sábado, 27 de outubro de 2012

Falta Algo no Novo Single do Helloween

Novo single mostra duas das faixas do novo álbum da banda alemã


Mesmo que uma banda seja considerada essencial para um estilo, tenha feito sua história com séries de bons lançamentos, a verdade é que isso não os livra facilmente da responsabilidade de produzir boas músicas.

Infelizmente, já há vários lançamentos, o Helloween parece ter esquecido muito da sua origem, como “pais” do Power Metal, oferecendo discos ora muito pesados e descaracterizados (o que não quer dizer ruins, mas certamente deixam a desejar), ora por demais sinfônicos, pomposos e exaltados (vide a 3º parte da trilogia do “Keepers...”).

Justiça seja feita, a verdade é que a banda até trouxe composições interessantes, mas discos instáveis, sempre com algumas canções que mais parecem sobras de estúdio. 

O sucessor de “7 Sinner” (2010) (o disco da “bizarra” “Are You Metal?”) será “Straight Out of Hell” (a ser lançado em 2013), cujo título já dá menção do que podemos esperar. Mas a certeza começa a se formar com o single “Burning Sun” (2012), lançado dia 24 de outubro, que traz 3 composições inéditas, mais a dispensável “Where the Sinners Go” numa versão ao vivo que você não ouve em praticamente nenhum momento o público (só no início e final da canção).

A faixa-título segue a mesma base sonora dos últimos trabalhos, embora traga riffs iniciais melódicos, pequenas sobras da fase de ouro da banda, mas que logo são sepultados por riffs quase “Thrash Metal” (Helloween Thrash?), um vocal agressivo de Andi Deris que, embora coloque uma melodia legal no pré-refrão e no próprio refrão, está muito abaixo do que muitos fãs desejariam.

A coisa desanda de vez com “Wanna Be God”, literalmente uma bizarrice de apenas 2 minutos. Quem me conhece sabe que apoio a ousadia das bandas, sobretudo daquelas que sempre gravam o mesmo álbum, mas, realmente, espero que tal canção não passe de apenas uma pobre amostra do que poderá ser o novo disco (já que fará parte do mesmo).

Banda segue sendo referência no Power Metal, mais pela sua história do que pelo seu trabalho atual

Um sorriso nos vem com “Another Shot of Life” que, também com uma sonoridade semelhante dos últimos discos, nos remete ao “Better Than Raw” (1998), sendo essa que merecia ser o single, mas nem no álbum estará.

Novamente, mais do mesmo. Quem gosta da atual fase “pesada” da banda, vai curtir, certamente. Agora, quem sente falta da sonoridade anos 80/90, parece que pode dizer adeus. Para isso voltar, só mudando a formação e voltando aqueles que também foram responsáveis pelo sucesso da banda: Kai Hansen e Michael Kiske. Mas isso é papo para outra hora.

Stay on the Road

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Helloween
Single: Burning Sun
Ano: 2012 
País: Alemanha
Tipo: Power/Heavy Metal



Formação
Andi Deris (Vocal)
Michael Weikath (Guitarra)
Markus Grosskopf (Baixo)
Sascha Gerstner (Guitarra)
Dani Löble (Bateria)



Tracklist
01 – Burning Sun
02 – Wanna Be God
03 – Another Shot of Life
04 – Where the Sinners Go (ao vivo)

Ouça "Burning Sun" clicando aqui 

Nenhum comentário: