sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Resenha de Shows: Workshow do Hangar na Capital das Missões, Rio Grande do Sul


O Hangar provavelmente é uma das bandas que mais tocou no interior do Brasil neste ano de 2010.

Isso tudo graças à qualidade do grupo, o nome reconhecido de seus integrantes e a facilidade que o Infallibus proporcionou ao grupo para viajar e levar o show completo para qualquer lugar.

Sem o ônibus da banda, Humberto Sobrinho e Fábio Laguna, os músicos Aquiles Preister (ex-Angra), Nando Mello e Eduardo Martinez foram com seus carros até a pequena cidade levar o workshow do grupo.No dia 16 de dezembro, três dos cinco integrantes da banda estiveram na cidade de Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul e considerada a capital da região das Missões.

Liderado por Priester, que era a principal estrela do workshop, os mais que competentes e carismáticos músicos Martinez e Mello acompanharam o batera, para também se apresentarem e mostrar suas habilidades com seus respectivos instrumentos.

Com o apoio da Secretaria de Cultura da cidade, o Centro de Cultura recebeu cerca de 130 pagantes para lotar o ambiente com fãs de Hangar e dos músicos que ali se apresentariam.

Com atraso, Aquiles subiu ao palco às 22 horas (segundo o batera nunca havia tocado tão tarde) e fez uso da batera de seu fã e amigo Mauriel Ourique, conhecido na região por promover workshop e aulas do baterista.

Começando a executar com samplers músicas dos álbuns “Infallible” (2009) e “The Reason of Your Conviction” (2007), mostrou-se bem à vontade, assim como o público, este alojado nas cadeiras disponíveis e lotando o pequeno auditório que estava equipado com o som e luz da empresa Gennesis de Santo Ângelo mesmo (a melhor do ramo na região).

Após comentar sobre a bateria, Aquiles chamou ao palco Nando Mello para executar mais algumas músicas do Hangar. Completando o time, Eduardo Martinez subiu ao palco, formando o trio que é a base da banda.

Após cada um falar sobre seus instrumentos, foi aberto espaço para perguntas. Esse momento foi ótimo, dando possibilidade de questionar sobre qualquer coisa, direto aos integrantes da banda. Legal que foram dirigidas perguntas aos três da banda, tornando esse momento um verdadeiro bate papo.Juntos, os três mandaram muito bem com um medley do álbum de estréia “Last Time” (1999), todo instrumental. Com isso, quem já conhece mais a banda pôde se deliciar com essa versão exclusiva ao vivo, sentindo toda a estrutura da música instrumental. Quem conhece apenas os últimos discos, pode conferir a força e criatividade já características do Hangar desde o inicio da carreira.

Todos sempre simpáticos, Aquiles Priester estava muito à vontade, brincando a toda hora com o público e o pessoal da banda, fazendo mistério acerca de algumas coisas, respondendo outras que muita gente queria ouvir, sobre sua saída do Angra, por exemplo.

Também divulgou seu livro biográfico recém lançado. “De Fã a Ídolo” esta se tornando um sucesso entre os fãs do baterista e do Hangar. Nessa noite, Aquiles respondeu várias coisas que estão no livro. Dentre elas, sobre o começo do Hangar e as dificuldades enfrentadas, além de sua saída do Angra.

Nando Mello contou um pouco de como é a questão financeira da banda, de entrada e saídas e demonstrou que o conhecimento administrativo de seu trabalho anterior veio a ajudar com que o Hangar torna-se uma micro-empresa.

Mas a música não havia acabado naquela noite. Subiu ao palco então o organizador do evento, Alex Ximú. Vocalista há uma década da banda Iron Maiden Cover da região, nem mesmo o nervosismo não o atrapalhou em mostrar uma performance há tempos não vista.

O agora quarteto executou o famoso medley de Iron Maiden e a presença de Ximú nos vocais deu um brilho a mais. O medley apresentou trechos dos maiores clássicos da Donzela num dos melhores momentos da noite.

Ainda com essa formação, uma homenagem ao Ronnie Jeames Dio com “Rainbow in the Dark”. Mesmo com Ximú tendo que usar de uma cola para cantar a letra, foi um momento interessante, mesmo sem os teclados da música.

Para fechar a Jam, Ximú cede lugar para Guito Vargas e James Patrick da banda local Fallen (Metallica cover) que executam com o trio do Hangar a clássica “Master of Puppets” que fecha a apresentação desses grandes músicos que são Aquiles Priester, Nando Mello e Eduardo Martinez.

Após os agradecimentos, quem estava presente pôde tirar fotos, comprar os produtos da banda, além de pegar autógrafos e bater um papo descontraído com os integrantes. Ainda rolou até umas fotos profissionais da galera batidas por este que vos escreve (bem menos né galera, rs).

Uma noite memorável para Santo Ângelo que ainda foi brindada com uma jornada em busca de algo para comer e beber na cidade no meio da madrugada de um dia de semana (no interior isso pode até se tornar algo épico).

Mais uma vez essas belas pessoas mostraram que além de ótimos músicos, são humildes e sentiam-se felizes de ter estado lá naquela noite. Quem esteve lá saiu mais fã do Hangar, com certeza.

Texto: EddieHead

Revisão ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: EddieHead, Alex Ximú, Guito Vargas

Nenhum comentário: