quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recomeçando do Zero, Mas Com as Mesmas Raízes



No mundo da música uma das coisas mais curiosas e mais interessantes é a flexibilidade que esta pode tomar. Muito comum vermos músicos dedicarem uma vida toda a uma sonoridade e, de repente, partem para algo quase que inimaginável.

É mais ou menos isso que aconteceu com vários dos integrantes do Spiritual Beggars. Começando apenas como um projeto de escape criativo para Michael Amott, na época integrante do Carcass, que fazia Death Metal, foi tornando-se um trabalho sério.

O guitarrista Amott montou o Arch Enemy com seu irmão Christian e, a partir de então, passou a ser sua banda principal e a que realmente deu reconhecimento e sucesso para o guitarrista.

Mas não apenas ele queria diversificar sua sonoridade. O tecladista Per Wiberg da banda Opeth também aderiu à ideia e está na banda desde sua fundação ao lado de Amott e Ludwig Witt (que toca numa banda de Blues Rock), baterista.

O que antes seria apenas uma brincadeira, onde lançar discos aconteceria muito raramente, tornou-se a forma que esses amigos encontraram de tocar um Stoner Metal/Classic Rock sem amarras e totalmente livre criativamente falando.

Com o auge do Arch Enemy (e a entrada do baixista Sharlee D’Angelo) e do Opeth, os fãs dos músicos e do Spiritual Beggars tiveram que esperar cinco anos (maior período sem material da banda) para que o sétimo álbum fosse composto, gravado e lançado.

Esse retorno também marca a chegada do novo vocalista Apollo Papathanasio (cuja banda principal é o Firewind) no cargo que era de Janne “JB” Christoffersson. O vocalista, que gravara os melhores discos da banda e que os fãs não conseguiam imaginar fora do Beggars, decidiu deixar a banda para se dedicar integralmente ao Grand Magus, sua banda principal.

Amott e companhia encontraram em Apollo as mesmas origens musicais e interesse em desenvolver um som diferente do esperado.

Com essa formação, e com o espírito renovado, a banda batizou seu sétimo disco como “Return to Zero” (2010). Tendo em mente que a banda estaria voltando à estaca zero, com nova formação (e acredite, a sonoridade também foi alterada) e novo disco após cinco anos mudos.

São 12 músicas além de um ótimo cover para “Time to Live”, dos mestres do Classic Rock, Uriah Heep, fechando o álbum.

A banda traz o disco mais voltado para o Metal de toda a carreira. Ainda está presente a atmosfera setentista, quase clássica que marcara tão bem a proposta da banda nos discos anteriores.

Provavelmente fruto da chegada do novo vocalista, o Spiritual Beggars pôs bastante peso em músicas como “Lost In Yesterday”. Primeira após a introdução, ela causa estranhamento nas primeiras audições. Assim acontece também com “The Chaos Of Rebirth” e “Dead Weight”.

Mas há a bela e psicodélica “Spirit of the Wind”, que casou perfeitamente com a proposta da banda. Vale destacar o show de interpretação de Apollo. Não a toa uma das grandes revelações do Metal quando o assunto é vocal.

Aliás, o cara chegou à banda compondo e criando todas as vocalizações do disco (acredite, muitos vocalistas apenas cantam, não criam a forma como cantam). Isso mostra que mesmo sendo uma ideia original de Michael Amott, o que temos aí é realmente uma banda.

Destaque também para os teclados de Per Wiberg, sempre baseados no Stoner Rock e nos clássicos teclados de gente como Ken Hensley (ex-Uriah Heep) e Jon Lord (Deep Purple). Vale lembrar que a capa foi feita pelo brasileiro Gustavo Sazes.

“Return to Zero” marca um retorno do Spiritual Beggars, não sem apresentar algumas mudanças, especialmente pelo já citado vocal de Apollo, distinto dos vocalistas anteriores.

Mas de uma forma geral, a essência é a mesma, e o resultado não poderia ser melhor aos apreciadores do estilo. Se você ainda não conhece a banda, comece por seus álbuns iniciais e depois ouça este aqui, assim poderá perceber a evolução do grupo.

Stay on the Road


Texto: EddieHead

Revisão ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Spiritual Beggars

Álbum: Return to Zero

Ano: 2010

País: Suécia

Tipo: Classick Rock/Stoner Rock


Formação

Michael Amott (Guitarra)

Apollo Papathanasio (Vocal)

Sharlee D’Angelo (Baixo)

Per Wiberg (Teclados)

Ludwig Witt (Bateria)

Tracklist

1. Return To Zero (Intro)
2. Lost In Yesterday
3. Star Born
4. The Chaos Of Rebirth
5. We Are Free
6. Spirit Of The Wind
7. Coming Home
8. Concrete Horizon
9. A New Dawn Rising
10. Believe In Me
11. Dead Weight
12. The Road Less Travelled
13.
Time To Live (Uriah Heep cover)

Conheça a banda

http://www.myspace.com/spiritualbeggars

Nenhum comentário: