sábado, 27 de outubro de 2012

Fugindo dos Clichês, Blakk Market Dá Aula de Bom Gosto


Mais uma força do Metal catarinense, desta vez em nome do Death Metal Melódico

O Death Metal Melódico sempre foi um estilo de se amar ou odiar, pois muitos não aceitam este termo "Death Metal Melódico", alegando uma traição ao Metal da morte, já outros enxergam como uma evolução, e com elementos novos, deixando a sonoridade mais abrangente. 

Indiferente a todas essas discussões, é inegável que o estilo tem grandes bandas, como Children Of Bodom, Dark Tranquility, In Flames e etc... Mas apesar do crescimento meteórico que o estilo teve com a banda finlandesa CoB, hoje em dia não é tão comentado, e poucas bandas de qualidade surgem, pois a grande maioria não passa de meras cópias de CoB, Dark Tranquility, dentre outras.

E no Brasil podemos dizer que o Death Melódico pouco apareceu, porém das cinzas de uma banda cover de In Flames, surge os catarinenses do Blakk Market, e diferente de muitas bandas que surgiram, o Blakk Market mostra muita personalidade, e logo no seu álbum debut "Self - Improvement: Suicide" lançado em 2011, mostra um poder de fogo absurdo, e o grande destaque do álbum fica por conta das "sacolas" de riffs que os guitarristas Alexandre Schneider e Thiago Rocha (que faz os vocais limpos) que despejam riffs em cima de riffs, variações incríveis, sem contar as melodias que são pegajosas e grudam na mente de imediato.

A variação rítmica também é impressionante, nuances de teclados e vocais limpos muito bem encaixados, que agregam em muito ao som da banda, que soa muito original, tendo sua identidade própria, sem cair nas armadilhas que o estilo proporciona.

Com riffs e melodias fantásticas, o Blakk Market impressiona com seu 1° album

Como todos sabem, estabelecer uma banda de Heavy Metal no Brasil não é nada fácil. Os catarinenses também passaram pelo temporal de mudanças em sua formação, tanto que a banda até hoje não tem um baterista fixo, sendo que as baterias de "Self - Improvement: Suicide" foram gravadas por Allan Barbosa, que acompanha a banda em algumas apresentações ao vivo.

Vale destacar a produção sonora da bolacha, que ficou a cargo da própria banda e do renomado produtor Alexei Leão (Stormental), deixando o álbum bem atual e com todos seus instrumentos muito bem equalizados, dando o peso exato, deixando a audição muito agradável.

Citar destaques em um álbum tão homogêneo não é tarefa fácil, mas composições como: "Putrefaction Guaranteed" com riffs animalescos, "Theater of Lies" que apresenta melodias incríveis, "Nova" em clima mais cadenciado, com teclados sombrios, melodias lúgubres e com vocais limpos de cair o queixo e "The Wheel Keeps Turning" que dispensa qualquer comentário, fará você perder o pescoço, além de ouvir uma aula de riffs e melodias geniais, sem contar o contesto geral do álbum, com composições técnicas e cativantes, com muito feeling e bom gosto.


A parte gráfica do álbum também merece destaque, mostrando total conexão com a temática das letras, que estão em volta de um assunto um tanto polêmico, o suicido, com um belo booklet, com todas as informações sobre a banda e com uma capa de beleza ímpar.

Atualmente, o Blakk Market continua a divulgação de seu álbum, tendo uma excelente receptividade do underground, agora é esperar para conferir o novo lançamento da banda que deve sair em breve.


Resenha por: Renato Sanson 
Edição/revisão: Eduardo Cadore/Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Blakk Market
Álbum: Self - Improvement: Suicide
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Death Metal Melódico

Formação
Fernando Melleu (Vocal)
Alexandre Schneider (Guitarra)
Thiago Rocha (Guitarra/Vocal)
Felippe Chiella (Baixo)
Bateria (Allan Barbosa)




Tracklist

01 Wrist-Slashing Symphony
02 Putrefaction Guaranteed
03 Atlas
04 The Dawn of the Dead
05 Theater of Lies
06 Exhumed
07 Nova
08 M.D.K.K.
09 The Wheel Keeps Turning
10 Blackkout
11 Locusta Sapiens



Acesse e conheça mais a banda


Assessoria: Wargods Press

Nenhum comentário: