terça-feira, 9 de outubro de 2012

Innocence Lost: EP Mostrando Potencial Sucesso

Grupo do Rio de Janeiro lança EP de qualidade


O Rio de Janeiro tem mostrado que ainda tem, sim, grande força dentro do Metal, não se limitando apenas às bandas clássicas como Dorsal Atlântica, mas apresentando novos grupos que, em 2012, estão se destacando dentro da cena nacional e uma delas é a Innocence Lost.

Formada em 2007, tem na sua formação a vocalista Mari Torres, o guitarrista Juan Carlos, o tecladista Aloysio Ventura, o baixista Rodrigo Tardin e o batera Heron Matias. Com esse quinteto, a banda chegou ao lançamento de seu primeiro registro, o EP “Human Reason” que, de cara, causa boa impressão.

"Human Reason" é um bom "começo" para a banda 

Com uma arte muito bonita (chego a dizer que uma das melhores capas do ano), chega a nossas mãos um EP (gravado no Pyro Z Estúdio, no Rio de Janeiro) com 5 faixas, todas composições próprias da banda que, embora o nome possa nos passar a impressão de se tratar de mais uma “gothic band”, na verdade está fincada no Heavy Metal, mesmo que influências como o Metal Progressivo e Metal Sinfônico apareçam em determinados momentos.

A banda é competente na criação das composições, tanto lírica, quanto musicalmente, o que evidencia-se na construção de pérolas como a faixa-título, cheia de quebras de ritmos, climas sombrios e peso na medida certa, sem soar deslocado da proposta da banda.

A vocalista Mari Torres
A participações dos teclados de Aloysio não se limita ao “mais do mesmo”, com o músico variando as notas ao longo das composições, algo que me lembra Fábio Laguna (Hangar), não abusando dos aspectos “sinfônicos” que muitas bandas acabam associando sempre ao uso dos teclados. Além disso, também canta alguns trechos e faz backing vocals em “Nameless Hunter”.

A vocalista Mari Torres traz uma contribuição importante à banda, pois seu vocal, que pode não soar imponente (acima do restante dos instrumentos), é colocado muito bem, variando em alguns momentos, mas seguindo uma linha que nos remete em certos momentos até mesmo a Doro Pesch, como em “Nameless Hunter”, a melhor do álbum. Entenda que não estou dizendo que seu vocal é parecido com o da Rainha do Metal, mas sim a colocação do mesmo nas músicas, especialmente nos refrãos, ajudado muito pelos aspectos do Heavy Metal “tradicional” encontrado especialmente na canção citada acima.

Injusto seria não mencionar a “cozinha” eficiente da banda. Baixo e bateria de Tardin e Matias, respectivamente, dão mais peso e cadência ao som da banda, numa clara sincronia de admirar, mesmo que a bateria tenha sido gravada eletronicamente por questões de logística.

“Innocence Silence” é a que mais se aproxima do Metal Sinfônico de algumas bandas como Epica e Within Temptation, mas soando com personalidade, num show de riffs certeiros de Carlos (que também canta na faixa título), música essa que deve ficar sensacional ao vivo.


Banda é assessorada pela Sunset Metal Press

Fecham o álbum “Falling Down”, com um apelo mais comercial, provavelmente a canção ideal para as rádios e “Burning Empire”, com ótimo dueto nos vocais.

Um EP que marca uma estreia bastante positiva. A banda caprichou para um primeiro registro, mas, claro, há toda uma evolução que o grupo precisa atingir nos próximos lançamentos para poder entrar na história do Metal nacional, como algumas das bandas conterrâneas. A Innocence Lost mostra em “Human Reason” que tem potencial para isso. Vamos aguardar e ver.

Stay on the Road

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Innocence Lost
Álbum: Human Reason (EP)
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Heavy/Prog/Symphonic Metal
Selo: MS Metal Records
Assessoria: Sunset Metal Press

Formação
Mari Torres (Vocal)
Juan Carlos (Guitarra)
Aloysio Ventura (Teclados)
Rodrigo Tardin (Baixo)
Heron Matias (Bateria)



Tracklist
01 - Nameless Hunter
02 - Innocence Silence
03 - Human Reason
04 - Falling Down
05 - Burning Empire

Acesse e conheça mais sobre a banda


Um comentário:

Anônimo disse...

Potencial, trabalho com seriedade e qualidade não faltam ao Innocence Lost. Quem tiver a oportunidade de conferir o EP, assim como presenciar um show da banda, certamente não deixará de estar atento ao que eles fazem. A Quality Music Web Radio apoia integralmente o trabalho da banda.