quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Arandu Arakuaa: Em Busca de Seu Caminho



Não é nenhuma novidade bandas de Heavy Metal usarem em seu som elementos da nossa cultura indígena, porém é uma ideia louvável e interessante, pois tudo que venha agregar e falar de nossa cultura é muito bem vindo. Formado em 2008, os brasilienses do Arandu Arakuaa embarcam nesta proposta sonora, mas com um grande diferencial: as músicas são cantadas na língua tupi antiga, e não pense que a faceta utilizada é o Metal melódico, mas sim o Folk/Black Metal, em um clima que trazem toda aura indígena a tona, mantendo total sintonia com a proposta sonora.

O EP autointitulado apresenta apenas quatro composições, mas são bem estruturadas, com boas variações e uma boa qualidade de gravação, que poderia ser mais polida, mas que não compromete o material. O EP abre com “Tupinambá” mostrando a faceta mais extrema, com bons vocais guturais, mesclando com os vocais líricos (que poderiam ser melhor trabalhados), apresentando ótimos riffs. “Auê!” vem na sequência e mostra o lado mais folclórico, mas a unica ressalva fica por conta da vocalista Nájila, que mostra pouco feeling, parecendo não se encaixar com a composição.


As demais faixas seguem na mesma linha, porém “Moxy pe~e Supé Anhangá” é o grande destaque do trabalho, a faixa mais extrema do EP com boas variações, dando maior dinamismo a mesma, mostrando que o caminho certo a percorrer é realmente o Metal extremo. Vale destacar a parte gráfica que envolve o material, simples, mas eficaz e muito bela por sinal.

O Arandu Arakuaa não inova, porém mostra estar procurando seu caminho. Não deixe de conferir, vale a pena dar uma ouvida e tirar suas próprias conclusões.


Resenha por: Renato Sanson
Edição: Renato Sanson
Revisão: Eduardo Cadore/Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Arandu Arakuaa 
EP:  Arandu Arakuaa  
Ano: 2012
País: Brasil 
Tipo: Folk/Black Metal

Formação
Nájila Cristina (vocal)
Saulo Lucena (baixo/vocal)
Zândhio Aquino (guitarra/teclado/vocal)
Adriano Ferreira (bateria)



Tracklist

01 Tupinambá
02 Auê!
03 Kunhâmuku' ~i
04 Moxy pe~e Supé Anhangá


Acesse e conheça mais a banda


Assessoria: MS Metal Press


Nenhum comentário: