domingo, 14 de outubro de 2012

Cristiano Wortmann e Mike Polchowicz: Membros Fundadores do Hangar Falam sobre os Shows Comemorativos, Histórias da Época, a Polêmica com as Trocas de Integrantes e Muito Mais!


Cristiano e Mike, após o papo com o Road, hora de ensaiar!
No final de 97 Cristiano Wortmann, Mike Polchowicz, Aquiles Priester e Felipe Trein, que acabou saindo da banda no final de 98, antes da histórica abertura para o Angra em Porto Alegre/RS (quem assumiu o baixo nesse show foi Gustavo Capitâni), dando lugar a Nando Mello, que entrou no início de 99, formavam o Hangar, e logo o simples objetivo de formar uma banda para tocar covers de alguns de seus grupos preferidos, foi dando lugar a um trabalho cada vez mais sério, sempre marcado por muita dedicação, trabalho e busca constante pela evolução musical, fazendo do Hangar uma das mais importantes e competentes bandas do cenário nacional.

Aproveitando os shows comemorativos, em que a dupla novamente dividirá o palco com seus ex-parceiros de banda (sendo que Mike fez 2 shows no início deste ano, em comemoração aos 10 anos do álbum "Iside Your Soul"), batemos um papo informal com Mike e Cristiano, onde conversamos sobre esses shows, um pouco de história, suas opiniões sobre o trabalho atual da banda e, claro, sobre o assunto que mais está em voga em se falando de Hangar: mais uma vez estão a procura de vocalista! sendo que muito se falou na volta do próprio Mike! Vamos conferir as melhores partes dessa conversa?

Road to Metal: Bom, para começar, antes desses shows que vão acontecer agora, qual a última vez que vocês dividiram o palco?

Cristiano: Acho que foi um show em Gravataí ou Charqueadas.

Mike: Acho que foi em Porto Alegre, em uma casa chamada Dante Bar, nem existe mais, nem o prédio... Tocamos juntos com a Akaschic (banda do guitarrista Marcos De Ross), em 1999, porque já estávamos tocando a Inside Your Soul e a Savior... Lembra deste show Cris?!

Cristiano: Ah! Foi o show onde "relhamos" tudo e apareceu a polícia mandando baixar o som! (risos)


RtM: Vocês Chegaram alguma vez a cogitar algum projeto juntos?

Cristiano: A gente nunca tinha cogitado fazer algum outro projeto, mas sempre soube que iríamos tocar juntos novamente. Além de amigos, temos uma afinidade musical muito grande.

Mike: Pois é! Depois que o Cris deixou o Hangar, as vezes que nos encontramos, raramente falávamos de música... Mas também tinha a sensação de que trabalharíamos juntos de novo.

RtM: Mike, você fez dois show no início do ano, em comemoração aos 10 anos do “Inside Your Soul”, passado alguns meses, comente um pouco como foi fazer esses shows, viajar novamente ao lado da banda e como foi o feedback recebido, você sentiu que os fãs curtiram?

Mike: Bem, no primeiro show em São Paulo, fiquei com um pouco apreensivo que a galera talvez não curtisse... Mas quando subi ao palco... Wow! Olhei para a plateia e vi um monte de gente usando as camisetas do Inside Your Soul e do Last Time, álbuns que participo, senti que era o meu momento! E o mais incrível é que aquela energia... Aquela sintonia, que tenho com o Hangar exauriu e contagiou a todos... 

Voltei no tempo!  Foi um belo show! E depois o show do Rio de Janeiro, em Volta Redonda eu já sabia que seria igual. Foram shows memoráveis! Tanto é que as pessoas comentam até hoje! Foram só coisas boas! Desde os ensaios até levar o Buzz passear na rua! (risos)!

Show comemorando 10 anos de "IYS" no início de 2012
RtM: E os fãs do Hangar que não tinham visto você ao vivo ainda? Como foi o contato com esse pessoal?

Mike: O contato foi muito legal e o que mais curti foi o pessoal comentando nas redes sociais que eu canto melhor do que no CD. Não estou me gabando, os leitores podem até procurar pelas resenhas daqueles shows. E pude perceber que a galera ficou muito impressionado com o fato de eu ser extremamente peralta no palco, pulo, corro, escalo torres de luz e consigo manter a mesma qualidade de voz do início ao fim do show.
Acho que por estes comentários, o pessoal deve ter gostado, não?!

RtM: E Cristiano, e como está sendo a expectativa para dividir o palco novamente com esses caras, que junto com você fundaram a banda?

Cristiano: É simplesmente incrível. Quando a gente se reuniu novamente, passou um filme na minha cabeça. As vezes me belisco para acreditar que eu fui um dos responsáveis pela criação desta banda e fico muito orgulhoso de ver o nível profissional que eles chegaram. Mesmo tendo saído do Hangar, eu sempre acompanhei o trabalho deles e conheço todos os cds. Eu admiro os integrantes da banda como músicos e como pessoas também e na minha humilde opinião, o Hangar se tornou a melhor banda de Heavy Metal do Brasil. Sou fã.


RtM: E os ensaios, como estão sendo? Algumas músicas com certeza deve fazer muito tempo que vocês não tocam! Alguma delas vai ter uma dificuldade em especial ?

Cristiano: A gente está tocando músicas do primeiro disco, o Last Time, que eu gravei e isso é fantástico. Eu tive que aprender novamente coisas que eu criei 15 anos atrás, mas como dizemos...está no sangue. Os ensaios estão fluindo muito bem e a " vibe" está excelente. Tenho certeza que os fãs irão ter uma surpresa muito boa ao ver o Hangar tocando com duas guitarras. As músicas novas são bem complexas também mas já conseguimos acertar tudo e agora é só subir no palco.

Mike: Bem, da minha parte, já tive uma dose de Hangar em fevereiro, quando participei do show comemorativo de 10 anos de Inside Your Soul... Cantei até músicas do Hangar que não foram gravadas por mim...
Mas venho tocando algumas músicas, tanto do Inside Your Soul quanto do Last Time,  nos shows com a minha banda a Venus Attack. Então estou mais em contato com o repertório.


RtM: No Hangar Day a banda vai tocar os dois primeiros álbuns na íntegra, e terá mais alguma música com a participação de vocês? Tanto no Hangar Day como no show na Expo-Ijuí, o que vocês podem nos adiantar sobre o set-list? Algumas surpresas?

Cristiano: Tocar os dois primeiros discos do Hangar é um presente e tanto para o público, ainda mais com duas guitarras e com o Mike no vocal, que está cantando cada vez melhor. Será a primeira vez que a banda fará isso. Tocaremos músicas de todas as fases do Hangar. Surgirão muitas surpresas neste set list e isso deixaremos para o a pessoal ver e ouvir no dia dos shows. Tocaremos alguns clássicos do Metal que são nossas influências também.

Mike: Pôxa! Muito Obrigado Cris! Agora vou ficar me achando! (risos)
Mas tu estas curioso hein, Caco?! (risos) Os shows serão memoráveis! Com repertório recheado de grandes músicas, tanto do Hangar quanto dos clássicos que nos influenciaram... E vocês irão ver Mike cantando coisas jamais imaginadas antes...

RtM: E, Mike, inevitável não tocar no assunto, antes mesmo da saída do André Leite, já se falava numa possibilidade duma volta sua ao Hangar, depois de confirmada a saída dele, o assunto cresceu mais ainda! O que você pode nos dizer sobre isso? Vocês (Mike e Hangar) conversaram sobre essa possibilidade? Como você têm sentido a opinião dos fãs? Pelo que acompanho, a maioria apoia e gostaria da sua volta. O que nos diz? A banda está abrindo audições, mas, pelo que sinto, ainda não se descarta uma volta sua!

Mike: Bem... Não é segredo para ninguém que tenho um ótimo relacionamento com o pessoal do Hangar, somos muito amigos! Estamos sempre falando sobre a banda, até porque também sou parte interessada, tenho porcentagens nos direitos de algumas músicas, e estas coisas fazem com que fiquemos próximos... Fora a sintonia que temos... Outro dia fui visitar o Nando Mello, ele pegou um violão começou a tocar algumas coisas, eu comecei a cantar em cima e pronto! Em menos de 40 min, havíamos composto uma música... Anyway... Mas nunca conversamos sobre um retorno meu à banda! Até li alguns comentários nas redes sociais, que diziam que o vocalista foi mandado embora porque eu voltaria... Isto é mentira!


RtM: E o que vocês acham dessa polêmica toda, vocês que conhecem muito bem a banda e as pessoas envolvidas no Hangar, com essa troca de vocalistas, e algumas pessoas dizendo que o problema é a banda?

Cada um saiu por um motivo diferente, pelo que acompanhei, e todos que entraram tiveram uma visibilidade muito boa, gravaram CDs com uma bela produção, então, acredito que algumas coisas estão é tomando uma proporção, ou uma direção indesejada! Acredito que, tanto a banda como os vocalistas que passaram por ela, não mereçam alguns comentários de pessoas mais exaltadas.

Mike: Sobre as trocas de vocalistas... Quando tu entras para um projeto e se omite, não contribuindo, seja com composições, ou pegando junto na parte trabalhosa da coisa, porque cantar bem é obrigação e não pré-requisito, acaba não criando vínculo, laços, raiz! E quando vêm águas um pouco mais turbulentas, leva rio abaixo! Os vocalistas que passaram pela banda, depois de mim, foram ótimos intérpretes! Só! Podem até dizer que fulano ou ciclano cantam melhor do que o Mike... Mas eu tenho vínculo, tenho obras que são executadas até hoje por eles. E o próximo cara que entrar, vai ter que continuar executando-as! E este tipo de coisa pesa em um grupo de trabalho... É natural que as pessoas que fazem parte deste grupo e querem que o trabalho cresça, comecem a fazer cobranças!

Daí se o cara não é engajado na coisa, ele salta fora! E posso dizer que as cobranças deles não são nada de outro mundo! Coisas simples como: Decorar as letras das músicas, ter uma boa postura no palco, participar dos ensaios para minimizar os erros ao vivo, manter um bom condicionamento físico e técnico para conseguir executar o repertório... Porque não é fácil! O sujeito tem que estar sempre com o condicionamento em dia, tanto o técnico vocal, quanto o físico.. Eu poderia explicar aqui sobre a influência direta do cardio- respiratório na voz, mas isto seria para uma entrevista sobre a "arte de cantar"! (risos) Enfim... Este tipo de coisas que imaginamos que todos os cantores façam...

Agora o que tu falaste, que todos tiveram uma visibilidade muito boa por causa da banda, é verdade... O Hangar praticamente reciclou alguns deles... Tinha uns que estavam até fora do circuíto! Para depois saírem postando impropérios nas redes sociais... Mas, cada um sabe o que faz! Acredito que há uma balança, um equilíbrio para tudo na vida, futuramente estas ações serão cobradas.

Ao vivo no Dante Bar, em POA, 1999
RtM: Houveram até comentários a respeito do teste do Aquiles no Dream Theater, até isso colocaram no meio, questionando se ele priorizaria o Hangar se entrasse no DT, pois quando entrou no Angra a banda também deu uma parada...

Mike: Sobre Aquiles e Dream Theater... Foi um dos ex-vocalistas que falou em uma rede social! Eu li o comentário dele! Ninguém me contou! Eu leio muitas coisas em todos os lugares... Mas parece que ele se arrependeu e apagou seus posts! E o Hangar deu uma parada quando o Aquiles entrou no Angra?!?!
Ele entrou em 2001 né?! Em 2001 lançamos o Inside Your Soul e fazíamos o mesmo número de shows que a banda costumava fazer na época, tem até o memorável show do Via Funchal em SP... Em 2002 começamos a compor algumas músicas... 2003 fizemos uma tour pelo Nordeste, alguns shows na região Sul e compusemos mais algumas músicas.  Em 2004 fizemos shows em São Paulo e novamente no Nordeste.

Em 2005 gravei todas as linhas vocais do TROYC (aquelas músicas que vínhamos compondo), que ficou de guia para o próximo vocalista... Realmente não havia percebido que a banda tinha dado uma parada!
Mas enfim... Agora vai começar um novo capítulo na história do Hangar! Os fãs podem ficar tranquilos, porque o próximo cantor vai ser tão bom quanto os anteriores!

E quero agradecer de coração aquelas pessoas que disseram que gostariam de me ver na banda de novo! Porque isto mostra o carinho e respeito que elas têm pelo meu trabalho!


RtM: E sua opinião Cristiano, o Mike já falou demais!! (risos) O que você acha dessa polêmica toda em torno de mais uma troca de vocalistas, e até pessoas insinuando que o problema é com os demais integrantes?

Cristiano: Eu nunca briguei com os membros do Hangar. Eles sempre foram extremamente verdadeiros e amigos. Saí na época porque queria fazer outro tipo de música e porque era muito infantil também, pois  tinha somente 19 anos e talvez se eu fosse um pouco mais velho na época, teria pensado melhor, afinal fui um dos fundadores e responsável por tudo isso que aconteceu.

Nós ensaiávamos como loucos e eu não tinha tempo pra fazer algumas coisas que eu queria na época. Não existia final de semana, etc. Claro que hoje em dia as coisas são diferentes, mas a essência continua a mesma, ou seja, muito trabalho. O grande problema desses vocalistas que entraram no Hangar é que pensam que tudo é uma barbada. Na hora que se dão conta da realidade do Heavy Metal onde você tem que trabalhar e se dedicar de verdade... pulam fora.

Todos os vocalistas que passaram pela banda são muito talentosos, mas para você fazer parte de uma banda de verdade, o talento é só uma parte, pois existem muitas outras questões além do talento. O Hangar é uma família e eu me considero membro desta família para sempre. Eu conheço bem os integrantes da banda e sei perfeitamente quem tem razão nessa história toda.


RtM: E o CD e DVD acústicos? O que vocês acharam dos trabalhos? Vocês não gostariam de ter participado do DVD? Eu gostaria muito que vocês tivessem sido convidados, seria bem legal, até porque o DVD traz um belo registro desses 15 anos da banda, e que sem vocês não teria acontecido.

Cristiano: Muito obrigado. O CD e DVD estão fantásticos e mais uma vez o Hangar deu um passo a frente na cena. Foi a primeira banda de metal no Brasil a lançar um dvd acústico, e a produção está  impecável. Só pela reação do público que estava lá, já podemos perceber o que aconteceu naquela noite. Acho que tudo tem o seu momento e eu e o Mike sempre estaremos presentes nos shows do Hangar, afinal eles sempre tocam músicas que nós ajudamos a compor.

Mike: Pois é! Sempre estaremos presente nos shows do Hangar... Eles vão ter que tocar "Angel of the Stereo" o resto da vida! (risos)
Realmente o CD e DVD acústico estão fantásticos e sintetizam a história da banda! O Hangar deu um passo importantíssimo com estes trabalhos! Além de ter reavivado a cena!


Road to Metal: Pra finalizar, gostaria que vocês contassem alguma história engraçada dos primeiros tempos de Hangar. Conheço muitas, mas deve ter muitas também ainda pra vocês nos contarem!

Cristiano: São tantas histórias...quando a gente saía para colar os cartazes dos nossos shows era muito engraçado. Ficávamos completamente sujos de grude e percorríamos toda a cidade falando besteira e colando cartazes sem parar. No final era um tacando grude no outro!!!

Mike: Quando resolvemos montar o nosso próprio estúdio... Havia um quarto desocupado na minha casa e resolvemos montar um estúdio... Compramos aquelas espumas de isolamento acústico, carpete e cola... Vedamos todo o lugar, janelas e tal... Começamos a colar o carpete e as espumas... Detalhe: não havia mais ventilação porque lacramos o quarto... Então começamos a ter surtos de euforia por causa da cola... O Aquiles babava e ria igual a um cachorro louco, e eu fiquei completamente letárgico! Resultado, ambos tivemos intoxicação pela cola... (risos) Mas o estúdio ficou bem bonito!


RtM: Cristiano, Mike, obrigado pela atenção, ficamos no aguardo dos shows, que com certeza serão muito especiais para os fãs e para a banda!!!Fica o espaço para suas considerações finais...

Mike: Quero agradecer ao meu grande amigo Carlos Garcia (Caco), por este espaço na Road to Metal e espero que os leitores curtam!

Cristiano: Também quero agradecer a Road to Metal, pelo apoio, não só por esta entrevista, mas pelo o quê vocês fazem pelas bandas nacionais! E espero ver toda a galera agitando muito nos shows do Hangar que eu vou participar!



Por: Caco Garcia



Para quem não sabe, Michael Polchowicz e Cristiano Wortmann continuam na ativa com suas respectivas bandas onde vocês podem conferir seus trabalhos nos seguintes links:

Banda de Cristiano: ZERODOZE

Banda de Michael Polchowicz: VENUS ATTACK

E ainda é possível saber informações sobre a carreira de Mike no site:



Nenhum comentário: