terça-feira, 30 de outubro de 2012

Golpe de Estado: Valeu (e Muito!) a Espera!


Após um considerável hiato, o novo álbum de estúdio, "Direto do Fronte", traz um Golpe de Estado forte e revigorado, estreando a nova formação, e fazendo aquele Hard Rock empolgante com letras inteligentes cantadas em português, que sempre marcaram a banda.

Oito anos já se passaram desde o lançamento de "Pra Poder"(2004), que foi o primeiro álbum sem o lendário Catalau, que, infelizmente devido a seus problemas com álcool, acabou sendo substituído, com Kiko Muller assumindo os vocais em 2000, gravando o referido registro (antes, no CD 10 anos ao vivo, lançado em 96, Rogério Fernandes, atual Carro Bomba, acabou gravando 2 músicas inéditas, que entraram como bônus nesse álbum. Rogério permaneceu até 98). Vale lembrar que em 99 a banda se apresentou com o vocalista Catalau em alguns festivais (Catalau hoje é Evangélico, sendo pastor da Igreja Bola de Neve, no litoral norte paulista, lançando álbuns com temática voltada ao evangelho. Vale conferir seu primeiro solo, que tem muito do seu trabalho com o Golpe e não soa tão estranho aos ouvidos de pessoas não ligadas a temática que o vocalista adotou).


Em 2010, a banda novamente altera sua formação, saindo Kiko Muller (vocal) e Paulo Zinner (bateria), entrando Dino "Rocker" Linardi e Roby Pontes, permanecendo apenas Hélcio Aguirra (guitarra) e Nelson Brito (Baixo). Mais uma troca no vocal, e, principalmente a saída do excepcional Paulo Zinner, um dos fundadores da banda, até deixaram algumas dúvidas, mas Dino e Roby encaixaram muito bem. Dino mostra muita malícia e desenvoltura, lembrando muitas vezes o estilo do vocalista fundador Catalau, e em minha opinião, caiu como uma luva na banda. Roby, por sua vez, tem uma pegada forte, se mostrou criativo e ainda trouxe o acréscimo do uso dos dois bumbos, sabendo usá-los de maneira correta na sonoridade de banda.

Hélcio, continua sendo fenomenal, um dos melhores guitarristas do Brasil, um cara que tem um estilo e sonoridades próprios, ou seja, você ouve e sabe que é ele que está tocando, isso é personalidade, muitos guitarristas podem soar como um Kiko Loureiro ou um Joe Satriani (sem desmerecer esse dois guitarristas), mas dificilmente alguém pode soar como um Hélcio ou um Iommi! Com timbres, frases, riffs e solos criativos e variados, sua guitarra praticamente dita a sonoridade do Golpe.

Nelson Brito, a competência e pegada de sempre, aquele baixo pulsante e marcante. Resumindo, as características que fizeram do Golpe uma verdadeira entidade do Hard Rock brasileiro estão intactas, e ainda trazem uma certa dose de modernidade.


Produzido pela própria banda, em parceria com Alex Angeloni, no estúdio Mosh em SP, e com lançamento pela Substancial Music, que também vai relançar alguns outros álbuns da banda, "Direto do Fronte" é o oitavo trabalho do Golpe, contando com o "10 anos ao Vivo".

O álbum já abre com a excelente "Falo que Não Faço", mais um hit imediato do Golpe, com todas aquelas características que os fãs conhecem. E incrível como Dino soa bem parecido com o Catalau, fazendo com que este trabalho soe ainda mais próximo dos primeiros.Para animar qualquer fã, que sempre espera o melhor desta banda. Na sequência, vem "Marymoon", lembrando a clássica "Moondog", não tanto pela sonoridade, pois esta é mais Rock & Roll, enquanto que a segunda é bem Blues, mas pela letra, que conta a história de um personagem fictício (ou não?), mas com certeza baseada em muitas histórias urbanas, aliás, histórias essas que servem de matéria prima para as letras do Golpe.


São muitos os destaques, sempre com ênfase nas letras bem sacadas, abordando principalmente o cotidiano, o fantástico trabalho de Hélcio e a absurda (no bom sentido) competência da banda, além dos refrões que vão cativando de imediato. Posso citar aí "Fora da Ordem,  Dentro da Lei", com uma letra com boa dose de humor e sarcasmo, impossível não sair cantando (notem também o belo timbre no solo); "Um de Nós", que letra maneira, baseada naquela máxima de que os opostos se atraem! e "Feira do Rato", que é mais porrada, naquele estilo das faixas rápidas tradicionais do Golpe (saca a "Aqui na Terra"?). O único porém do álbum fica para a faixa "Rockstar", que fica abaixo das demais, e ainda tem a participação do horrível Dinho Ouro Preto, mas é apenas um pequeno detalhe dentre tantas qualidades e tantas músicas de alto nível no play.

Grande álbum, com fogo nos olhos!!! Que esta formação siga firme e que o próximo álbum não demore tanto pra sair!

Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Golpe de Estado
Álbum: "Direto do Fronte"
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Hard Rock

Gravadora: Substancial Music
Onde Comprar: DIE HARD



Tracklist

01. Falo que não faço
02. Marymoon
03. Feira do Rato
04. Um de nós
05. Onde há vida
06. Rockstar
07. Fora da ordem, dentro da lei
08. Notícias do fronte
09. Gente pirata
10. Perfume de jasmim
11. Numa bolha
12. Fogo nos olhos






Nenhum comentário: