segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Resenha de Show: 8º Na Mira do Rock Festival (Frederico Westphalen/RS)

8º edição marcou pela diversidade sonora da música pesada underground


Num verdadeiro encontro de estilos de bandas, a oitava edição deste já tradicional festival do interior do estado, fez do Na Mira do Rock 8 mais um sucesso na noite de 12 de outubro, feriado nacional.

Embora pudéssemos ter esperado mais pessoas, as mais de 200 pessoas que compareceram no Les Paul Pub puderam conferir grandes bandas da cena underground.

Banda local Datavenia fez bem o dever de casa e esquentou o público que ainda chegava

Com o clima propício para muita cerveja, as 23 horas, a banda local Datavenia subia ao palco, para além de apresentar covers, agitar o público com as duas conhecidas composições próprias (“Strange Zone” e a arrasa-quarteirões “Bang Your Head”), mostrando que não venceram a seletiva (na qual este redator foi jurado) a toa, pois a energia do quarteto fica clara em cima do palco, com o guitarrista e vocalista Guilherme fazendo um ótimo trabalho vocal, cantando coisas como Black Label Society, Metallica e Pantera, cuja versão para “Dominion” arrepiou a todos que lamentam ainda a morte de Dimebag Darrel (guitarrista do Pantera) e o fim prematuro do grupo.

Eternal Flame estreia com show recheado de clássicos do Metal mundial


Com a galera mais que já aquecida, a Eternal Flame, banda de Ijuí/RS, fazia sua estreia ao vivo. “Estreia” entre aspas, na verdade, pois a banda tocou músicas focadas na carreira do Iron Maiden e Bruce Dickinson solo, já que o vocalista Alex Finckler possui um vocal que lembra o frontman da Donzela.

O show foi bem recebido, embora várias pessoas tenham comentado que esperavam novidades. A verdade é que a banda deixou a desejar no set list em não apresentar nenhuma composição própria, embora tenha detonado (positivamente) nos clássicos como “Fear of the Dark” (Iron Maiden  e “Chemical Wedding” (Bruce Dickinson). Ao término, ficou aquele gostinho de “quero mais”, mas o grupo mostrou ser competente no palco com as básicas canções que todos já estão acostumados a ouvir. Fica a dica para a banda se concentrar em composições próprias e deixar de lado tantos covers.

Rinoceronte levou-nos ao mundo da poesia do Rock & Roll progressivo setentista

Seguiu-se Rinoceronte, de Santa Maria/RS, numa sonoridade setentista e sempre cantando em português, o power trio foi a grande surpresa da noite, já que poucas pessoas conheciam o trabalho e, de modo geral, saíram mais que satisfeitos, pois o trabalho dos caras é um trabalho maduro, com espírito de Rock & Roll, muita poesia nas letras e ótimos momentos instrumentais.

Tudo isso fruto de anos de história e discos lançados, além da experiência de ter tocado no Festival Psicodália, provavelmente o mais em termos de música underground do Brasil.

Para fechar a noite, após terem viajado milhares de KMs, e iniciando sua turnê pelo sul e sudeste do Brasil, a banda cearense Encéfalo trouxe seu Thrash/Death Metal abalando as estruturas do Les Paul. Embora o avançado da hora e a saída de uma parte do público, quem ficou presenciou um massacre sonoro em forma do Thrash Metal do álbum “Slaves of Pain”, que estava sendo divulgado e que tem obtido ótimas críticas Brasil afora.

Além das músicas do álbum, ainda valeu covers de bandas como Sepultura e Venom, desta sendo executada a seminal “Black Metal”. Vale destacar a empolgação do público em todos os shows, com muitos mosh pits, o que durou desde a primeira banda até Encéfalo, onde as últimas energias do público foram investidas à porrada sonora do competente quarteto.

Atração principal da noite, Encéfalo destruiu no palco do Les Paul

Também ficou marcado, nos intervalos durante a troca das bandas, o sorteio de CDs do Metal nacional, patrocínio Road to Metal, muito bem realizado pelo organizador Fuga, que faz de Fred West, a cada evento que organiza, uma referência no interior do Rio Grande do Sul. Agora é aguardar o próximo, que trará as 4 melhores bandas ainda em ativa que já participaram do festival. Com certeza, superará as demais edições.

Fotos: Road to Metal e Letícia Antunes

Agradecimentos: Ao Fuga pela receptividade, amigos que fizemos durante as várias festas que estivemos e à pequena Letícia Antunes, pelas fotos da banda Encéfalo.

Veja mais fotos exclusivas no nosso Facebook aqui.

Nenhum comentário: