domingo, 7 de outubro de 2012

Still Alive: Estreando Como Gente Grande

Banda do Rio de Janeiro promete é uma das revelações de 2012

Embora hoje no Brasil tenhamos mais estúdios e facilidades para gravar álbuns, pelo menos, independente das grandes gravadoras, a verdade é que pipocam bandas dos mais variados estilos, mas nem todas são capazes de, no primeiro registro, mostrar uma faceta profissional imensa, tanto nas composições, quanto na parte gráfica e produção. E esse feito foi alcançado pela carioca Still Alive.

A banda, que lança seu debut álbum chamado “Kyo” (2012), que sai via MS Metal Records, conseguiu oferecer à cena nacional e, quiçá, mundial, um disco homogêneo, de uma qualidade ímpar dentro do Heavy/Power Metal, certamente se destacando como uma das mais gratas revelações da cena 2012 no país.

Quarteto consegue lançar o álbum depois de muito trabalho

Isso tudo porque, aliado à qualidade do vocalista Walter Campos, do guitarrista Gil Vasconcelos, do baixista Felipe Fantuzzi e do tecladista Rodolfo Iriarte, a banda apostou em Edu Falaschi (Symbols, Angra, atual Almah) como produtor, mostrando que fizeram uma boa escolha, já que a produção ficou de alto nível, dificilmente podendo ser associada à uma banda com pouca estrada. Aliás, Falaschi também participa com backing vocals e guitarra em alguns momentos.

A verdade é que, quem acompanha o trabalho do grupo desde quando se chamava Ruthless Cry, sabe que “Kyo” demorou para nascer, devido à problemas que praticamente toda banda parece passar, que é a mudança de formação e dificuldade de gravar. Aliás, a gravação do álbum parece ter começado em 2010, levando então mais de dois anos para ser finalizada.

Primeiro single fora lançado em 2011

O registro das 10 canções se deu no Norcal Studio (São Paulo) e aí já se percebe que a banda não queria apenas liberar um registro qualquer, mas um álbum de qualidade.

Com o produtor Edu Falaschi
Mas, e quem gravou as baterias do álbum?, você deve ter se perguntado. A banda estava sem baterista e, ao invés de gravar bateria eletrônica (que raramente substitui uma de verdade), chamaram ninguém menos que o multi-bandas Marcelo Moreira, que além de gravar como convidado o álbum, é baterista fixo da Symbolica e colega de Falaschi na Almah.

A banda vai mostrando que é forte antes mesmo de você ouvir “Forgiven Secrets”, que abre este álbum conceitual baseado no filme “The Fountain” (aqui chamado “A Fonte da Vida”), de Darren Aronofsky. Mas o conceito vai para além do filme, remetendo ao Budismo, já que Kyo representaria o som do universo e a continuação da vida através passado, presente e futuro, já que o foco do álbum é a busca da imortalidade através do protagonista de “Kyo”.

A arte gráfica como um todo é linda e vai nessa temática, num trabalho primoroso de Felipe Franco, não deixando a desejar em nenhuma página do encarte.

Banda é assessorada pela MS Metal Press e já agenda datas para shows

A sonoridade pode não ser revolucionária, mas cada canção tem pontos altos, como o single “Unchained Souls”, que inclusive rolava no nosso antigo player; “Human”, com um belo ritmo; “Lady in Black”, mais pesada e densa, não deixa a “peteca” cair e pode ser considerada a melhor do álbum; há ainda que se destacar a bonita balada “To Live Forever”, num show Walter, que, aliás, merece que tenhamos atenção, pois tem potencial para em breve ser um dos grandes nomes da nova geração; os riffs de Gil emanam qualidade em todas as faixas, mas vale destacar seu trabalho em “Into the Snakepit” (esta escolhida para ser o primeiro vídeo clipe da banda) e “Daybreak And Storm (The Master Of Life)", que fecha o álbum da mesma forma que começou: com alta qualidade.

Still Alive fez valer o tempo de preparação do álbum e faz com que o ouçamos mais e mais vezes. Grave esse nome, pois vamos ouvir falar muito desses jovens.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Still Alive
Álbum: KYO
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Heavy/Power/Prog Metal
Selo: MS Metal Records

Formação
Walter Campos (Vocal)
Gil Vasconcelos (Guitarra)
Felipe Fantuzzi (Baixo)
Rodolfo Iriarte (Teclados)
Marcelo Moreira (Bateria) (participação especial)



Tracklist
01. Forgiven Secrets
02. Unchained Souls
03. Human
04. To Live Forever
05. Lady In Black
06. Into The Snake Pit
07. The Journey Of The Lonely Seeker
08. Dream Hunter
09. Embraced
10. Daybreak And Storm (The Master Of Life)

Conheça a banda
Ouça “Forgiven Secrets”


Nenhum comentário: