda veio pela segunda vez ao Brasil(a primeira foi em 2000, ainda com Lione, e com o Labirynth, que tinha vários membros do Vision Divine na formação, já que o Vision Divine, no início, era um projeto do guitarrista Olaf Thorsen, e levaram cerca de 10.000 pessoas ao Via Funchal em SP), porém, nessa segunda volta, tocaram apenas em Curitiba, segundo informaççoes, devido a falta de organização de promotores, sendo que o show teve poucas pessoas.Uma pena...

    Em 2004 lançou o trabalho Michele's Luppi's Heaven - Strive, mostrando ainda mais toda sua capacidade e diversidade.
    Em 2007, pela Frontiers, ao lado de Tommy Denander(talentoso produtor, compositor e guitarrista, que trabalhou e colaborou com algumas centenas de artistas), Fabrizio Grossi e Frankie de Grasso, lança o primeiro trabalho do Los Angeles, uma verdadeira pérola do AOR contemporâneo, remetendo a Bandas clássicas como o Journey.Ná época, seu vocal foi descrito como "Mark Free encontra Eric Martin".
   Ouça a   faixa "when you think of me", uma das mais belas do CD, onde Luppi tem uma performance que mostra muito do seu talento e capacidade vocal.

    Os trabalhos mais recentes, são o segundo álbum do Los Angeles(Neverland), mais uma vez trazendo Melodic Rock e AOR de extremo bom gosto.Fez os vocais do álbum Volume I, do guitarrista Maurizio Soleri e, o primeiro cd de sua nova banda, o Killing Touch(one of a kind), que traz uma sonoridade mais Power Metal Melódico, lembrando um pouco seu trabalho no Vision Divine, e , claro, sua influências de Melodic Rock e vocais matadores!

    Esperamos ainda, muitos trabalhos de qualidade deste grande vocalista da velha bota, que, com certeza já possui muitos fãs, e tem a capacidade de figurar entre as melhores vozes do Hard/Melodic Rock ou Metal atual.Colocamos vários links, para que os leitores que ainda não conhecem o seu trabalho possam conferir parte dele, porque, muitos artistas, assim como no Brasil, acabam não recebendo a atenção que merecem, apesar do talento que possuem.

SITE MICHELE LUPPI

SITE KILLING TOUCH

MR. PIG - VÍDEO YOUTUBE

KILLING TOUCH LIVE

KILLING TOUCH LIVE II



Um comentário:

skeleton disse...

Michele Luppi é um baita vocalista.fez um grande trabalho no Vision Divine e dois belos CDs de AOR com Los Angeles