domingo, 12 de dezembro de 2010

Resenha de Shows: A Noite em Que o Angra Voltou ao Rio Grande do Sul



Dia 05 de dezembro de 2010 foi um dia especial para os gaúchos. Como brasileiro adora futebol, o país acompanhava ansioso para saber quem seria o campeão brasileiro desta temporada, e os torcedores gremistas almejavam um 4º lugar e a possibilidade de ingressar novamente na Libertadores da América.

Mas nesse dia a capital gaúcha tinha mais o que comemorar, especialmente os headbangers. O Angra voltava a Porto Alegre para um show de promoção de seu novo disco “Aqua” (2010), fazendo parte da rota da “Aqua World Tour”.



Para esquentar a noite e agradar ao público que quase lotou o Bar Opinião (muito legal ver tanta gente prestigiando o Metal nacional), as bandas locais Daydream XI e Tierramystica tiveram a responsabilidade de entreter a galera.

Tierramystica, a banda do ano (a quantia de show e o nível dos caras é de espantar), subiu ao palco exatamente no horário previsto (perto das 20:30) divulgando seu disco “A New Horizons”, sendo que se apresentam com bastante regularidade na capital e, assim, não era novidade para quem estava lá, mesmo muitas pessoas estando assistindo a banda pela primeira vez.



Mas isso não quer dizer que o público não gostou. Pelo contrário, era notória a empolgação de boa parcela dele ao longo das músicas do septeto. Das inúmeras apresentações da banda que já tive o prazer de ver, nunca havia assistido a banda na capital e dá para perceber que Tierramystica está na cabeça e coração dos porto alegrenses.

Quanto ao set list e execução, não variou do que estamos acostumados a ver, o que é muito bom, embora para quem já teve a honra de assisti-los algumas vezes não tenha sido surpreendido. Aliás, o show em questão foi o penúltimo da turnê de divulgação do debut da banda, este restando apenas 50 cópias de 1000 após sua prensagem há poucos meses atrás.

Executando “Golden Courtyard” após a abertura, seguiu-se várias composições próprias de seu disco de estréia, como “Celebrate to the Sun”, “New Eldorado” e a bela “Winds of Hope”, esta que sempre destaco nas apresentações do grupo, ficou particularmente mais linda nessa noite. Não ficou de fora a versão da banda para “Fear of the Dark” (Iron Maiden), com direito a trecho de “Enter Sandman” (Metallica).



Infelizmente, não pude acompanhar o show da Daydream XI (embora pudesse ouvir e perceber que o pessoal tem a mesma qualidade ao vivo daquela que mostra em seu Myspace), mas quem o fez (e foi bastante gente) ficaram com boa impressão do grupo de Prog Metal, sendo os comentários na maioria positivos. Ficarei devendo a resenha do show da rapaziada.

A principal atração da noite voltava um ano depois de ter tocado ao lado do Sepultura. Agora, com disco inédito como suporte, a curiosidade era grande de conferir como as novas músicas soariam ao vivo.



Com o pano de fundo à mostra, o Angra entra após a intro “Viderunt te Aque”, executando “Arising Thunder”, rápido e perfeita para abertura de show. Sem demora, o primeiro clássico da noite soa e eis que tocam “Angels Cry” para delírio dos presentes, que se aglomeravam à frente do palco (o contentamento era geral seja no andar de baixo ou acima do palco).

A banda que estava ali após um ano para promover seu novo disco, focou bastante na fase da banda a partir de 2000, ocupando boa parcela do show para as composições novas (que, junto às da formação clássica, eram as mais esperadas).



Assim, do aclamado “Temple of Shadows” (2004) executaram “Waiting Silence” e “Spread You Fire”, canções essas distintas entre si, a primeira a balada do disco (e música de trabalho com belo vídeo clip) e a segunda uma das mais rápidas da carreira da banda.

Do recente trabalho, a bela e mais novo hit da banda “Lease of Life” encanta a todos, embora a banda tenha usado samplers de piano/teclado, o que de certa forma decepcionou um pouco, já que se esperava ver Edu Falaschi pondo para fora seus dotes instrumentais. Mas, mesmo assim, marcou um dos bonitos momentos do show.

Para levantar o clima, uma das melhores músicas de “Aqua” ecoa no Opinião. “The Rage of Waters” é forte candidata a clássico desse novo disco da banda e levantou o público principalmente no seu grande refrão.



Seguiu-se uma enxurrada de clássicos ou canções que todos esperavam ouvir, como “Heroes of Sand”. Essa música, um dos maiores clássicos da banda e a primeira do álbum “Rebirth” (2001) na noite, foi contada a plenos pulmões pelo público, certos momentos sendo quase impossível ouvir o vocal de Falaschi.

Para surpresa (pelo menos deste que vos escreve), a única música da noite do injustiçado “Aurora Consurgens” (2006) (o álbum tem grandes pontos altos, embora tenha exagerado no peso e agressividade) “The Voice Commanding You” é cantada pelo guitarrista Rafael Bittencourt, que surpreendeu com seu bom vocal e que assegurou legal a música. Mas essa não seria a única vez que ele soltaria o gogó em Porto Alegre.



Era chegada a hora de uma das músicas mais esperadas pelos saudosistas (e aí me incluo). “Lisbon”, do também mal quisto “Fireworks” (1998), foi um dos mais belos momentos do show, emocionando aqueles que esperavam ouvir novamente a canção nos shows da banda. Nunca entendi porque “Metal Icarus”, por exemplo, figurou na primeira turnê da penúltima formação e “Lisbon” não (ainda bem que André Matos e cia mantiveram-na viva com o Shaman). Nunca havia ouvido-a na voz de Falaschi, então estava particularmente ansioso para conferir. Não me decepcionei, me surpreendendo com seu vocal, nem parecendo aquele cara tão criticado nos fóruns da internet.



Última novidade da noite, “Awake From Darkness” encerrou a participação de “Aqua” no show, e mostrou que, ao contrário do que foi possível ler após o lançamento do álbum, que a banda acertou a mão e as composições ao vivo tem um “quê” a mais. Grande volta dessa lenda do Metal brasileiro.

Para ir caminhando ao final do show, “Nothing to Say” é a única de “Holy Land” (1996) e mostra que é um clássico tão impactante como outras da primeira fase da banda. Aqui, embora Edu Falaschi (vocal) tenha se atrapalhado um pouco (o que nenhum frontman está invulnerável), foi muito legal vê-la ao vivo com Confessori (bateria) de volta na banda.



Antes do término da primeira parte e mais longa do show, “Rebirth” arranca aplausos do público, sendo provavelmente o maior clássico da era Falaschi ao lado de “Nova Era”. Muito bonito ouvir as quase três mil vozes cantando essa bela e importante canção da banda.

Para o bis, ecoa no Bar o maior clássico da banda. “Carry on” agita muito a galera e mostra que é um dos maiores clássicos do Power Metal mundial. Sem pausa para respirar, “Nova Era” é emendada e tira o fôlego de todos os presentes.
Definitivamente o ponto mais esperado do show, com duas das músicas mais emblemáticas do grupo.



Para fechar o show, que durou cerca de 100 minutos, a banda num momento descontraído, reflexo da boa fase vivida, realiza um “troca-troca”, como brincou Bittencourt, para risada da galera. Assim, ele seguiu para o vocal (agora dando a guitarra para Edu Falaschi), assim como Ricardo Confessori saiu da batera para a guitarra, Felipe Andreoli passa o baixo para Kiko Loureiro e vai para a bateria.

Com essa “formação”, tocam “Heaven and Hell”, esperado cover e homenagem a Ronnie James Dio que faleceu este ano. Mesmo “nas coxas”, a banda executou legal essa canção que representa o auge do Metal oitentista.



Para finalizar a brincadeira e o show, Kiko Loureiro vai para os vocais cantar “For Whom the Bells Tolls”, para delírio dos fãs de Metallica.

Show histórico não apenas para o público gaúcho (havia pessoas de todo o estado e até fora dele), mas para a banda, onde era nítido a satisfação de ver casa cheia na volta ao Rio Grande do Sul.

Agora, é torcer para a volta da banda o mais rápido possível porque, afinal, é do Angra que estamos falando.

Texto: EddieHead

Fotos: Tierramystica (Luiz Blaze, Bella), Angra (Luiz Blaze,Pablo Teixeira,Patrícia Cordeiro)

Set-list Angra

01 - Arising Thunder
02 - Angels Cry
03 - Waiting Silence
04 - Spread Your Fire
05 - Lease of Life
06 - The Rage of the Waters
07 - Heroes of Sand
08 - The Voice Commanding You
09 - Lisbon
10 - Awake from Darkness
11 - Nothing to Say
12 - Rebirth
13 - Carry On/Nova Era
14 - Heaven and Hell (Black Sabbath Cover)
15 - From Whom the Bells Tolls (Metallica Cover)

2 comentários:

ROCKSBLOG disse...

Parabéns Edu e cia!
Para quem não pode comparecer na noite do dia 05/12 no Opinião tu conseguiu descrever brilhantemente o que os headbangers presentes sentiram.
Baita show!
Tomara que no próximo ano tenhamos mais shows como esses.Mostrando novos e velhos talentos brazucas em ação.
Começando pelo festival anunciado aí na tua região.Que venha o Thorondor e que vcs continuem fazendo resenhas de igual qualidade.

EddieHead disse...

Obrigado Karen. Fico feliz que tenha curtido. Noite memorável essa do dia 05/12. Grandes shows e bela presença do público.

Sim, esperamos que o Thorondor proporcione um grande evento para galera do RS. Esperamos vocês por lá, pessoal de POA!
Vlw